Filmes de Natal para maratonar com a família

Com a chegada do Natal, vem a recordação de filmes que marcaram essa época do ano, seja pelo seu impacto social, seja pela nostalgia da primeira vez em que aquele filme de Natal foi assistido, ou do rito que a família possuia de assistir a um filme jogado na sala, seja no sofá ou no chão, vivendo aquele momento único com pessoas tão queridas ao seu lado.

Para acompanhar esse momento aconchegante e torná-lo ainda mais especial, confira abaixo uma lista de filmes que pode ser exatamente o que você procura para terminar de forma unida e harmoniosa a noite repleta de brilho e carinho.

Filmes de Natal para maratonar

O Grinch


Pôster do filme “O Grinch” | Reprodução/Instagram/@thepig.journal


Lançado no próximo ao natal dos anos 2000, o filme estadunidense se baseou na obra homônima de Dr. Seuss, lançada em 1957, sendo a primeira vez que um de seus livros virou filme. A obra tornou-se um clássico, sendo relembrada até hoje, sempre sendo apresentada às novas gerações.
Na história, a criatura verde odeia o espírito do Natal, e vive isolado em uma caverna no topo de uma montanha. Mesquinho, o Grinch planeja estragar o Natal Cidade dos Quem, até que se encontra com Cindy Lou Quem, uma criança que, vendo as preparações para o Natal, deseja saber o que é esse tal de Natal e o que ele significa.

Barbie em O Quebra-Nozes


Pôster do filme “Barbie em O Quebra Nozes” | Reprodução/X/@shynedolls


Inspirado no livro de E.T.A. Hoffmann, “O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos” e no balé “O Quebra-Nozes de Tchaikovski, o filme estrelado pela boneca mais famosa do mundo, a Barbie, estreou em outubro de 2001.
A história acompanha o dia de Natal da jovem órfã Clara, após sua tia lhe presentear com um quebra-nozes de madeira que “tem o coração de um príncipe”.

O Estranho Mundo de Jack


Pôster do filme “O Estranho Mundo de Jack” | Reprodução/Instagram/@thepig.journal


A obra de 1993 produzida e coescrita por Tim Burton, clássico do Natal e do stop motion, narra o que acontece quando o Rei do Halloween conhece o Natal e o espírito do Natal, decidindo mudar sua rotina entediante, impactando não somente os moradores da Cidade do Halloween, mas também os da Cidade do Natal.

Esqueceram de Mim


Pôster do filme “Esqueceram de Mim” | Reprodução/Instagram/@thepig.journal


Ícone dos filmes de Natal e da carreira de Macaulay Culkin, “Esqueceram de Mim” marcou os anos 90, e é relembrado sempre com muito carinho e muitas risadas.
Kevin foi deixado para trás quando sua família viajou para comemorar o Natal, e precisa se virar para comer, manter a casa limpa e até mesmo se proteger de ladrões!

Os Fantasmas de Scrooge


Pôster do filme “Os Fantasmas de Scrooge” | Reprodução/Instagram/@newfibra


Adaptação da obra de Charles Dickens, conhecemos o mesquinho patrão Ebenezer Scrooge, que despreza o Natal e todos ao seu redor, mantendo respeito e admirando somente o dinheiro e tudo o que envolve status.
Em sua casa, na noite de Natal, Scrooge recebe a visita de três fantasmas que lhes mostram fatos que ele se recusa a aceitar, fazendo-o refletir sobre as decisões que tomou e continua a tomar, descobrindo se ainda há tempo o suficiente para agir e significado desse evento de todo fim de ano.

Klaus


Pôster do filme “Klaus” | Reprodução/Adoro Cinema


Com 26 indicações, incluindo uma ao Oscar, e 12 vitórias, o filme de 2019 conta a história do fabricante de brinquedos Klaus e o novo carteiro egoísta de Smeerensburg que, após se encontrarem, transformam sua inimizade em uma amizade eletrizante, impactando todos ao seu redor.

Comemoração natalina

Para complementar o clima natalino, seja antes ou depois de assistir a algum dos filmes acima, confira as músicas de Natal que estão no topo das paradas, relembrando clássicos e acrescentando novos hits às suas playlists!

Conheça as músicas de Natal que estão bombando

O clima natalino chegou mais cedo às paradas musicais, com canções temáticas ganhando espaço na Billboard Hot 100 semanas antes do esperado. Além dos clássicos e sucessos atemporais, a temporada também abre espaço para faixas menos conhecidas, que começam a despontar nas playlists e têm potencial para surpreender o público.

Top músicas de Natal da Billboard Hot 100

Como esperado, o top 1 do Billboard Hot 100 é ocupado há 77 semanas por Mariah Carey, com o hit “All I Want For Christmas Is You”. A cantora inclusive participa e “abraça” as brincadeiras dos internautas sobre ela começar a descongelar quando chega a época mais iluminada do ano, pois é quando seu nome sempre é recordado pela música de 1994.


Videoclipe de “All I Want For Christmas Is You” (Vídeo: reprodução/YouTube/MariahCareyVEVO)


Em segundo lugar da parada, Brenda Lee aparece com “Rockin’ Around the Christmas Tree”, lançado em 1958. O clássico está na playlist e na boca do povo bem antes do Natal, estando há 69 semanas no chart da Billboard.


Videoclipe de “Rockin’ Around The Christmas Tree” (Vídeo: reprodução/YouTube/@BrendaLeeVEVO)


Direto dos anos 80, WHAM! ocupa a terceira posição com “Last Christmas”, single de estreia de seu último álbum, “Music From The Edge Of Heaven”, tendo sido o single mais vendido do Reino Unido durante várias décadas.


Videoclipe de “Last Christmas” (Vídeo: reprodução/YouTube/@WhamVEVO)


Na quarta posição, independente da forma como você a conhece, seja pela versão de “Meninas Malvadas”, seja por estar sempre presente nas festas, é impossível não falar de “Jingle Bell Rock” quando falamos do Natal.


Áudio da música “Jingle Bell Rock” (Vídeo: reprodução/YouTube/Bobby Helms – Tema)


Clássico de Bobby Helms, essa música de 1957 não pode faltar em sua playlist natalina, seja para iniciar sua festa com animação ou para deixar uma música de fundo enquanto a família conversa.

Hits contemporâneos

Ariana Grande ocupa o quinto lugar da Billboard Hot 100 com “Santa Tell Me”, já no início de uma era com hits de Natal mais contemporâneos, como “Underneath The Tree” de Kelly Clarkson.


Videoclipe de “Cozy Little Christmas”  (Vídeo: reprodução/YouTube/KatyPerryVEVO)


Ainda que não tão conhecidas e lembradas de primeira, há outras canções que podem compor sua playlist, como “Presente de Natal” de João Gilberto, “Run Rudolph Run” de Chuck Berry, “Merry Christmas Baby” de Elvis Presley e “Cozy Little Christmas” da diva pop Katy Perry.

Atualização do Google Maps informa onde seu carro está estacionado

O gerente sênior de produtos do Google Maps, Rio Akasaka, anunciou na semana passada uma nova função do aplicativo, que lembrará ao motorista onde seu veículo está estacionado. Desde o anúncio, o recurso grava automaticamente o local do estacionamento, exibindo no mapa um ícone personalizado do automóvel.

Atualização do Google Maps

Para que a função funcione no celular, é preciso que ele esteja conectado ao carro via USB, bluetooth ou CarPlay, detectando assim quando o veículo é desligado e a viagem é encerrada, para então marcar no mapa onde ele está. É possível acessar a localização do estacionamento por até dois dias.


Gerente sênior do Google Maps demonstra nova função (Foto: reprodução/LinkedIn/Rio Akasaka)


Akasaka espera que os usuários fiquem contentes com a nova atualização, como disse na postagem do LinkedIn do anúncio, desejando que eles sorriam ao abrir o aplicativo e verem onde seu carro está, sem precisar mais procurar durante longos minutos ou se perder tentando encontrá-lo.

Até o momento, somente no sistema iOS (iPhones e iPads) é possível personalizar o ícone do automóvel e salvar onde ele está estacionado automaticamente. Para os dispositivos Android, o local do estacionamento deve ser salvo manualmente.

Novos recursos com IA

Com a expansão do aplicativo e necessidade dos usuários, a Google vem trazendo inúmeras atualizações para auxiliá-los, como a sugestão de roteiros através de Inteligência Artificial generativa, para uma busca mais efetiva sobre lugares para se visitar em um dia de chuva, por exemplo.

Por enquanto disponível somente nos Estados Unidos, e para um pequeno grupo como teste, a ideia é que mais de 250 milhões de lugares sejam averiguados junto a comentários de mais de 300 milhões de usuários, a fim de elaborar sugestões completas sobre locais a serem visitados.

Criado em 2005 e lançado em 2007, o Google Maps é utilizado por mais de um bilhão de pessoas todos os meses, não somente para se localizar ou planejar rotas, mas também para salvar caminhos offline, buscar locais necessários por perto — como farmácias — e explorar locais com a função Street View.

Segundo eclipse solar do ano acontece neste domingo

O segundo e último eclipse solar deste ano ocorrerá hoje (21), no penúltimo domingo do mês, a partir das 14h30, no horário de Brasília. Entretanto, sua visão será parcial, não podendo ser visto totalmente de nenhum lugar do mundo.

O fenômeno poderá ser visto parcialmente da Nova Zelândia, costa leste da Austrália, além de algumas ilhas do Pacífico e certas partes da Antártica, não sendo visível do Brasil.

Ainda assim, será possível acompanhar a transmissão ao vivo pelo YouTube, através pelo canal do portal “Time and Date”.

Último eclipse solar do ano

O eclipse solar parcial de hoje (21), o último do ano, acontece quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, cobrindo uma parte do astro com sua sombra, o que parece uma “mordida” no Sol.

Este fenômeno pode ser dividido em três partes: o Início, quando a Lua se move sobre o disco solar; o Máximo, quando o eclipse atinge seu ápice; e o Fim, quando a Lua segue seu fluxo, deixando de cobrir o Sol.

Tipos de eclipse

Um dos tipos e eclipse solar é o anular, também conhecido como “eclipse anelar” ou “eclipse em anel”, que acontece quando o diâmetro que vemos da Lua é menor que o do Sol, transformando o Sol em um grande anel ao redor.

É previsto que em 2027 ocorra este tipo de eclipse, o qual poderá ser visto inclusive do Brasil.


Eclipse solar anular previsto para 2027 poderá ser visível por todo o Brasil (Vídeo: Reprodução/X/@astronomiaum)

O eclipse total do Sol acontece quando os três corpos celestes, Lua, Sol e Terra, ficam em uma linha reta perfeita, fazendo com que a Lua bloqueie quase todos os raios solares que chegariam em nosso planeta. Assim, por alguns minutos, o dia vira noite.

No eclipse solar parcial, o alinhamento dos três corpos celestes não é perfeito, pois a parte central da sombra da Lua não atinge nosso planeta, tornando a visão parcial.

Segundo a Nasa, esse tipo de eclipse acontece pelo menos duas vezes no ano em algum lugar da Terra, enquanto que o eclipse total acontece a cada 18 meses, sendo difícil de acontecerem no mesmo local.

Katy Perry se declara para fãs brasileiros após fim de turnê

Nesta semana, o País recebeu a visita da cantora Katy Perry em três estados diferentes, como parte da “The Lifetimes Tour”. Com o encerramento do show desta sexta-feira (19), a californiana se despediu dos fãs através de suas redes sociais, agradecendo o carinho e amor que sempre recebe dos KatyCats brasileiros, ansiosa para retornar.

Katy Perry no Brasil

A cantora retornou para o Brasil para participar do festival The Town no sábado (13), como parte de sua quinta turnê mundial, “The Lifetimes Tour”, prosseguindo para dois shows solos em Curitiba, na terça-feira (16), e em Brasília, na sexta-feira (19).

Perry foi o que mais brilhou no palco grande, mesmo quando os efeitos especiais surgiam para dar ainda mais efeito na história da apresentação, mostrando seu talento em prender a atenção do público em um show descrito como memorável que energizou e emocionou quem estava presente.

No show de São Paulo, no The Town, o fã André subiu ao palco junto da cantora, em um momento fofo, com “The One That Got Away” tocando em seguida, como um pedido do fã. Em Curitiba, Christian foi o escolhido pela cantora, cantando “Only Love” juntos em homenagem à mãe dele. E em Brasília, a fã Rebeca pediu que “Wonder” fosse a música por Katy para cantarem juntas.

Os momentos com os fãs foram relembrados pela compositora, que postou em suas redes sociais fotos de sua turnê antes do show de Brasília, inclusive com o fã André, dizendo estar “cheia de alegria e de variedades de empanadas”, além de ter se declarado aos fãs, falando que, quando diz que os ama, ela realmente quer dizer isso.


Katy Perry faz ode para fãs brasileiros, com encerramento da turnê na América Latina (Foto: reprodução/X/@katyperry)

The Lifetimes Tour

A quinta turnê mundial de Katy Perry foi anunciada em abril deste ano, promovendo seu sexto álbum de estúdio, “143”. Com 91 shows, a turnê começou em 23 de abril na cidade do México, na Arena CDMX, com previsão para término em 7 de dezembro, nos Emirados Árabes Unidos.

A história do show nos mostra um mundo similar com um videogame, onde Perry, meio-máquina e meio-humana, precisa lutar contra a Inteligência Artificial, chamada de Mainframe na história. Assim, durante o show vemos uma batalha com sabres de luz e Katy em cima de criaturas metálicas.

O setlist acompanha a história, dividido em quatro níveis e meio, além de duas canções surpresas. No primeiro nível, Katy anima o público com “Artificial” e “Dark Horse”, em uma mistura orgânica do novo disco com seus antecessores e seus hits mais conhecidos, como “Teenage Dream” e “California Gurls”.

O show é encerrado ao som de “Firework”, com inúmeras borboletas sendo jogadas ao público, em uma batida animada e esperançosa, com a energia que somente Katy consegue dar para o público.

Fernanda Lima fala sobre cuidado com os filhos nas redes sociais

Com uma agenda mais tranquila, a apresentadora Fernanda Lima falou sobre o cuidado que toma com seus filhos a respeito da exposição nas redes sociais, em entrevista exclusiva para a revista “Quem”.

Sua agenda ficou mais tranquila e vazia para a criação da caçula de 5 anos, do que quando estava criando seus gêmeos de 17 anos, com mais obrigações profissionais, devido sua agenda cheia e apertada.

Fernanda Lima sobre redes sociais e adolescentes

Com a diferença de idade dos filhos e com constante mudança do ambiente virtual, Fernanda comentou sobre a gravidade da exposição de adolescentes e crianças nas redes sociais, bem como o acesso a conteúdos que podem ser danosos.

A apresentadora disse que seus filhos não tiveram a noção de perigo das redes sociais entre os 12 e 13 anos, pois conseguiu protegê-los e deixá-los longe desse ambiente que pode ser tão danoso.

Com o crescimento da caçula Maria Manoela, Fernanda acredita que precisará ser ainda mais cuidadosa, pois as redes sociais e a internet passam por uma “progressão geométrica” que a cada dia ficará pior, se tornando “cada vez mais perigoso e mais ameaçador”, fazendo com que a proteção seja mais que necessária.

Além disso, o cuidado com o crescimento de Maria se dá também pelo mundo machista em que vivemos, fazendo com que as meninas tenham ainda mais cuidado hoje em dia que oprime e abusa das mulheres, e a atenção que teve com os gêmeos Francisco e João precisará ser redobrada.


Lei é sancionada para proteção de crianças e adolescentes quanto adultização nas redes sociais (Foto: Reprodução/X/@SenadoFederal)

Criação de adolescentes hoje

O fato de seu marido, Rodrigo Hilbert, ter um pensamento similar com o seu facilita a criação dos filhos, visto os valores compartilhados e não haver atritos quanto à educação por divergências.

Fernanda comentou sobre falar a respeito da adolescência com inúmeros profissionais, e a relevância da pauta é notória quando se vê as diversas experiências compartilhadas por pessoas públicas e anônimas, além da discussão do tema na televisão.

A apresentadora comentou que, conversando com os filhos e se atentando às suas necessidades, é possível evitar que grandes problemas ocorram, o que ajuda não somente o adolescente, mas também a preocupação dos responsáveis quanto às possíveis problemáticas das redes sociais para os jovens.

Emocionado, Di Ferrero encanta público em show no The Town

Nesta sexta-feira (12), São Paulo recebeu o cantor Di Ferrero, vocalista da banda NX Zero, para abrir os shows no palco The One do festival The Town. Em um mix de sucessos da banda, solo e de demais célebres artistas, ao final da apresentação, o compositor se emocionou, deixando as lágrimas escorrerem livremente.

Di Ferrero no The Town

No mesmo dia de apresentação do grupo Backstreet Boys, Di apresentou ao público sua versão de “Bye Bye Bye” do NSYNC. Com a vibe emo de sua banda, ele também cantou um mashup das músicas “Até Que Durou” de Péricles, mostrando uma versão rock, e “Misery Business” do Paramore.


Di Ferrero faz mashup de Péricles e Paramore no The Town (Vídeo: reprodução/X/@multishow)

Ainda focando nos anos 2000, ele foi para o pop, apresentando o hit “Toxic” de Britney Spears, e fazendo a nostalgia bater na porta de quem acompanhava o show, com a apresentação de clássicos de sua carreira, como “Razões e Emoções”, “Não é Normal” e “Só Rezo”, com a plateia gravando o momento.

Antes de cantar “Cedo ou Tarde”, o músico fez um breve discurso emocionado sobre saudade, homenageando a canção para todos que sentem falta de alguém, seja os que nos deixaram ou que continuam entre nós, mas que a vida acabou separando, sendo ovacionado pela plateia.

Nova fase musical

O show “The Hard Pop Party”, como Di Ferrero chamou seu show, mostrou de forma clara para o público a proximidade do músico com o pop e batidas mais dançantes, algo que vem realizando desde 2018, mas ainda mantendo a raiz emo da NX Zero, que surgiu em 2004.

Di foi acompanhado por três metais, duas metais, contrabaixo, bateria e dois backing vocals cantando consigo. Ele apresentou hits solos, como sua música mais recente, “Além do Fim”, ensinando o público como cantar e lhe acompanhar. Além das músicas de Britney, NSYNC, Péricles e Paramore, Di homenageou Chorão, ex-vocalista da banda icônica de rock, Charlie Brown Jr.

Mariah Carey atende fãs no Fasano em São Paulo

Na tarde desta quinta-feira (11), a cantora Mariah Carey atendeu os fãs que a aguardavam na entrada do Hotel Fasano, em São Paulo, onde deu autógrafos. Ela está na cidade para seu show no festival The Town, neste sábado (13), no palco Skyline. Um dos shows principais deste final de semana do evento, Mariah foi conhecer os fãs vestindo um casaco de couro preto e óculos escuros, com um sorriso que nunca deixou seu rosto.

Na internet, os fãs que tiveram a chance de conhecê-la comemoram a oportunidade, falando o quão inesquecível foi ver a diva de perto, bem como sua recepção calorosa.

Mariah Carey no Brasil

A cantora visitou o país pela primeira em 1999, e desde então voltou outras vezes, como no ano passado, quando foi uma das atrações do Rock in Rio.

Este ano, Mariah retorna não apenas para o The Town, mas também para o Amazônia Live – Hoje e Sempre, em Belém, no Pará, voltado para a celebração da floresta com música, cultura e consciência ambiental. O palco folha terá o formato de uma vitória-régia e contará com apresentações focada na glorificação e louvor da força amazônica e sua arte plural.

Joelma realizará a abertura do evento, convidando para o palco Gaby Amarantos, Dona Onete e Zaynara, representantes notáveis da música do Pará. Mariah tomará conta do palco em seguida.


Mariah Carey recepciona fãs em São Paulo (Vídeo: reprodução/X/@MariahNow)

Show no The Town

Às 23h15 do sábado, o principal palco do The Town recebe a cantora após Jessie J, Ivete Sangalo e Lionel Richie terem animado o público e lhes feito dançar o dia inteiro. No ano passado ela encantou o público com sua apresentação no Rock in Rio, cantando hits e clássicos que emocionaram o público com seu talento único.

Os fãs aguardam o show de Mariah ansiosamente, visto o trabalho único, detalhista e perfeccionista da estadunidense com uma carreira de quase quatro décadas, que encanta a todos por onde passa com suas turnês e presença em festivais.

Vereadores de BH aprovam que Moraes se torne “persona non grata”

Nesta segunda-feira (08), a Câmara Municipal de Belo Horizonte acatou a moção da proposta encaminhada pelo vereador Pablo Almeida (PL-MG), para que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, seja declarado “persona non grata”.

Moraes como “persona non grata”

A proposta para a declaração do ministro na capital de Minas Gerais significa que Moraes é indesejado, não agradável e que não é bem-vindo, conforme tradução do latim do termo. A decisão de Pablo foi fundamentada a partir das sanções contra o ministro proporcionadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O vereador também comentou sobre o gesto de Alexandre de Moraes durante uma vitória do Corinthians em Itaquera, que ele considera um “fato inaceitável” e uma ação de provocação e deboche após a torcida vaiar.

Durante a votação simbólica, a medida foi aprovada após a maioria dos vereadores ter sido favorável com a proposta de Pablo Almeida. Os parlamentares do PT e do PSOL que estavam presentes na sessão, foram contra.

O vereador Pedro Patrus, do PT, disse que esse tipo de moção não deve ser utilizada por conta de um capricho político ou para perseguir determinadas autoridades da República.

Uma preposição oposta foi sugerida pelo vereador Pedro Rousseff (PT), a fim de demonstrar o apoio da Câmara mediante ao decreto de Moraes para que o ex-presidente Jair Bolsonaro cumpra prisão domiciliar. No entanto, seu levantamento foi negado.

Alexandre de Moraes

O ministro é relator do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro, assim como outros réus pelo crime de tentativa de golpe de Estado, após o resultado das eleições de 2022. O terceiro dia do julgamento ocorreu nesta terça-feira (09), com votos dos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino para que Bolsonaro seja preso mediante seus planos golpistas contra o povo brasileiro.


Alexandre de Moraes vota a favor da condenação de Jair Bolsonaro (Vídeo: reprodução/X/@ErikakHilton)

Na continuação do julgamento que ocorreu hoje, Moraes votou pasra que todos os réus sejam condenados, enquanto Dino, deve haver uma divergência na condenação de Augusto Heleno (ex-chefe do GSI), Alexandre Ramagem (ex-diretor da Abin) e Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa), pois seus níveis de culpa são diferentes.

O ministro Luiz Fux interrompeu Moraes duas vezes na sessão, em discordância com suas decisões, antes de falar seu voto, que será divulgado nesta quarta-feira (10).

Supercomputador com chips da NVIDIA é divulgado pela Alemanha

Nesta sexta-feira (05), o chanceler alemão Friedrich Merz inaugurou o quarto supercomputador mais rápido do mundo, contendo chips da empresa norte-americana NVIDIA, que auxiliará a Europa a ter um alcance de Inteligência Artificial similar a da China e dos Estados Unidos, líderes da tecnologia.

Divulgação do supercomputador da Alemanha

O supercomputador Jupiter foi instalado no Centro de Pesquisa de Juelich, no oeste da Alemanha, onde Merz declarou que este é um projeto pioneiro europeu histórico, sendo o primeiro supercomputador europeu da classe Exascale, sendo capaz de fazer 1 quintilhão (1 seguido por 18 zeros) de cálculos por segundo.

A máquina foi montada no Centro de Pesquisa pelo Atos, um grupo francês de tecnologia, e pela ParTec, empresa de supercomputação modular alemã.


NVIDIA fala sobre participação no projeto do supercomputador alemão Jupiter (Foto: reprodução/X/@NVIDIAEU)

Segundo o chanceler, apesar da dominância chinesa e estadunidense no cenário da IA, a Alemanha e a Europa possuem uma ótima oportunidade de “recuperar o atraso” caso se mantenham firmes em seu propósito e nos projetos seguintes.

O chefe da associação de negócios digitais Bitkom, Ralf Wintergerst, afirmou que o Jupiter será responsável por inserir a Alemanha na dianteira da computação global de alto desempenho, além de aprimorar as condições para o desenvolvimento de Inteligência Artificial. Além disso, o equipamento será criado com menos burocracia para startups e empresas já estabelecidas.

Uso das máquinas ultra potentes

Diferente de um computador padrão, que estamos acostumados a ver e utilizar quase todos os dias, um supercomputador possui uma capacidade para de processamento e uma memória imensa, além de resolverem cálculos avançados e processar algoritmos de equações matemáticas complexas com um extenso volume de dados.

Seu uso é normalmente para pesquisas específicas, quando há a necessidade de processar inúmeros dados em um curto período, bem como calcular.

A Petrobras, por exemplo, possui supercomputadores como Atlas, Dragão, Fênix e Pégaso, com o intuito de elevar a produção de óleo e gás, processando os dados geofísicos utilizados na exploração, e também no aumento da precisão em determinadas atividades, como a perfuração de poços de petróleo.