Ostentado nas coroações da família real britânica desde 1902, agora quem usa o distinto colar da Rainha Elizabeth II é a Rainha Camilla.
Coroada na Abadia de Westminster, em Londres, ao lado de seu marido, Rei Charles III, Camilla fez parte de um dos momentos mais significativos da história do Reino Unido.
A joia foi usada pela já falecida monarca em sua coroação no dia 2 de junho de 1953. Existe uma tradição de ela estar presente na transição de coroa desde 1902, quer dizer, depois deste ano, a peça foi vista nas coroações de 1911, 1937, 1953 e 2023.
A primeira dona do famoso “colar de coroação” foi a Rainha Vitória, que adquiriu o alegórico acessório do designer Garrard, em 1853.
{slide}
Esta não é a única tradição que a Rainha Camilla segue: a monarca usa o mesmo corte de cabelo há pelo menos 40 anos, o shaggy hair. Além disso, ela frequenta o mesmo salão de beleza há mais de 30 anos.
Conhecido como shaggy hair, o clássico estilo dos anos 70 tem volume de sobra. À época, Camilla Parker Bowles tinha os fios com apenas algumas luzes, mas ao conhecer o salão de Jo Hansford, em Mayfair, a cabeleireira sugeriu clarear mais o cabelo da monarca.
E lá se vão mais de 35 anos desde o primeiro encontro das duas e um contrato de confidencialidade que impede Jo de falar de sua cliente mais famosa. Um corte de cabelo no salão pode custar 160 libras esterlinas, aproximadamente 1000 reais, e a profissional revelou em algumas entrevistas que Camilla tem um senso de humor ótimo.
O platinado desfilado no grande dia para a Família Real, foi desenvolvido para mesclar com os fios grisalhos e ainda assim manter o visual clássico da Rainha.
Foto de capa: Rainha Camilla. Reprodução/Getty Images