Sete estados do Brasil usam câmera corporal na polícia, diz reportagem
De acordo com levantamento feito pelo G1, grande parte das forças policiais dos estados brasileiros estão utilizando, testando ou avaliando o uso de câmeras portáteis nas ações. Em reportagem feita pelo site, que utilizou da Lei de Acesso à Informação e contatou assessorias dos estados para obter dados, 7 das 26 unidades de federação utilizam […]
De acordo com levantamento feito pelo G1, grande parte das forças policiais dos estados brasileiros estão utilizando, testando ou avaliando o uso de câmeras portáteis nas ações. Em reportagem feita pelo site, que utilizou da Lei de Acesso à Informação e contatou assessorias dos estados para obter dados, 7 das 26 unidades de federação utilizam a tecnologia, 10 estão em andamento para adotar a medida, 9 estudam aderir e apenas 1 não tem planos.
As câmeras são utilizadas para registrar a atividade dos policiais, seja em operações, abordagens, ou outras, para monitorar o uso de força excessiva, encontrar irregularidades, proteger os próprios policiais, entre outros. O gravador fica acoplado ao uniforme dos policiais, capturando suas ações, também com microfones.

Bodycam, tecnologia utilizada para capturar imagens em ação policial. (Foto: Reprodução/PMSP)
Números positivos
Os que utilizam as câmeras são Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo, com o último contando com 10 mil câmeras, cerca de 52% de sua frota, maior número do país. Desses sete, quatro estados tiveram uma média de letalidade policial menor que o habitual em 2022; os outros três tiveram aumento. Porém, é importante ressaltar que a polícia militar do Rio de Janeiro, entre esses três com aumento e com o segundo maior número de equipamentos, foi acusada de manipular as imagens.
Estados querem aderir
Entre os estados que pretendem adotar a medida estão o Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul e Roraima. Entre os que estudam a medida estão Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Sergipe e Tocantins. O único estado que não tem planos para utilizar a tecnologia é o Maranhão, que afirmou que ainda não há discussões para utilização das câmeras.
Foto destaque: Policiais mostrando a câmera acoplada. Reprodução/Rubens Cavallari/Folhapress
