Ocidente quer estender sistema semelhante à Otan para a Ásia, segundo Putin

O líder russo, Vladimir Putin, disse nesta terça-feira (16) que os países ocidentais estão buscando estender um “sistema semelhante à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)” para a região da Ásia-Pacífico. Ao realizar o discurso de boas-vindas na conferência de segurança internacional de Moscou, Putin também afirmou que os Estados Unidos estão tentando “arrastar” o conflito na Ucrânia, e que a visita da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan no início deste mês foi “um plano minuciosamente planejado de provocação”.


Vladimir Putin, discursa em conferência sobre equipamentos militares, em Moscou (Foto:REUTERS/Maxim Shemetov)


Rússia diz estar pronta para fornecer armas para aliados

“A Rússia está pronta para fornecer equipamentos militares a seus aliados na América Latina, Ásia e África, e Moscou está aberta a treinar combatentes estrangeiros”, disse Putin na cerimônia de abertura de uma exposição militar na última segunda-feira (15).

De acordo com o presidente ”A Rússia aprecia sinceramente os laços historicamente fortes, amigáveis ​​e de verdadeira confiança com os países da América Latina, Ásia e África. [Estamos] prontos para oferecer aos nossos aliados os mais modernos tipos de armas, desde armas pequenas até veículos blindados e artilharia, passando através da aviação de combate e veículos aéreos não tripulados”, afirmou durante o discurso de abertura do fórum Exército-2022.

“Valorizamos muito o fato de que nosso país tem muitos aliados, parceiros, pessoas com ideias semelhantes em diferentes continentes. Também vemos grandes perspectivas no treinamento de militares estrangeiros e seu treinamento avançado. Milhares de profissionais militares de todo o mundo são orgulhosos ex-alunos das universidades e academias militares de nosso país”, disse Putin. 

Ressaltando que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) aprovou uma nova doutrina estratégica que classifica a Rússia como a “ameaça mais significativa e direta” à segurança da aliança. 

Foto Destaque: 

Gazeta Brasil

Médico contratado por modelo Bruno Krupp é indiciado por fraude processual

A Polícia Civil indiciou, nesta quarta-feira (17), o médico Bruno Nogueira Teixeira, que constatou que o modelo Bruno Krupp, que atropelou e matou um jovem de 16 anos, não teria condições de ser encaminhado à prisão porque o seu quadro clínico estava se encaminhando para uma insuficiência renal, sendo necessário o encaminhamento para uma UTI, postergando então, a transferência de Krupp para uma unidade prisional.

De acordo com a 16ª DP (Barra da Tijuca), responsável pelo caso, o profissional foi indiciado por crime de fraude processual, que consiste em modificar intencionalmente dados de processo. O Hospital Marcos Moraes, no Méier, Zona Norte do Rio, onde o modelo estava internado sob custódia, enviou um comunicado afirmando que o estado de saúde de Krupp era estável e que já havia sido liberado, quando o profissional interviu, transferindo para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade de saúde.


Médico Bruno Nogueira Teixeira chega à 16ª DP para depor acompanhado do advogado (de paletó) — Foto: Eliane Santos/g1 Rio

 


O delegado se baseou no depoimento da equipe médica do Hospital, em que os relatos foram unânimes ao dizer que o quadro clínico de Krupp sempre foi satisfatório, e que aferição do volume urinário eliminado por dia foi prejudicado por um amigo de Krupp, que o acompanhava, e que não anotava a diurese do paciente, mesmo com orientações da equipe.

No dia 9 de agosto, o médico Bruno Nogueira Teixeira prestou depoimento na 16ª DP, no inquérito em que é investigado por possível fraude processual, negando qualquer fraude. Ele foi contratado pela família do modelo e influenciador digital Bruno Krupp para acompanha-lo após o acidente de trânsito, que acabou com um adolescente de 16 anos morto. “Fui chamado para poder avaliar um paciente vítima de um politrauma severo e esse paciente evoluiu, como acontece em muitos casos desse tipo, para injuria renal aguda, que é uma lesão renal decorrente das rupturas das fibras musculares”, disse o médico. 

Ele também declarou que não conhecia a família de Bruno Krupp antes do acidente.

“Fui envolvido profissionalmente no caso, não tenho nenhuma relação com a família da vítima. É um caso de comoção nacional e é por isso que estou sendo ouvido. Antes de mais nada, eu queria prestar minhas condolências à família do João Gabriel”, afirmou.

Krupp foi transferido para o Complexo de Gericinó, em Bangu, e segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), foi levado diretamente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que fica no conjunto de presídios. O modelo deve responder pelo crime de homicídio doloso eventual no trânsito, quando assume o risco de matar.

Foto Destaque:

Desmatamento na Amazônia Legal é o maior em 15 anos, aponta Imazon

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) anunciou hoje, quarta-feira (17), que a área de floresta desmatada da Amazônia Legal em 2022 foi a maior dos últimos 15 anos.

O período de agosto de 2021 a julho de 2022, foram derrubados 10.781 km² de floresta, o que equivale a sete vezes a cidade de São Paulo.

Os dados, divulgados nesta quarta-feira (17/08), são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).


 

 

Desmatamento na Amazônia Legal — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução


É a segunda vez consecutiva em que o desmatamento na área ultrapassa os 10 mil quilômetros quadrados no período. Somadas, as áreas destruídas nos últimos dois calendários chegaram a 21.257 quilômetros quadrados, aproximadamente o tamanho do estado do Sergipe.

Em analíse apenas do desmatamento em 2022, o índice de destruição consegue superar. No período de janeiro a julho, a área de floresta desmatada cresceu 7% em relação ao ano anterior, passando de 6.109 quilômetros quadrados para 6.528 quilômetros quadrados. Isso significa que, somente nesse ano, a região já teve destruída uma área de aproximadamente cinco vezes a cidade do Rio de Janeiro. E esse também foi o maior desmatamento dos últimos 15 anos.

O aumento do desmatamento ameaça diretamente a vida dos povos e comunidades tradicionais e a manutenção da biodiversidade na Amazônia. Além de contribuir para a maior emissão de carbono em um período de crise climática. Relatórios da ONU já alertaram que, se não reduzirmos as emissões, fenômenos extremos como ondas de calor, secas e tempestades ficarão ainda mais frequentes e intensos. Isso causará graves perdas tanto no campo, gerando prejuízos para o agronegócio, quanto para as cidades”, esclareceu Bianca Santos, pesquisadora do Imazon.

Considerando o desmatamento ocorrido nos último ano, 36% ocorreu apenas na região conhecida como Amacro, onde se concentram 32 municípios na divisa entre Amazonas, Acre e Rondônia. Nessa área, existe um processo de expansão do agronegócio, que derrubou aproximadamente 4 mil quilômetros de florestas entre agosto de 2021 e julho de 2022. 

O Pará é o estado que lidera na questã de desmatamento da Amazônia Legal. Nos últimos 12 meses, foram derrubados 3.858 quilômetros quadrados de floresta, isso equivale a 36% do destruído na Amazônia. A segunda maior área desmatada no período foi registrada no Amazonas: 2.738 km² (25%).

Foto Destaque: IstoÉ dinheiro  

Entenda o papel das redes sociais no combate à fake news

Faltando dois meses para as eleições federais e estaduais no Brasil, é de se esperar algumas fake news eleitorais nas redes sociais e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e Telegram. Especialistas afirmam que o cenário é totalmente diferente e houveram muitas mudanças, mas que as plataformas sociais ainda estão longe de atuar de forma concinsa na raiz do problema.

As plataformas fizeram desde parcerias com agências de checagem de fatos, para identificar se determinados conteúdos são verdadeiros, até remover ativamente postagens e contas que divulgam notícias falsas. No WhatsApp, a Meta, dona do app, restringiu o número de encaminhamentos, alerta quando mensagens são encaminhadas com frequência e até disponibiliza robôs que tiram dúvidas sobre as eleições. 

Mesmo com tantas medidas, há necessidade de um reforço contínuo, como bem resumiu Ivan Paganotti, professor da pós-graduação de Comunicação Social na Universidade Metodista de São Paulo. “É praticamente impossível você conseguir fazer um controle do discurso público. Plataformas não têm essa estrutura e não é nem socialmente desejável que tenham. Elas não foram criadas para isso”, afirma.


Facebook e YouTube estariam entre as plataformas onde a remoção de fake news é mais lenta (Foto: Thought Catalog /Unsplash)

Segundo David Nemer, professor da Universidade da Virgínia (EUA) que estuda fake news, as redes sociais hoje estão mais capacitadas para lidar com desinformações. Para ele, algumas ações foram essenciais, como a limitação do número de encaminhamentos de mensagens do WhatsApp, o consentimento para o usuário fazer parte de um grupo, marcar uma mensagem como muito encaminhada e a sugestão do Instagram para o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) como fonte de assuntos eleitorais.

Na análise do pesquisador, as plataformas sabem como diminuir o nível de desinformação, mas têm dúvidas sobre a vontade delas. “O Twitter, por exemplo, sabe as contas que são focos de disseminação. Da mesma forma que o Facebook consegue identificar contas inautênticas”, defende.

É o mesmo pensamento de Guilherme Felitti, cofundador da empresa de análise de tendências de redes sociais Novelo. “Ainda é fácil encontrar conteúdos negacionistas da pandemia no Facebook, no Twitter e no YouTube. As ferramentas anunciadas pelo Facebook para bloquear anúncios que mentem e/ou atacam o sistema eleitoral não funcionam”, diz.

Ele cita exemplos de como ainda ser fácil encontrar lives do presidente Jair Bolsonaro desinformando sobre “tratamento precoce” da covid-19. “Se jornalistas que não sabem programar e contam com poucos dados conseguem, as plataformas, dona de muitos dados exclusivos e com alguns dos melhores programadores do mundo, também conseguem. Não o fazem por que não querem”, diz Felitti.

E alerta que o vídeo em que Bolsonaro falou para embaixadores que as urnas eletrônicas são falhas, só foi removido do YouTube após muitas críticas públicas.

Foto Destaque: Reprodução/EBC

 

Pentágono estima que aproximadamente 80 mil soldados russos foram mortos ou feridos na Ucrânia

Cerca de 80 mil militares russos morreram ou ficaram feridos na Ucrânia desde o início da guerra em 24 de fevereiro, de acordo com um alto funcionário do Pentágono, nesta segunda-feira (8).

“Os russos provavelmente sofreram entre 70 e 80 mil baixas em menos de seis meses”, segundo o subsecretário de Defesa, Colin Kahl.

Ele também declarou que as forças russas perderam “3.000 ou 4.000” veículos blindados e podem ter esgotado seus mísseis guiados de precisão, após disparar uma grande quantidade contra a Ucrânia.

Segundo Kahl ssas perdas são importantes considerando que os russos não alcançaram nenhum dos alvos de Vladimir Putin no início da guerra, referindo-se ao presidente russo.

Kahl afirmou que os ucranianos também registraram baixas significativas no campo de batalha, mas expôs números.

“Os dois lados estão sofrendo baixas. A guerra é o conflito convencional mais intenso na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Mas os ucranianos têm muitas vantagens, uma delas é sua vontade de lutar”, disse.


(Foto/Reprodução:Sergei Supinsky/AFP/Metsul)

 


A Ucrânia registrou aproximadamente dez mil mortos e 30 mil feridos em suas tropas.

De acordo com uma fonte militar que solicitou anonimato, no Exército ucraniano havia 170 mil soldados ativos e 100 mil reservistas no começo da guerra, em 24 de fevereiro. Mais tarde, o contingente pediu reforço para alcançar entre 300 mil e 350 mil militares.

Antes da invasão, entre 150 mil e 200 mil soldados russos foram mobilizados nas fronteiras com a Ucrânia, segundo estimativas ocidentais.

Polícia federal e Ibama queimam balsas de garimpo ilegal no rio Madeira

Uma operação conjunta da Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas (PF-AM) com o Ibama resultou, nesta quinta-feira (4), na destruição de 23 balsas com dragas usadas em garimpo ilegal de ouro na calha do Rio Madeira, próximo ao município de Autazes, aproximadamente 113 quilômetros de Manaus.  A operação teve como objetivo a identificação, abordagem e inutilização de balsas/dragas que operam a atividade de garimpo ilegal de ouro na calha do Rio Madeira.

Em novembro do ano passado, diversos garimpeiros invadiram a região do Rio Madeira, com centenas de dragas e balsas para exploração ilegal de ouro. Desde que tomaram conta do local eles foram uma espécie de ”cidade flutante” para realizar as atividades.

Em novembro, a PF e forças federais já haviam destruído 130 balsas. Na ocasião, centenas de balsas invadiram o rio Madeira e as imagens viralizaram na internet.


Balsas usadas no garimpo ilegal no Rio Madeira, no Estado do Amazonas, foram incendiadas (Foto: Reprodução)


De acordo com a Polícia Federal toda a atividade de lavra de ouro no Rio Madeira é ilegal e as fiscalizações devem ser intensificadas neste ano. “As ações objetivando a desintrusão dessa importante hidrovia federal continuarão a ser realizadas, assim como serão estendidas em 2022 a outras regiões de garimpo ilegal detectadas no Estado do Amazonas”, segundo a PF.

 

Foto destaque: Balsas sendo queimadas(Fonte: Mídia Ninja)

Presidenciáveis se pronunciam sobre morte de Jô Soares; Confira

Os candidatos à Presidência da República nas eleições de outubro prestaram condolências, nesta sexta-feira (5), pela morte do apresentador, humorista e escritor Jô Soares que faleceu aos 84 anos, no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, de acordo com a sua assessoria.


Jô em seu programa (FOTO: REPRODUÇÃO/TV GLOBO)


O hospital informou que a causa da morte não será divulgada a pedido da família, que solicitou discrição, a pedido do próprio Jô. Veja abaixo as manifestações dos presidenciáveis.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Jô Soares foi um dos atores, autores, comediantes e entrevistadores mais talentosos da história do Brasil. Seus talentos e atividades eram tantos que desafiam categorias. Uma pessoa generosa que por anos conduziu entrevistas que foram um importante espaço de debate para o país. <a href=”https://t.co/kI8Pxgo4R8″>pic.twitter.com/kI8Pxgo4R8</a></p>&mdash; Lula (@LulaOficial) <a href=”https://twitter.com/LulaOficial/status/1555536252220358657?ref_src=twsrc%5Etfw”>August 5, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

 

 


Jair Bolsonaro (PL)


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>- Independentemente de preferências ideológicas, Jô Soares foi uma grande personalidade brasileira que conquistou a todos com seu modo cômico de discutir assuntos profundos. Que Deus conforte a família e o acolha com a cordialidade que o próprio Jô recebia a todos.</p>&mdash; Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) <a href=”https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1555565663942770698?ref_src=twsrc%5Etfw”>August 5, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

 


Ciro Gomes (PDT)


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>O Brasil amanheceu muito triste, com menos motivo para rir e menos ágil no pensar. Perdemos Jô Soares, uma das nossas maiores referências de inteligência, talento e humor. Descanse em paz querido Jô e receba, de todos nós, aquele carinhoso e agradecido beijo bem gordo. <a href=”https://t.co/MsClb4KyWz”>pic.twitter.com/MsClb4KyWz</a></p>&mdash; Ciro Gomes (@cirogomes) <a href=”https://twitter.com/cirogomes/status/1555484153210191873?ref_src=twsrc%5Etfw”>August 5, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

 

 


Simone Tebet (MDB)


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Uma grande tristeza. O ator, diretor, escritor, humorista e brilhante Jô Soares nos deixou nesta manhã aos 84 anos. Seus personagens marcaram nossas vidas e o Brasil aprendeu muito com sua inteligência. Meus sentimentos aos familiares e amigos.</p>&mdash; Simone Tebet (@simonetebetbr) <a href=”https://twitter.com/simonetebetbr/status/1555499894449774592?ref_src=twsrc%5Etfw”>August 5, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

 

 


Felipe D’Avila (Novo)


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>O Brasil perdeu um grande gênio, Jô Soares. <br><br>Lembro de uma entrevista que dei a ele quando publiquei o meu livro “Os Virtuosos”. <br><br>Fiquei impressionado como ele conhecia a história de Prudente de Moraes, Campos Salles e Rodrigues Alves.</p>&mdash; Felipe D&#39;Avila (@lfdavilaoficial) <a href=”https://twitter.com/lfdavilaoficial/status/1555540934661636105?ref_src=twsrc%5Etfw”>August 5, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

 

 


José Maria Eymael (DC)

Não se pronunciou.

Vera Lúcia (PSTU)

Não se pronunciou.

Leonardo Péricles (UP)

Não se pronunciou.

Pablo Marçal (Pros)

Não se pronunciou.

Sofia Manzano (PCB)


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Jô Soares foi um dos grandes artistas brasileiros e deixa um grande legado.<br>Lutou contra a ditadura, participou das Diretas e se posicionou contra o governo Bolsonaro.<br>Uma das suas entrevistas mais marcantes foi com o camarada Prestes, em 1988.<br>Sentimentos à família e aos amigos!</p>&mdash; Sofia Manzano PCB (@SofiaManzanoPCB) <a href=”https://twitter.com/SofiaManzanoPCB/status/1555578035851624449?ref_src=twsrc%5Etfw”>August 5, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

 

 


Roberto Jefferson (PTB)

Não se pronunciou.

Soraya Thronicke (União Brasil)


 

<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>O Brasil perde um grande apresentador, humorista e comunicador inigualável. Meus sentimentos à família, amigos e a todos os fãs de Jô Soares. Que descanse em paz  <a href=”https://t.co/amihNBPBfY”>pic.twitter.com/amihNBPBfY</a></p>&mdash; Soraya Thronicke (@SorayaThronicke) <a href=”https://twitter.com/SorayaThronicke/status/1555512966006571008?ref_src=twsrc%5Etfw”>August 5, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

 


Foto destaque: Jô Soares(Site O Fuxico)