Equipe de Verstappen passa por reformulação na Red Bull para 2026

A Red Bull iniciou o ano revelando, na madrugada da última sexta-feira (16), o modelo que vai disputar a temporada 2026. Paralelamente ao lançamento, a equipe promove ajustes no grupo que acompanha Max Verstappen. Mesmo com a continuidade do engenheiro Giampiero Lambiase, o time do holandês passa por alterações que indicam um novo momento em Milton Keynes.

Red Bull reorganiza sua estrutura técnica para 2026

Segundo o portal italiano “Formula Passion”, Matt Caller, principal mecânico de Verstappen, acertou sua ida para a Audi em 2026. Para manter a estrutura, a Red Bull vai apostar no irmão gêmeo dele, Jon Caller. Já conhecido no paddock, Jon atuava na garagem ao lado e acumulou experiência trabalhando com pilotos como Sergio Pérez, Liam Lawson e Yuki Tsunoda.

Além disso, o engenheiro de motores de Verstappen, David Mart, também acertou com a Audi e, por enquanto, não há um nome definido para ocupar seu lugar. Já o engenheiro de controle Michael Manning deixou a Red Bull e será substituído por Geoff Ayton, profissional que já atuou com os companheiros do tetracampeão.

Pensando mais adiante, outra troca já está encaminhada: Tom Hart, engenheiro de desempenho de Max, permanece na equipe em 2026, mas já tem acordo para defender a Williams nas temporadas seguintes.


Max Verstappen e Giampiero Lambiase no GP de Las Vegas (Foto: reprodução/ Chris Graythen/ Getty Images Embed)


Testes da pré-temporada

Enquanto as equipes aproveitam a pausa, o calendário já aponta o retorno das atividades. Entre 26 e 30 de janeiro, os carros entram em ação em sessões reservadas em Barcelona. Depois, a Fórmula 1 segue para o Bahrein, que recebe mais dois períodos de testes de pré-temporada, entre 11 e 13 e novamente de 18 a 20 de fevereiro.

 

Red Bull lança RB22 e inicia nova fase ao lado da Ford na Fórmula 1

A Fórmula 1 deu o pontapé inicial na temporada 2026 na madrugada desta sexta-feira (16), pelo horário de Brasília, com o lançamento do RB22. O modelo marca a estreia da Red Bull no novo regulamento da categoria. O evento foi realizado em Detroit, nos Estados Unidos, e reuniu o chefe da equipe, Laurent Mekies, além dos pilotos Max Verstappen e Isack Hadjar, representantes do time na F1, e Alisha Palmowski, que defende a escuderia na F1 Academy.

RB22 une estilo retrô e transformação técnica da Red Bull

A pintura representa uma mudança significativa e faz referência aos modelos mais emblemáticos da equipe na Fórmula 1. O RB22 aposta em um tom de azul mais escuro, agora com acabamento brilhante, reforçando a identidade visual do carro. Os detalhes em vermelho e amarelo do logotipo da Red Bull aparecem mais vivos e chamativos, resgatando uma estética clássica, além do retorno do contorno branco ao redor do touro e da marca.

A temporada 2026 marca um novo começo para a Red Bull, que inicia o ano sem nomes fundamentais responsáveis por transformar a equipe em uma potência da Fórmula 1 desde 2005. As saídas de Adrian Newey, Jonathan Wheatley, Christian Horner e, mais recentemente, Helmut Marko simbolizam essa mudança de rumo.

O período de renovação também inclui o fim definitivo da parceria técnica com a Honda. A partir de 2026, a equipe passa a desenvolver suas próprias unidades de potência em Milton Keynes, agora com a participação da Ford, em um projeto que aposta em motores mais eletrificados e no uso de combustível 100% sustentável.

O movimento representa um passo decisivo da Red Bull rumo a se consolidar também como montadora. Embora a Ford tenha iniciado sua participação focada principalmente na parte elétrica, a parceria acabou se expandindo, impulsionada pelo interesse da fabricante em aprofundar o conhecimento sobre o motor a combustão. Essa união, inclusive, ganhou destaque visual no próprio RB22.


Detalhes do RB22 (Foto: reprodução/Instagram/@verstappencom)


No campo técnico, a grande aposta da Red Bull está ligada a uma interpretação do regulamento que também vem sendo explorada pela Mercedes. A brecha permite trabalhar a taxa de compressão do motor de forma mais eficiente, operando, na prática, acima do valor originalmente previsto. Esse índice é definido pela relação entre o volume do cilindro com o pistão em seu ponto mais baixo e o volume quando ele atinge o topo do curso.

Mesmo ajustes sutis nessa relação podem gerar ganhos relevantes de desempenho. As estimativas apontam para um acréscimo próximo de 15 cavalos de potência, o que, na pista, pode significar algo em torno de três décimos de segundo por volta.

Apesar de a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) afirmar que a situação está dentro da legalidade, a entidade pretende se reunir com as equipes antes do início da pré-temporada, em meio às reclamações feitas pelos concorrentes. Paralelamente, a Red Bull vive um momento decisivo no que diz respeito ao futuro de Max Verstappen.

Desempenho do carro define continuidade de Verstappen

Superada a turbulência causada pelo Caso Horner, o desempenho do carro passa a ser o fator determinante para a permanência do piloto. O contrato do neerlandês vai até 2028, mas sua continuidade estaria diretamente ligada à competitividade do modelo. Nesta semana, o jornal alemão “Bild” revelou detalhes sobre cláusulas de saída previstas no acordo, todas condicionadas aos resultados da equipe.

Já Mekies levou um novo fôlego à estrutura de Milton Keynes e é apontado internamente como peça-chave na reação de Verstappen no Mundial de Pilotos de 2025 após a pausa de meio de temporada.

Max Verstappen afirma desconhecer detalhes dos testes da F1 2026

A pré-temporada da Fórmula 1 de 2026 está cada vez mais próxima, elevando a expectativa em torno dos novos carros das equipes, especialmente por se tratar de um ano marcado pela introdução de um novo regulamento técnico da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Diante desse cenário, Max Verstappen, piloto da Red Bull, afirmou em entrevista ao site “Blick” que ainda não sabe o que esperar do novo motor desenvolvido pela equipe em parceria com a Ford, batizado de Red Bull Powertrains-Ford.

Verstappen prevê testes cautelosos da Red Bull em 2026

Verstappen, atual vice-campeão do Mundial de Pilotos, avalia que nos primeiros testes a equipe deverá passar mais tempo nos boxes do que na pista, com o objetivo de compreender melhor o funcionamento mecânico do carro.

“Nenhum de nós em ideia sobre o novo carro ou o novo motor”, admitiu Verstappen. “Acho que, nos primeiros testes de Barcelona, começando em 26 de janeiro, gastaremos mais tempo dentro das garagens do que na pista. Espero que tenhamos mais conhecimento após os dois dias de testes no Bahrein, em fevereiro”, comentou o holandês.

Para a Red Bull, a mudança de regulamento marca o início de um novo ciclo. A equipe deixa de utilizar os motores Honda, responsáveis por impulsionar Verstappen às quatro conquistas mundiais, e passa a adotar uma unidade de potência desenvolvida internamente, em parceria com a Ford.

Max destacou que esteve recentemente na fábrica de Milton Keynes para acompanhar o andamento do projeto, mas reforçou que ainda não há como avaliar o nível de competitividade do conjunto em comparação aos rivais. “Já fui à fábrica algumas vezes. Mas, como disse, todos ainda estão no escuro”, concluiu o teracampeão.


Max Verstappen no Circuito de Baku (Foto: reprodução/Instagram/@verstappencom)


Testes da pré-temporada

A pré-temporada da Fórmula 1 começa no Circuito de Barcelona, entre os dias 26 e 30 de janeiro, com o primeiro teste do ano, que será realizado de forma fechada. As outras duas sessões de testes acontecem no Bahrein, programadas para os períodos de 11 a 13 e de 18 a 20 de fevereiro. A temporada será aberta oficialmente com o Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne, marcado para os dias 6, 7 e 8 de março.

Ferrari confirma nomenclatura do projeto para a temporada 2026 da F1

Para a temporada 2026 da Fórmula 1, a Ferrari manterá a tradição na forma de batizar seus carros. A equipe de Charles Leclerc e Lewis Hamilton confirmou na última sexta-feira (9) que o modelo do próximo ano receberá o nome SF-26. Nos bastidores da escuderia, porém, o projeto é tratado pelo código interno 678.

SF-26: nova aposta da Ferrari para reagir na F1

O SF-26 tem data marcada para ser conhecido pelo público: 23 de janeiro. A apresentação acontecerá na sede da Ferrari, em Maranello, na Itália, em um evento que deve marcar o início oficial dos trabalhos da equipe para o novo campeonato.

Após um 2025 abaixo do esperado, a escuderia chega para a próxima temporada com a missão de reagir. No Mundial de Construtores, a Ferrari terminou apenas em quarto lugar. No campeonato de pilotos, Charles Leclerc encerrou o ano na quinta posição, enquanto Lewis Hamilton ficou em sexto. O heptacampeão ainda viveu um ano incomum: terminou a temporada sem subir ao pódio em nenhuma corrida.


Anúncio oficial da apresentação do SF-26 (Vídeo: reprodução/Instagram/@scuderiaferrari)


Calendário de lançamentos da F1 2026

Red Bull e Racing Bulls – 15 de janeiro – Detroit, EUA

Haas – 19 de janeiro – lançamento on-line

Audi – 20 de janeiro – Berlim, Alemanha

Mercedes – 22 de janeiro – lançamento on-line

Ferrari – 23 de janeiro – Maranello, Itália

Alpine – 23 de janeiro – Barcelona, Espanha

Williams – 3 de fevereiro – local a confirmar

Cadillac – 8 de fevereiro – ação durante o Super Bowl

Aston Martin – 9 de fevereiro – local a confirmar

McLaren – 9 de fevereiro – lançamento on-line

Testes da pré-temporada

As primeiras atividades do ano, previstas para acontecer entre 26 e 30 de janeiro, em Barcelona, não terão presença da imprensa. Já no Bahrein, estão programadas duas fases de testes: a primeira nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, e a segunda entre 18 e 20 do mesmo mês.

Os treinos deste ano também marcarão o primeiro contato do público com os novos carros da categoria. Em 2026 entra em vigor um novo regulamento técnico, que traz mudanças aerodinâmicas e veículos um pouco menores em relação aos modelos atuais.

A temporada 2026 da Fórmula 1 começa oficialmente no dia 8 de março, com o Grande Prêmio da Austrália, disputado no circuito de Albert Park, em Melbourne.

Celebrações e momentos em família marcam o Ano Novo dos atletas

Entre viagens, festas exclusivas e momentos ao lado da família, atletas de diferentes modalidades deram as boas-vindas ao Ano Novo longe das competições, mas sem abrir mão do estilo. Do descanso merecido às celebrações badaladas, a virada de ano dos esportistas misturou lazer, glamour e preparação para os desafios da nova temporada.

Léo Pereira e Karoline Lima

Léo Pereira e Karoline Lima elegeram Fernando de Noronha como destino para celebrar a chegada de 2026. O defensor do Flamengo e a influenciadora participaram de uma festa bastante badalada na noite da última quarta-feira (31/12).

Karoline foi um dos destaques da noite ao aparecer com um visual em crochê. Ela aproveitou o momento para deixar uma mensagem positiva para o novo ano. “2026 vai ser o ano pra ficar marcado na história! Feliz Ano Novo!!!!! Amo vocês!”, publicou. Léo Pereira não deixou passar e respondeu com carinho: “Amo você, maravilhosa”.


Léo Pereira (Foto: reprodução/Instagram/@leopereira4)


Virginia Fonseca e Vini Jr.

Virginia Fonseca deu as boas-vindas a 2026 cercada de pessoas próximas. Ao lado do namorado, Vini Jr., dos filhos Maria Alice (4), Maria Flor (3) e José Leonardo (1), frutos de seu relacionamento anterior com o cantor Zé Felipe. Além de familiares e amigos, a influenciadora passou a virada em Madri, na Espanha, cidade onde o jogador vive.

Nas redes sociais, Virginia aproveitou o momento para fazer um balanço do ano que se encerrou e projetar o próximo. Em tom reflexivo, destacou os desafios enfrentados em 2025, as conquistas alcançadas e a importância da fé ao longo do caminho, afirmando estar pronta para iniciar um novo ciclo com gratidão e expectativa positiva.

Vini Jr. também celebrou a chegada do novo ano ao compartilhar uma sequência de fotos, incluindo registros ao lado da influenciadora. Na legenda, desejou um 2026 abençoado para o casal. O relacionamento foi assumido publicamente em outubro, e, como manda a tradição, ambos escolheram looks brancos para a celebração da virada.


Vini Jr e Virginia Fonseca (Foto: reprodução/Instagram/@vinijr)


Gabriel Medina e Isabella Arantes

Gabriel Medina e Isabella Arantes também passaram a virada em uma praia do Nordeste, sem divulgar o local exato. O surfista compartilhou um registro ao lado da dançarina, trocando beijos diante dos fogos, e celebrou a chegada de 2026 com uma mensagem otimista nas redes sociais. “Bem-vindo, 2026, com amor! Feliz ano novo, rapaziada! 2026 vai ser chapa quente”, escreveu Medina, na legenda.


Gabriel Medina e Isabellla Arantes (Vídeo: reprodução/Instagram/@gabrielmedina)


Éder Militão e Tainá Militão

Éder Militão entrou no clima da virada e usou as redes sociais para mostrar que o Ano Novo já estava sendo celebrado em família. Em um vídeo publicado, o jogador aparece ao lado dos familiares, em clima de confraternização, prontos para dar as boas-vindas a 2026.


Éder Militão com a família (Foto: reprodução/Instagram/@edermilitao)


Neymar e Bruna Biancardi

Neymar celebrou a chegada de 2026 em clima familiar, ao lado da esposa, Bruna Biancardi, e dos filhos. O jogador organizou uma grande festa em uma de suas mansões, com decoração especial, letreiro de “2026” e queima de fogos, e compartilhou registros da comemoração nas redes sociais.

Nas imagens, o atacante do Santos aparece com Bruna, as filhas Mavie e Mel, além de Davi Lucca, do relacionamento anterior com Carol Dantas. Helena, filha do affair com Amanda Kimberlly, não participou da celebração e passou a virada com a mãe em outro local.


Davi Lucca, Neymar, Bruna Biancardi, Mavie e Mel (Foto: reprodução/Instagram/@brunabiancardi)


Entre celebrações discretas e festas badaladas, a virada de ano dos esportistas revelou diferentes estilos, mas um mesmo clima de renovação. Longe das competições, eles aproveitaram o momento para recarregar as energias, celebrar conquistas pessoais e projetar novos desafios, iniciando o novo ano com expectativa, equilíbrio e foco no que vem pela frente.