O aumento nos números de casos da Covid-19, forçou a Federação Paulista de Futebol a tomar precauções com o público nos estádios, em recomendação do governo de São Paulo, a Federação optou por restringir a presença de público nos estádios a 70% da capacidade em todo estado de São Paulo.
Atualmente, o Estado de São Paulo é a sede da Copa SP de Futebol Júnior. Segundo o Governador, João Dória, essa medida não valerá para a copinha, pois a competição já possui um público menor do que as competições profissionais, dessa forma não será preciso restringir a capacidade dos estádios em jogos da Copa SP de futebol Júnior.
Além das medidas para restringir a capacidade dos estádios, o Comitê Cientifico de São Paulo orientou para que sejam reforçadas as medidas de prevenção a Covid-19, comprovante de vacinação completo e possível teste de PCR serão exigidos para poder entrar no estádio.
Arena Corinthians (Foto: Reprodução/GC/Blog Vambora!)
Segundo dados divulgado pelo governo, a ocupação de leitos de UTI para a Covid subiu de 26% para 35% em apenas uma semana, outros dados relevantes que indicam o aumento de número de casos é a média móvel de pacientes internados em UTI que teve um aumento de 28% em relação à semana anterior, a média de internados também teve um grande aumento, um crescimento de 56% em uma semana.
Essa nova onda e o aumento do números de casos da Covid, ligou um alerta no mundo do futebol. Recentemente, o Palmeiras se reapresentou para os treinos da pré temporada com 10 jogadores contaminados, e um dos destaques do clube na copinha, Endrick, também testou positivo para Covid, aumentando o número de casos no clube. Mas não é somente no Brasil que a Covid vem sendo dor de cabeça para os clubes, na Inglaterra já foram adiado diversos jogos por conta da contaminação entre os jogadores, na França o governo decidiu por limitar a capacidade dos estádios para 5 mil espectadores, mesma medida que foi tomada na Itália. Depois de alguns meses de normalidade a Covid volta a assombrar o mundo de futebol e a população.
Foto Destaque: Sede da Federação Paulista de Futebol Reprodução/Rogério Galasse/Futura/Estadão