Transportes voadores elétricos podem estrear na Europa em 2024

Beatriz Lima Por Beatriz Lima
3 min de leitura

No ano que vem, os Jogos Olímpicos de Verão acontecerão em Paris, na capital da França, e geram, como sempre, muitas expectativas em torno dos esportes e dos atletas. Entretanto, uma novidade promete chamar a atenção: a possibilidade de pequenas aeronaves serem responsáveis por realizar o transporte dos passageiros na cidade turística.

Volocopter, uma star-up voltada para o meio da aviação, traz a promessa da inovação. Assim, se o planejamento estratégico da empresa obtiver o sucesso esperado, aeronaves regidas por eletricidade de dois lugares, intitulada de “Volocity” será um dos meios de transporte na cidade francesa em 2024.

Além disso, o continente europeu realizaria seu primeiro serviço ao utilizar um produto elétrico de decolagem e pouso vertical (EVTVOL), que diversas empresas estão também desenvolvendo. A missão dessas aeronaves se concentra em promover principalmente um conforto para que as viagens se tornem cada vez mais silenciosas e tranquilas, além de ser possibilitada de realizar emocionantes passeios nas cidades.


Capital francesa durante o dia (Foto: Reprodução/GAZ)


Será que as aeronaves serão aprovadas?

Para que esse transporte possa circular, a agência reguladora aeroespacial europeia (EASA) precisa aprovar o projeto apresentado pela Volocopter nos próximos meses. Dessa forma, o Volocity poderá ser um dos meios de transportes presentes durante os Jogos Olímpicos.

De acordo com Christian Bauer, diretor financeiro da Volocopter, no ano que vem, o Volocity estará pronto para começar a transitar em Paris. O planejamento principal da empresa é conectar três rotas entre o centro da cidade e a helipontos e aeroportos, além de proporcionar pequenos passeios para os pontos turísticos da capital.

A dificuldade do meio de transporte no mercado

Apesar do projeto ser inovador e empolgante para o público, grandes desafios envolvendo o mercado ainda devem ser mapeados pela empresa. Dentre eles, está a necessidade de a Volocopter provar que existe um setor que esteja interessado em sua aeronave, assim como o preço das baterias que limita o custo-benefício do produto.

Ao comparar o Volocity com um helicóptero, o alcance de seus voos é efetivo, porém de menor escala. Nessa perspectiva, o lucro gerado pelo veículo é ainda questionado pelos investidores.

Foto Destaque: Táxi voador sobrevoando a cidade de Paris. Reprodução/ Melhores Destinos

Deixe um comentário

Deixe um comentário