A arbitragem volta a ser tema em mais um jogo do Campeonato Brasileiro. Mais uma vez se demostra necessária a profissionalização da arbitragem brasileira. Um dos campeonatos, mas importantes e disputados do mundo, não podem ser marcados por erros e pela falta de critério. No empate por 1×1 entre Atlético-MG x Palmeiras, válido pela oitava rodada do campeonato brasileiro, Abel Ferreira voltou a criticar a arbitragem.
Os questionamentos do técnico português vêm principalmente do gol anulado pelo VAR de Rony. Para o treinador não se pode revisar o lance por uma imagem de fundo de campo, o que evidencia a falta de critério da arbitragem brasileira, já que em cada estádio tem a sua câmera de arbitro de vídeo posicionada em lugares diferentes, com ângulos diferentes. Abel Ferreira disse em entrevista ao Premiere:
“Foi uma partida equilibrada. Gostei da atitude mental, da qualidade do nosso jogo. Entramos muito bem. Fizemos um belo gol do Rony, em um lance que a bandeirinha estava com a bandeira no chão. As imagens que saem são de trás do gol. Se eu estou atrás do gol, como vou fazer a linha? Mas temos que aceitar sempre. Há coisas que não controlo, vou focar no que controlo”.
Assista aos melhores momentos da partida entre Atlético-MG 1 x 1 Palmeiras (Vídeo: reprodução/YouTube/GE)
Abel também argumentou sobre os cartões do jogo citando o quarto árbitro, mais um reflexo do problema da falta de profissionalização, que deixa todas as decisões de campo por conta do discernimento de cada juiz em cada partida, o que cria uma pluralidade de decisões em lances que muitas vezes são parecidos e abre margem para tais reclamações, por culpa de uma falta de critério da organização. Abel Ferreira disse:
“Em relação ao quarto árbitro, ele teve paciência comigo. A transição do Artur, que era amarelo e não deu. Aquela entrada no Veiga, que era para amarelo e não deu. E na primeira falta do Menino, deu amarelo. Sobre o gol, não vou falar. Falo dos últimos dez minutos, no lance em cima do Vanderlan, que para mim é amarelo”.
Abel também reclamou do gramado do Mineirão, que vem recebendo críticas ao longo do ano. No último jogo do Atlético-MG pela libertadores, Paulinho também reclamou bastante do gramado. Dessa vez foi o técnico do Palmeiras que fez a avaliação:
“Foi um bom espetáculo, emotivo, com gols. Mas acho que foi um jogo disputado. Nem sempre bem jogado. Se conseguissem aguentar o esforço, ali tinham buracos, sem escorregar, dando poucos toques na bola… Acho que foi um bom jogo das duas equipes, tendo em conta o gramado que jogamos. Acabou sendo um bom jogo”.
Com o empate, o Palmeiras continua na segunda colocação do Campeonato Brasileiro com dezesseis pontos, cinco atrás do líder Botafogo. E terá na quarta-feira o confronto de volta pelas oitavas de final da Copa do Brasil, a equipe de Abel visitará o Fortaleza podendo perder por até dois gols de diferença.
Foto em Destaque: Abel Ferreira comemorando com Dudu. Reprodução/Cesar Greco/Instagram/@palmeiras