Veja as principais notícias e manchetes do Brasil e no Mundo hoje. Textos feitos por especialistas e assista a vídeos de Política, Celebridades e mais.
Nesta terça-feira (29), às 16h (de Brasília), os partidos do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin declararão apoio à reeleição do presidente da câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Com 94 deputados da casa em seu favor, Lira já está praticamente reeleito. O presidente da câmara, eleito com o apoio de Bolsonaro e foi o principal articulador do orçamento secreto, deve unir bolsonaristas e petistas na votação de logo mais. Vale lembrar que Lira parabenizou Lula logo após sua reeleição para a presidência da república. Vale lembrar também que o PT apoiou a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) contra Lira.
Mas, porque então, o PT está apoiando a reeleição de Lira?
Com a manutenção de Lira na câmara, os petistas têm a oportunidade de garantir um início de mandato consideravelmente mais tranquilo para Lula em relação ao que foi para Dilma na ocasião passada em que o partido deu apoio ao deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) contra Eduardo Cunha (que era então do MDB-RJ). Cunha se elegeu e deu início a um processo de Golpe de Estado, que acabou por tirar a presidenta democraticamente eleita do cargo que lhe foi cedido pelo povo brasileiro através das eleições, e então foi colocado Michel Temer em seu lugar. O resto é história.
PT apoiará reeleição de Arthur Lira para a presidência da câmara. (Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo)
Mantendo o congresso conservador, os petistas procuram não correr este risco e este embate com uma camada do congresso com amplo apoio. Além disso, é essencial também para o sucesso do processo da PEC de transição, urgente para que as promessas do governo Lula nas áreas sociais, como o Bolsa Família de R$ 600 com adicional de R$ 150 por criança com menos de seis anos, possam ser incluídos no plano de governo sem furar o teto de gastos.
Foto Destaque: Com apoio de ambas as bases, Arthur Lira tem reeleição praticamente garantida. Elaine Menkel/Câmara dos Deputados.
Ao bater a seleção equatoriana nesta terça-feira (29) por 2 a 1 pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Catar, a Seleção de Senegal quebrou um jejum significativo: o de 32 anos sem vitórias de uma seleção africana contra uma seleção sul-americana.
Com a ótima atuação, além de quebrar o jejum, os senegaleses voltam às oitavas de final de uma copa após exatos 20 anos, quando fizeram a melhor campanha de sua história, chegando nas quartas de final e sendo eliminados apenas para a Turquia, aquela que viria a ser eliminada nas semifinais para o então campeão Brasil. Naquela Copa, Senegal passou por grandes seleções, incluindo a França de Zidane, Vieira, e Henry.
A Seleção senegalesa de 2002 conseguiu o feito histórico de igualar os “Leões Indomáveis” de 1990 – como é popularmente conhecida a seleção camaronesa. Agora, em 2022, mais uma coincidência com os icônicos leões: a quebra do jejum contra equipes sul-americanas. Em 1990, os camaroneses ganharam dos argentinos e dos colombianos. E não se tratava de quaisquer seleções, eram a Argentina de Maradona e a melhor seleção da história da Colômbia com Valderrama, Asprilla, Rincón e companhia. Outra ligação dos senegaleses ao passado, é o técnico da seleção Aliou Cissé, que estava no elenco de 2002.
Senegal enfrenta a Inglaterra no próximo domingo (04) às 16h (de Brasília) pelas oitavas de final.
Confira a trajetória dos “Leões Indomáveis” na copa de 1990
A Copa de 1990, na Itália ficou marcada pela seleção conhecida como “Os Leões Indomáveis”. Comandada por Roger Milla – o atacante que se tornou, na Copa seguinte, o mais velho a fazer um gol em Copas, aos 42 anos – a seleção camaronesa conseguiu um feito inédito para uma seleção africana.
Na fase de grupos da competição, os camaroneses pegaram um grupo complicadíssimo, com a então atual campeã Argentina, de Maradona – seleção que chegaria na final – a melhor equipe da história da Romênia, que contava com o craque George Hagi, e a sempre forte União Soviética.
Roger Milla fez história pelos Leões Indomáveis. (Foto: Reprodução/Journal De’lafrique)
A Seleção Camaronesa venceu os argentinos no primeiro jogo, por 1 a 0, com gol de Omam-Biyik, no que foi a primeira vez na história em que uma seleção recém-campeã do mundo perdia na primeira partida da Copa seguinte. Contra os romenos de Hagi, mais uma vitória, desta vez por 2 a 1, com gols de Milla, que colocaram os Leões Indomáveis nas oitavas de final do torneio. Fechando a fase de grupos, uma derrota displicente para a União Soviética por 4 a 0.
Nas oitavas, os camaroneses enfrentaram a equipe histórica da Colômbia, que contava com craques como Valderrama, Rincón, Perea, Escobar e o folclórico goleiro Higuita. Em Nápoles, Milla decidiu novamente, anotando dois gols na prorrogação para colocar, pela primeira vez na história, uma seleção africana nas quartas de final de uma Copa do Mundo.
A partida seguinte era contra a Inglaterra de Peter Shilton, Paul Gascoigne, Platt e Lineker. Camarões fez uma grande partida. Após tomar o primeiro gol aos 25, anotado por Platt, os Leões não desistiram e viraram a partida já no segundo tempo, com gols de Ekéle e Milla. Por um toque do destino, dois pênaltis convertidos por Lineker, aos 83 e 105 (prorrogação) decretaram a vitória dos ingleses e encerraram a brilhante campanha camaronesa, que ficou marcada na história das Copas.
Foto Destaque: Seleção Senegalesa pode fazer história novamente, desta vez contra a inglaterra. Reuters/Dylan Martinez.
O Grammy Latino, tradicional premiação musical direcionada para a música latina, ocorreu nesta quinta-feira (17) em Las Vegas (Nevada). Dentre os principais premiados está Rosalia, que ganhou a estatueta mais importante da noite. MOTOMAMI, cultuado LP da cantora espanhola, ganhou o prêmio de Álbum do Ano. O evento contou com a apresentação da artista, que fez um medley com faixas lançadas em 2022, como “HENTAI”, “LA FAMA” (parceria com The Weeknd) e “DESPECHÁ”.
É a segunda vez que Rosalía ganha a categoria. Em 2019, pelo também cultuado “El Mal Querer”.
Além do prêmio de Melhor Álbum do Ano, o LP ainda recebeu os prêmios de Melhor Álbum de Música Alternativa, Melhor Engenharia de Gravação, Melhor Arte de Capa e Melhor Design de Encarte (de Capa).
No discurso, Rosalía agradeceu o apoio e frisou que sua música está em constante mudança:
MOTOMAMI’ foi o álbum que mais tive que lutar para fazer, que mais trabalho me deu para fazer, mas que também me impulsionou e mais alegrias me deu. Obrigada por apoiarem minha música sempre, ainda que ela esteja em constante mudança. Obrigada à América Latina por me dar tanta inspiração, ao meu país por seguir me dando tanto carinho e apoio
“MOTOMAMI” foi o disco mais premiado da noite. (Foto: Reprodução/AFP)
MOTOMAMI
Segundo a artista, o conceito do projeto, que teve seu lançamento no dia 18 de março de 2022, se divide em dois lados, assim como em um disco de vinil, sendo o lado A, “MOTO”, com características mais experimentais e viscerais, e o lado B, “MAMI” de conteúdo confessional e intimista. Assim como em seu trabalho anterior, “El Mal Querer (2018), a cantora faz uma interessante fusão entre elementos do pop, do reggaeton e do flamenco, sempre cantando em espanhol. A terceira faixa do álbum, “La Fama”, que foi também o primeiro single do projeto, conta com a participação do cantor, compositor e produtor canadense The Weeknd.
Foto Destaque: Rosalia ganha seu segundo Grammy de Melhor Álbum do Ano.
Mesmo com apenas três jogadores (Weverton, Everton Ribeiro e Pedro) na Seleção, atuando no futebol brasileiro, a maioria dos 26 convocados para o elenco comandado por Tite para a Copa já atuou no Brasil. Confira os números:
Alisson: O goleiro titular da seleção e do Liverpool jogou no Internacional de 2012 até 2016, fazendo 101 partidas pelo Colorado e conquistando quatro títulos Gaúchos e uma Recopa Gaúcha.
Alisson já se declarou torcedor do Colorado. (Foto: Reprodução/Gazetapress)
Ederson: O arqueiro do Manchester City foi formado na base do São Paulo e, ainda jovem, foi transferido para o Benfica. Não chegou a atuar no Brasil profissionalmente.
Weverton: Um dos únicos que ainda atuam no Brasil, Weverton tem uma longa trajetória pelo futebol nacional e vem construindo uma história de idolatria no Palmeiras. Confira todas as equipes pelas quais esteve:
Palmeiras (desde 2018): 261 jogos
Athletico-PR (2012-2017): 303 jogos
Portuguesa (2010-2012): 105 jogos
Botafogo-SP (2010): 22 jogos
América-RN (2009): 16 jogos
Oeste (2009): 18 jogos
Corinthians (2008): sem jogos
Remo (2007): 1 jogo
Pelo Verdão, o arqueiro tem 2 Campeonatos Brasileiros, 1 Libertadores, 2 campeonatos paulistas, 1 Copa do Brasil e 1 Recopa Sulamericana.
Danilo: Atualmente atuando na Juventus, o lateral direito passou pelo Santos e América-MG. Pelo Coelho, conquistou a Série C. Pelo Alvinegro Praiano, 1 Copa do Brasil, 1 Libertadores e 1 Paulista.
Daniel Alves: Talvez a convocação mais controversa de Tite, o lateral de 39 anos atua no Pumas-MEX e teve recentemente uma passagem pelo São Paulo, clube no qual conseguiu um título Paulista. No início da carreira, atuou pelo Bahia, onde foi campeão da Copa do Nordeste em 2001.
Jogador não supriu as expectativas do torcedor e teve passagem apagada pelo São Paulo. (Foto: Divulgação/São Paulo)
Alex Sandro: o zagueiro da Juventus teve passagens pelo Athletico-PR e Santos, onde, ao lado de Danilo ganhou uma Libertadores, Copa do Brasil e estadual.
Bremer: Outro da lista de Tite que atua na Juventus, Bremer teve uma passagem pelo Atlético-MG em 2017, onde atuou por uma temporada
Marquinhos: O zagueiro do PSG jogou no Corinthians em 2012, onde ganhou uma Libertadores.
Thiago Silva: O zagueiro do Chelsea começou a carreira profissional no RS-FC (atual Pedrabranca Futebol Clube) em 2003. No ano seguinte, foi contratado pelo Juventude e, posteriormente pelo Fluminense, onde foi campeão da Copa do Brasil.
Thiago Silva bateu na trave na Libertadores em 2008. (Foto: Reprodução/Fluminense FC)
Éder Militão: Atualmente no Real Madrid, Militão atuou apenas pelo São Paulo no Brasil, em 2017/2018.
Fred: O meia do Manchester United atuou pelo Inter, onde ganhou 2 estaduais.
Bruno Guimarães: Meia que atua no Newscastle, Bruno esteve recentemente no Athletico-PR, onde levantou 1 Sulamericana, 1 Copa do Brasil e 1 estadual. O meia começou a carreira no Audax.
Casemiro: Volante que já tem uma Copa no currículo, está no Manchester United. Sua passagem pelo Brasil foi no São Paulo, onde ganhou 1 Sulamericana.
Fabinho: Revelado pelo Fluminense, não chegou a fazer jogos profissionais no país.
Lucas Paquetá: No Brasil, o meia que atua no West Ham foi do Flamengo, onde fez 95 jogos.
Everton Ribeiro: Mais um da lista que está atualmente no Brasil, Everton Ribeiro já é ídolo do Flamengo, clube onde levantou 2 Libertadores 2 Brasileiros, 3 estaduais e 1 Recopa Sulamericana. Pelo Cruzeiro também ganhou títulos importantes (2 Brasileiros). Além disso o meia também atuou pelo São Caetano, Corinthians e Coritiba.
Antony: Natural de Osasco, Antony joga pelo Ajax. No Brasil atuou pelo São Paulo.
Neymar: Ídolo no Santos, Neymar levantou muitos canecos na baixada. Foram 1 Libertadores, 1 Copa do Brasil, 1 Recopa Sul-Americana e 3 estaduais.
Gabriel Jesus atuando pelo Palmeiras. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Gabriel Jesus: O atacante, que está embalado jogando pelo Arsenal, ganhou 1 Copa do Brasil e 1 Campeonato Brasileiro pelo Palmeiras.
Gabriel Martinelli: Colega de Jesus no Arsenal, Martinelli foi revelado pelo Ituano, único clube brasileiro onde atuou, jogando 34 partidas antes de chamar a atenção do clube inglês.
Richarlison: Jogador do Tottenham, atuou pelo América-MG e Fluminense.
Pedro: Esperança de gols da Seleção, Pedro foi revelado pelo Fluminense e depois partiu para o Flamengo, onde foi campeão da Libertadores e da Copa do Brasil.
Raphinha: Atualmente atuando pelo Barcelona, Raphinha foi revelado pelo Avaí e, antes de atuar como profissional, foi contratado pelo Vitória de Guimarães-POR.
Vinicius Júnior: Atual campeão da Champions pelo Real Madrid, Vini Júnior atuou pelo Flamengo por 69 partidas.
Rodrygo: Campeão da Champions ao lado de Vini, Rodrygo foi revelado e atuou pelo Santos em 79 partidas.
Foto Destaque: Casemiro era desacreditado no São Paulo e virou um dos melhores volantes do mundo. Reprodução/ YASUYOSHI CHIBA/AFP.
O atacante argentino Jonathan Calleri, um dos principais nomes do São Paulo na temporada, desabafou após a derrota desta quarta-feira (08) para o Internacional no Morumbi. Ao final da partida, o público de mais de 19 mil pessoas protestou e vaiou a equipe.
Eles têm toda a razão. Hoje tivemos o que nós merecemos. A temporada foi ruim, precisamos melhorar, e muito, para 2023. Temos que fazer muito mais para permanecer no São Paulo e temos que cobrar nós mesmos para não voltar a fazer um jogo como hoje. Afirmou Calleri.
Com o resultado, o tricolor paulista perdeu uma boa oportunidade de ficar mais perto de uma vaga para a próxima edição da Copa Libertadores, e permanece estacionada com 51 pontos. Faltando uma rodada para o fim do Brasileirão, a briga pela vaga na competição continental segue acirrada, liderada pelo América-MG (42) na sétima colocação, seguida pelo Atlético-MG (42), o São Paulo (41) e o Botafogo (40).
A vaga da Libertadores novamente hoje nos escapou da mão. É um momento difícil, mas como eu já falei, tivemos o que fizemos no campo. As vaias são corretas e todo mundo tem que calar a boca e trabalhar.Não vou usar como desculpa, mas esse é o jogo 76 da temporada. A gente trabalhou o ano todo. Chegamos até a final do paulista e não conseguimos. Chegamos até a semifinal da Copa do Brasil jogando contra o melhor time do Brasil e não conseguimos. Jogamos a final da Copa Sulamericana e não conseguimos. Então como eu falei, as vaias estão corretas. Completou o argentino.
O São Paulo deixou escapar uma grande oportunidade no Morumbi. (Foto: Reprodução/Marcos Ribolli)
O São Paulo encerra sua participação no Brasileirão no próximo domingo (13) às 16h (de Brasília) no Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha) contra o Goiás, equipe que ocupa a décima terceira colocação e segue na busca por uma vaga na Copa Sulamericana.
Foto Destaque: Calleri desabafou após a partida. Reprodução/SportTV
Eleito para um terceiro mandato inédito com 50,9% dos votos válidos, o futuro presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva (PT) viaja hoje (08) à noite para Brasília, para dar início ao processo de transição de governo. Na quarta-feira (09), o presidente eleito fará uma série de reuniões.
Lula se encontrará com o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara dos Deputados, senador Arthur Lira (PP-AL) e com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) viajou pela manhã (09) e deve anunciar alguns dos nomes que integrarão a equipe de transição.
Vale lembrar que, para que a transição ocorra, é necessário um esforço de ambas as partes, ou seja da equipe do presidente eleito e dos representantes do presidente atual. Na última quinta-feira (03) Alckmin se encontrou com Jair Bolsonaro. Segundo o vice de Lula, o encontro foi positivo:
“Foi positivo, o presidente convidou para que fossemos até o seu gabinete e reiterou o que disse o ministro Ciro Nogueira e o ministro General Ramos da disposição do Governo Federal de prestar todas as informações e colaborações para que se tenha uma transição pautada pelo interesse público.”
(Foto: REUTERS/Adriano Machado)
Desde o domingo (30) de eleições até hoje (08), Bolsonaro permaneceu bastante recluso. Foram necessárias mais de 48 horas desde o resultado da votação até que o atual presidente viesse a público se pronunciar. Após o discurso, o candidato derrotado permaneceu em seu “cercadinho”, recebendo poucas visitas.
Lula, por outro lado, além dos compromissos de transição em Brasília, viajará na próxima semana para o Egito. O presidente eleito foi convidado para a Conferência climática COP-27, que ocorre nos dias 16 e 17 em Sharm El Sheik. O convite foi feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo presidente Egípcio Abdul Khalil El-Sisi.
Segundo o site norte-americano Variety, em publicação realizada nesta quinta-feira (27), o ator William Jackson Harper, mais conhecido por seu papel na série cômica “The Good Place” foi confirmado para integrar o elenco de “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”. O personagem que será interpretado pelo ator ainda não foi informado pela Marvel, que optou por guardar segredo.
Harper entra em um elenco de peso, que conta com veteranos do cinema, incluindo Paul Rudd, Evangeline Lilly, Michele Pfeiffer e Michael Douglas, que repetem seus papéis do “Homem-Formiga” de 2015 e do “Homem-Formiga e a Vespa”, de 2018. “Quantumania” terá também a estreia de Kathryn Newton interpretando a agora jovem adulta Cassie Lang, filha do herói Scott Lang (Paul Rudd).
O filme segue a família do Homem-Formiga e seus desafios, que se tornam ainda maiores quando se deparam com o vilão Kang, O Conquistador (Jonathan Majors), uma ameaça que viaja no tempo e reside no universo microscópico do reino de Quantum.
“Quantumania” já tem data de lançamento. (Reprodução/Marvel)
Além de sua atuação em “The Good Place”, série pela qual foi nomeado para o prêmio Emmy de melhor ator coadjuvante de comédia, interpretando o acadêmico Chidi Anagonye, Harper recentemente estrelou a série “The Resort”. Antes disso, havia participado da segunda temporada da série da HBO Max “Love Life”. Outras créditos notáveis do ator são nas séries “The Underground Railroad” de Barry Jenkins e “Jack Ryan”, de Tom Clancy. No cinema, o ator estrelou o longa “We Broke Up”, além de fazer papéis importante em “Dark Waters” e “Midsommar”.
Além de “Quantumania”, Harper participará no filme de ficção cientifica “Landscape with Invisible Hand” de Cory Finley; do ‘spin-off de “Daria, “Jodie”; e da série original Netflix “A Man in Full” de David E. Kelley e Regina King.
O filme chega aos cinemas oficialmente em 17 de fevereiro de 2023.
Foto Destaque: William Jackson Harper deverá integrar elenco de peso. Reprodução/Getty Images.
Nesta quinta-feira (27), o cantor e compositor irlandês Niall Horan anunciou o lançamento de uma nova música em pronunciamento em sua página oficial do Twitter. De acordo com Niall, a faixa deverá sair na virada do ano. O cantor ainda aproveitou para falar sobre a participação em festivais, que deve acontecer com frequência no próximo ano, além do lançamento de seu próximo LP, que deverá ser acontecer em 2023. Além disso, Niall falou sobre o The Voice, onde será o novo membro, integrando a bancada da próxima temporada do programa ao lado de Chance The Rapper, Kelly Clarson e Blake Shelton.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>LOVERS. I GOT NEWS FOR YA <a href=”https://t.co/40w9xoW42g”>pic.twitter.com/40w9xoW42g</a></p>— Niall Horan (@NiallOfficial) <a href=”https://twitter.com/NiallOfficial/status/1585734657118797824?ref_src=twsrc%5Etfw”>October 27, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
“Faz um bom tempo, eu sei disso. Portanto, gostaria de atualizar vocês sobre o que está rolando. Estou de volta, e tenho música nova chegando no ano novo, da qual estou muito orgulhoso! Gostaria de agradecer pela paciência de vocês durante esse processo. Estou gravando o The Voice no momento, vai ao ar no ano que vem e entraremos ao vivo em maio. Tenho também um álbum completo chegando e algo que eu sempre quis fazer, mas nunca tive a oportunidade, que são os festivais, então acho que estaremos anunciando alguns festivais nos próximos dias, semanas e meses, para tocarmos no ano que vem. Não vejo a hora de voltar para a estrada e ver tocar para vocês ao redor do mundo. Mal podemos esperar para encontrar vocês em breve! Amo vocês e nos vemos no ano novo!”, disse o cantor.
O último LP lançado pelo compositor havia sido “Heartbreak Weather”, em 2020. Em 2021, foram produzidos dois singles ao lado da cantora britânica Anne-Marie (“Our Song” e “Everywhere”). O próximo LP será o terceiro álbum de estúdio da carreira de Niall, que conta com ainda conta com “Flicker” (2017). Sua discografia tem também o disco ao vivo “Flicker Featuring The RTÉ Concert Orchestra” (2018).
Foto Destaque: Niall anunciou nova faixa para a virada do ano. Reprodução/Instagram
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que já havia determinado a interdição da Ilha do Retiro na última semana, marcou a data do julgamento dos incidentes ocorridos na partida entre Sport e Vasco no último dia 16 pela 35ª rodada da Série B. Na ocasião, parte ta torcida da equipe pernambucana invadiu o gramado com o intuito de agredir os jogadores e a comissão técnica do Vasco.
Pelos incidentes, a equipe rubro-negra foi denunciada em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (artigos 205, 211 e 213). No total, o Sport pode perder até dez mandos de campo e ser multado em até R$ 300 mil. O clube ainda pode ser declarado o perdedor da partida contra o Vasco pelo placar de 3 a 0. O julgamento ocorre no dia 3 de novembro.
A próxima partida do Leão ocorre na Arena Pernambuco, com portões fechados contra o Operário na sexta-feira (28). Vale lembrar que, conforme a punição preventiva, o clube também não tem direito a torcida fora de casa, não podendo disponibilizar ingressos para o setor visitante.
Ilha do Retiro foi interditada e equipe pernambucana, prejudicada pela parcela de torcedores violentos. (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Declarações polêmicas
Em declaração oficial do Sport sobre o ocorrido na Ilha do Retiro, veiculada através de um vídeo publicado no canal oficial do clube no dia do ocorrido, a diretoria pareceu reconhecer a atitude da parte da torcida do Sport que invadiu o gramado como uma reação natural a uma “agressão” por parte dos jogadores do Vasco. Para o vice-presidente Augusto Carreras, “A provocação partiu do Vasco da Gama, partiu dos atletas, que estão ali em campo para dar o espetáculo. O torcedor pagou para vir ver um jogo de futebol, não para vir ser agredido. Não para vir ver atleta balançando a genitália, não para ver jogador jogando cadeira para cima do torcedor”. Afirmou o dirigente.
Foto Destaque: Parte da torcida do Sport invadiu o gramado para agredir jogadores e comissão do Vasco. Reprodução/Youtube.
Nesta segunda-feira (24) o corregedor-geral eleitoral, Benedito Gonçalves, determinou o monitoramento diário dos perfis do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e André Janones (Avante-RJ). O filho do atual presidente é responsável pela administração das redes sociais de Jair Bolsonaro, além de liderar o marketing digital da campanha. Janones, no que lhe concerne, é o responsável pela publicidade digital da campanha de Luis Inácio Lula da Silva. O objetivo do TSE é observar e comparar o padrão e a frequência em que ocorrem fake news em ambas as trajetórias eleitorais deste segundo turno. Serão elaborados cinco relatórios a partir das análises feitas na semana entre os dias 22 e 29 de outubro.
No atual estágio processual, prepondera a percepção de que o comportamento de André Janones e de Carlos Bolsonaro nas redes possuem muitos aspectos similares, seja no que diz respeito à legítima atividade de organização da militância, seja, por outro lado, na difusão de conteúdos falsos ou gravemente descontextualizados, na persistência do uso de termos-chave para reativar os efeitos dos conteúdos removidos e na estratégia mobilizar seguidores a compartilhar conteúdos para tornar inócua eventual decisão da Justiça Eleitoral, afirmou o ministro.
Faltam apenas quatro dias para o dia da votação. (Foto: Nelson Jr/Ascom/TSE)
Carlos e Janones ainda foram alertados pelo ministro sobre que suas contas poderão ser suspensas caso seja determinado. A punição poderá ser aplicada caso seja comprovado o uso sistemático de fake news, ou seja, a publicação frequente de informações falsas ou descontextualizadas durante o período observado:
Advirta-se os investigados André Janones e Carlos Bolsonaro que, caso se conclua, após análise jurídica de qualquer dos relatórios apresentados pela AEED, que há elementos suficientes para caracterizar a ‘produção sistemática de desinformação’, será determinada, a suspensão dos perfis, contas e canais mantidos pelo responsável em mídias sociais, até as 23h59 do dia 31/10/2022, alertou o ministro.
Foto Destaque: As contas de Carlos e Janones serão monitoradas. Reprodução/Siará.