A cidade de São Paulo protagoniza mais uma medida acerca da pandemia, com as estatísticas apontando para um possível a aumento nos casos da doença, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, pretende exigir o passaporte de vacina aos visitantes estrangeiros.
O órgão regulador tem como obtivo frear a entrada principalmente dos não vacinados dentro da cidade, essa medida já é realidade em outras cidades do Brasil que além da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, a ANVISA (agência nacional de vigilância sanitária) pretender ir mais afundo e obrigar o passaporte em todo o brasil, portanto alguns percalços governamentais acabam indo contra a medida, que se assegura em emendas alegando que isto fere o direito de “liberdade” do cidadão, a internet encontra-se em defensiva, e se posiciona a favor das novas sanções em vida do bem-coletivo.
Vídeo: Coletiva de imprensa. Divulgação/Governo de São Paulo.
A flexibilização sobre o uso de máscaras ao ar livre não serem mais obrigatórios a partir de 11 de dezembro na cidade é um tanto otimista, porém, dentro dos transportes públicos e locais fechados permanece a obrigatoriedade dessa proteção facial, a regulamentação que determina a apresentação do passaporte não quer dizer que os números não agradam, mais sim que será um forma de manter esses resultados epidemiológicos, a manutenção dos números até o momento obtidos depende de medidas eficazes.
As festividades de fim de ano é um dos eventos com grande circulação de turistas na cidade que se estende até o carnaval nas cidades, principalmente em São Paulo e Rio de janeiro, com isso, os blocos de carnaval também sentem a consequência dessas restrições, que para frear possíveis negativas, tiveram seus eventos proibidos em algumas localidades, ao todo já se somam 52 cidades que já deixaram seu posicionamento sobre o grande evento.
João Dória, governador de São Paulo comemora novas medidas de flexibilização, promovendo junto disso ações de reforço vacinal, os moradores da cidade já alcançam a marca de 75% de vacinados. Eduardo Paes governardor do Rio de Janeiro também comora os novos métodos a serem adotados.
A população encontra-se perdida com os governos e desgovernos até então posicionados, enquanto algumas cidades pretendem extinguir esse tipo de obrigação, outras pretendem ser mais precisas e seguir conforme a necessidade, a apresentação do passaporte é uma forma de controle da doença, que permanece estável.
Foto destaque: Passaporte de vacinação. Reprodução/Viagem&Gastronomia.