O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou, nesta última terça-feira (9), luto oficial de três dias após a morte da cantora e compositora Rita Lee. Durante período, as bandeiras do Brasil em prédios públicos ficam hasteadas a meio-mastro.
Rita Lee morreu na noite desta segunda-feira (8), aos 75 anos. Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e fez tratamentos contra a doença. O velório dela será no Planetário do Parque Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo. A cerimônia paras os fãs acontecerá até as 17h (horário de Brasília).
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Em memória da cantora Rita Lee, decretamos luto oficial de 3 dias no país. <a href=”https://t.co/qVFQqEoDvs”>https://t.co/qVFQqEoDvs</a></p>— Lula (@LulaOficial) <a href=”https://twitter.com/LulaOficial/status/1656030937371557891?ref_src=twsrc%5Etfw”>May 9, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Tweet de Lula anunciando o decreto de luto em memória de Rita Lee (Reprodução/Twitter/@LulaOficial)
Rita Lee é considerada uma das maiores artistas da história da música brasileira. Rita sempre lutou pelas mulheres na ditadura e, em muitas das músicas, abordava o tema sobre a liberdade sexual. Em suas composições com o marido, Roberto de Carvalho, Rita trazia letras que detalhavam o amor do casal. De acordo com a artista, era como se ela e “Rob” (como carinhosamente chamava o amado) “deixassem o mundo espiar pela fechadura“.
Rita também é considerada à frente de seu tempo por conta das letras disruptivas. Rita Lee tem o título de artista mais censurada pela ditadura militar. Na obra, a cantora também imaginou como seriam os minutos após sua morte. E, ao longo das nove linhas que escreveu sobre este momento, ela aproveitou para advertir os políticos.
Rita Lee escreveu, em seu livro, como imaginava que seria sua morte, em uma espécie de profecia (Reprodução/Livro/Revista Quem))
Uma das músicas mais tocadas de Rita Lee, “Mania de Você“, parceria com Roberto de Carvalho, foi a primeira a falar de forma mais sensual sobre a relação dos dois. Na canção, Rita fala sobre a conexão do casal, que a essa altura já fazia “amor por telepatia”.
Foto Destaque: Rita Lee. Reprodução/Facebook/Rita Lee/Wikimetal