Nova vacina contra a dengue chega a clínicas particulares

Giovanna Barros Por Giovanna Barros
3 min de leitura

Com a recente crescente de casos de dengue no Brasil no ano de 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou a nova vacina em março desse ano, e ela começará a ser aplicada em pessoas de 4 a 60 anos de idade.

Os casos de dengue não eram mais tão frequentes em território nacional, mas somente em 2023, até o atual momento, mais de 1,3 milhão de casos foram registrados no país, e 596 mortes decorrentes da doença já foram comprovadas. Só nos quatro primeiros meses do ano, dados de pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde apontam que os casos de dengue cresceram 37% em relação ao ano passado.

A nova vacina deve começar a ser aplicada essa semana, a partir do dia primeiro de julho, em clínicas particulares, de acordo com apurações realizadas pela CNN. O preço do imunizante, que recebeu o nome de ‘Qdenga (TAK-003)’ irá variar de estado para estado, mas ficará entre R$350 e R$500. Ainda não há previsões de vacinação gratuita em locais públicos.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”><a href=”https://twitter.com/hashtag/JornaldaManh%C3%A3?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#JornaldaManhã</a> | Vacina contra dengue começa a ser aplicada no Brasil; ainda não há previsão de distribuição na rede pública de saúde<br><br> Confira na JP News<a href=”https://twitter.com/hashtag/JovemPan?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#JovemPan</a> <a href=”https://twitter.com/hashtag/vacinadengue?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#vacinadengue</a> <a href=”https://twitter.com/hashtag/Brasil?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#Brasil</a> <a href=”https://t.co/Os62VmzTj7″>pic.twitter.com/Os62VmzTj7</a></p>&mdash; Jovem Pan News (@JovemPanNews) <a href=”https://twitter.com/JovemPanNews/status/1673303847664754689?ref_src=twsrc%5Etfw”>June 26, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Matéria sobre a vacina da dengue (Foto/Reprodução/Twitter)


Estando dentro da faixa etária recomendada, a vacina poderá ser aplicada como forma de prevenção ou em quem já teve a doença. A imunização deverá ser feita com a aplicação de duas doses, tendo três meses de intervalo entre a primeira e a segunda. Após a aplicação, a vacina surtirá efeito pelos 12 meses seguintes. Os testes clínicos apontam que a eficácia é de 80,2%.

De acordo com o laboratório que ajudou na elaboração da vacina, a aprovação do imunizante baseia-se nos resultados de 19 estudos de fases 1, 2 e 3 com mais de 28.000 crianças e adultos, incluindo um estudo de grande importância com seguimento de dados clínicos por quatro anos e meio e que até a presente data mostram eficácia sustentada e sem riscos de segurança importantes.

Foto destaque: vacinação contra a dengue. Foto: Reprodução/PotalGov

Deixe um comentário

Deixe um comentário