Max Verstappen vence no Qatar e mantém chances de título para última corrida do ano
Verstappen vence no Qatar após erro de estratégia da McLaren e mantém a possibilidade de título na última corrida do circuito em Abu Dhabi
Neste último final de semana, rolou no Catar a 23ª corrida do circuito mundial de Fórmula 1, e com uma estratégia acertada pela equipe Red Bull, o piloto holandês Max Verstappen venceu e manteve suas chances de título para a última corrida do ano.
O tetracampeão holandês está com 396 pontos, na 2ª colocação do campeonato de pilotos. O líder é Lando Norris, piloto da McLaren, que hoje soma 408 pontos, 12 à frente para a última corrida. Oscar Piastri, também piloto da McLaren, soma 392 pontos e tem chances remotas de título na última etapa do ano.
Resumo da corrida
O grito de largada para o GP do Qatar tinha como pole position o australiano Oscar Piastri, que, além de ser o pole neste final de semana, também havia sido o pole na corrida Sprint e tinha vencido a mesma no sábado. O piloto da McLaren dividia a primeira fila com o também piloto da McLaren e líder do Campeonato, Lando Norris, seguidos por Max Verstappen, George Russell e Kimi Antonelli da Mercedes, Isak Hadjar, Sainz, Alonso, Gasly da Alpine e Leclerc com sua Ferrari. O brasileiro Gabriel Bortoleto largou apenas da 19ª posição.
Na largada, Verstappen tomou a 2ª colocação de Lando Norris e viu Oscar Piastri abrir diferença sobre o holandês nas primeiras voltas do circuito, até que Nico Hulkenberg colidiu com o francês Pierre Gasly, gerando Safety Car na pista.
LAP 7/57
Hulkenberg has gone into the barriers
Nico is okay
SAFETY CAR #F1 #QatarGP pic.twitter.com/Gy8ts46WcI
— Formula 1 (@F1) November 30, 2025
Safety Car na pista (Foto: reprodução/X/@F1)
Pós Safety Car
Após o Safety Car, todas as equipes, com exceção da McLaren, pararam seus pilotos para troca de pneus, já que a FIA e a Pirelli estabeleceram para esta corrida duas paradas obrigatórias. Com isso, a McLaren ficou em desvantagem por ter que parar ainda duas vezes, enquanto todas as outras equipes pararam apenas uma.
Assim, após as voltas 24 e 25, os pilotos da McLaren pararam no box, deixando Max Verstappen na liderança da prova, seguido por Carlos Sainz e Kimi Antonelli. Com o passar da corrida, ambos os pilotos da McLaren voltaram para a posição de pódio, enquanto as outras equipes pararam seus carros novamente.
Oscar Piastri voava na pista, conseguindo tirar quase meio segundo por volta de Max Verstappen, até que o australiano teve que parar pela segunda vez, junto ao seu companheiro Lando Norris, o que fez ambos saírem das primeiras colocações. Oscar voltou em 3º e Lando em 5º.
Faltando 10 voltas para o final, Oscar assumiu a 2ª posição, enquanto Lando tinha dificuldade em passar Antonelli, até que na última volta o italiano perdeu a traseira, cedendo a 4 colocação para Lando Norris. O britânico ainda tentou ultrapassar Sainz, que segurou a terceira colocação e garantiu seu pódio de Willians. Oscar em segundo e Max em primeiro completaram a corrida.
DRIVER STANDINGS (after 23/24 rounds)
It’s going to be a grandstand finish to the season #F1 #QatarGP pic.twitter.com/WzJSpwRnK7
— Formula 1 (@F1) November 30, 2025
Classificação do Campeonato de Pilotos (Foto: reprodução/X/@F1)
Situação do Campeonato
A situação do Campeonato de Pilotos, com a vitória de Max Verstappen, é a seguinte: o líder continua sendo o inglês Lando Norris, com 408 pontos, seguido agora por Max Verstappen, com 396, que, com essa vitória, ultrapassou Oscar Piastri na classificação, que tem 392.
A 24ª corrida da temporada será realizada em Abu Dhabi. Caso Lando Norris termine no pódio, o jovem piloto da McLaren se consagrará campeão mundial. A situação para Verstappen é mais complicada. Ele precisa vencer a corrida e torcer para que Lando termine fora do pódio, ou seja, no mínimo em 4º lugar. Já Oscar Piastri precisa de algo ainda mais difícil: vencer a corrida e torcer para que Norris termine em sexto. O próximo GP está previsto para domingo (8) e definirá o campeão mundial de Fórmula 1 do ano de 2025.
