A Confederação Brasileira de Futebol anunciou nesta quarta-feira o primeiro compromisso da Seleção Brasileira em 2023. A equipe principal da Amarelinha enfrentará o Marrocos, na cidade de Tânger, no dia 25 de março. Ainda sem um treinador oficial desde a saída de Tite, a entidade precisou definir um técnico interino para a partida. Ramon Menezes, que comanda a categoria sub-20 da seleção, foi o escolhido.
A definição pelo nome de Ramon Menezes como técnico interino da Seleção aconteceu ontem em reunião com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. A entidade ainda procura por um substituto e tem em Carlo Ancelotti, atual treinador do Real Madrid, o nome favorito para assumir o comando da Amarelinha. A informação é do site “ge.globo”. O italiano tem contrato com o clube espanhol até 2024.
Em declaração publicada pelo site oficial da CBF, o presidente Ednaldo Rodrigues comentou sobre o próximo e primeiro adversário da seleção brasileira após a Copa do Mundo.
“Este é o início de um novo ciclo para o futebol brasileiro. E a CBF dá o pontapé inicial com a nossa seleção entrando em campo contra um adversário forte, que é o Marrocos, que chegou às semifinais da Copa do Mundo do Catar, no ano passado. Será um bom teste para a Seleção Brasileira Masculina. E, certamente, um jogo que irá despertar o interesse do torcedor brasileiro“, disse Ednaldo Rodrigues.
Ramon Menezes está no comando da seleção brasileira sub-20 desde março de 2022 (Foto: Divulgação/CBF)
Ramon Menezes vem de boa exibição com a categoria de base da seleção brasileira, que conquistou o Sul-Americano sub-20 no último domingo após vencer o Uruguai, na Colômbia. A campanha, que garantiu o título de forma invicta, encerrou um jejum que durava desde 2011, ano da última conquista brasileira no torneio.
Ele está no comando do time sub-20 do Brasil desde março de 2022. De lá para cá, a Canarinho entrou em campo 17 vezes, com 11 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas, somando 72,5% de aproveitamento. Nestes jogos, o ataque da seleção brasileira balançou as redes 40 vezes e a defesa foi vazada em 14 ocasiões.
Além do time sub-20 do Brasil, Ramon também soma passagens por oito clubes do futebol brasileiro. Ele iniciou a carreira como treinador em 2015 e comandou ASEEV-GO, Anápolis-GO, Guarani-MG, Joinville, Tombense-MG, Vasco, CRB e Vitória.
Foto destaque: Ramon Menezes é escolhido pela CBF para ser o técnico interino da seleção brasileira. Divulgação/CBF.