Bolsonaro receberá alta após passar por cirurgia em São Paulo

Pedro Ramos Por Pedro Ramos
3 min de leitura

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está prestes a receber alta hospitalar, conforme anunciado pelo advogado Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação de seu governo. A previsão é que a liberação ocorra nesta sexta-feira (15). Após deixar o hospital, Bolsonaro planeja se hospedar no Palácio dos Bandeirantes, a convite feito pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

A operação

Na segunda-feira (11), Jair Bolsonaro deu entrada no Hospital Vila Nova Star, localizado na Zona Sul de São Paulo. No dia seguinte, o ex-presidente passou por intervenções cirúrgicas destinadas a corrigir o desvio de septo e a reduzir o refluxo gástrico. De acordo com o boletim médico mais recente, as cirurgias foram bem-sucedidas, e Bolsonaro está em fase de recuperação no seu quarto.

Nesse meio tempo, Bolsonaro foi submetido a três procedimentos cirúrgicos para corrigir o desvio de septo, incluindo septoplastia, uvulopalatofaringoplastia e turbinectomia, além de uma endoscopia para tratar o refluxo gastroesofágico. Seu tratamento é supervisionado pelo gastroenterologista Antonio Luiz Macedo e pelo otorrinolaringologista Sérgio Salomão Abdala Carui.

Outras internações


Jair Bolsonaro ex-presidente do Brasil. (Foto: Reprodução/Isac Nóbrega/PR)


O ex-presidente, Jair Bolsonaro, enfrenta recorrentes problemas de saúde relacionados à suboclusão intestinal, resultante do atentado durante sua campanha eleitoral em 2018. Essa condição o levou a passar por uma série de exames e procedimentos relacionados ao estômago e intestino ao longo dos anos. Bolsonaro já passou por quatro cirurgias para tratar complicações decorrentes do ferimento.

Além disso, precisou ser internado em pelo menos outras oito ocasiões para lidar com as consequências dessa condição. No mês passado, ele foi hospitalizado em São Paulo devido a dores abdominais e foi submetido a uma bateria de exames, incluindo ressonância magnética, endoscopia, tomografia e análises de sangue.

Essa não foi a primeira vez que Bolsonaro precisou de cuidados médicos, uma vez que já passou por situações semelhantes em diferentes momentos.

Em janeiro deste ano, ele foi internado no hospital Advent Health Celebration, em Orlando, nos Estados Unidos, durante uma estadia no país. Em 28 de março de 2022, o ex-presidente enfrentou mais um episódio de desconforto abdominal, o que levantou preocupações com uma possível obstrução intestinal. Contudo, o quadro não se confirmou.

 

 

Foto destaque: Após operação, ex-presidente, Jair Bolsonaro, terá alta nesta sexta-feira (15). Reprodução/Redes Sociais/X/@BolsonaroSp

Deixe um comentário

Deixe um comentário