Durante o Fórum Econômico Oriental, que ocorreu nesta terça-feira (12), em Vladivostok, na Rússia, o presidente russo, Vladimir Putin, comentou sobre o Banco Central ter de ampliar suas taxas de juros no mês passado, recorrente ao aumento desenfreado da inflação. Ele advertiu que a economia russa possa entrar em alerta caso a situação saia do controle.
A instabilidade no mercado do rublo (moeda russa, custando R$ 0,052 na cotação atual) não preocupa o governo, pois, segundo Putin, eles têm maneiras para manter sob controle a moeda e os mercados que afetam a economia. Entretanto, o presidente russo destaca que “Em condições de inflação elevada, é praticamente impossível formular planos de negócios”.
Representação de uma cédula de mil rublos (Foto:Ilya Naymushin/Reuters/G1)
Situação do rublo no mercado
Em seis semanas, em comparação ao dólar, o rublo atingiu seu nível mais alto nesta terça-feira, no início das negociações. As vendas de moeda estrangeira por exportadores cresceu gradualmente nos últimos tempos e, juntamente com a perspectiva de o Banco Central aumentar novamente as taxas nessa semana, a moeda vem se impulsionando no mercado.
No mês de agosto, em uma reunião de emergência, o Kremlin recorreu a uma política monetária mais restritiva, recorrente ao rublo ter sido desvalorizado a mais de 100 por dólar. Em contramedida, o Banco Central aumentou os impostos para 12%, 3,5% de aumento.
Desta vez, Putin afirmou ainda não ser necessário um novo aumento de impostos, visto que este ano já foi submetido um imposto sobre os lucros inesperados sobre empresas, visando aumentar as receitas do país. No Fórum, Putin disse que a moeda foi afetada, em torno de outras situações, pelos exportadores que não convertem seus lucros em moedas estrageiras na moeda nacional. Entretanto, afirmou que não serão realizadas ações de controle de capital em tentativa de controlar a inconstância do rublo no mercado.
Situação do Banco Central e a moeda russa
Putin constatou que taxas muito elevadas refream o acréscimo econômico e as possibilidades de se fazer empréstimos. “É claro que precisamos influenciar isto, mas se cairmos numa situação que levará a um crescimento incontrolável da inflação, no longo prazo será ainda pior para a economia” observou ele.
Banqueiros importantes da Rússia afirmam que é provável que haja uma manutenção na taxa de juros no mercado, visto que o o rublo se fortaleceu no mercado esta semana. Entretanto, do ponto de vista de analistas, grande parte deles ainda esperam que aconteça outro aumento até esta sexta-feira.
Foto destaque: Presidente russo, Vladimir Putin, no 8° Fórum Econômico Oriental. (Foto: Reprodução/www.en.kremlin.ru)