LDU vence o Fluminense na Recopa Sul-Americana; segundo jogo será no Maracanã

A final de torneios continentais sul-americanos mais repetida no século, teve como primeiro capítulo do confronto desta quinta-feira (22), no estádio Casablanca em Quito no Equador a vitória da LDU por 1×0 sobre o Fluminense. A decisão da Recopa Sul-Americana foi uma reedição da força dos equatorianos em sua casa e a entrega tricolor na altitude.

Como nas finais da Libertadores de 2008 e da Sul-Americana de 2009, o Fluminense saiu atrás no confronto contra o seu maior rival no continente. Contudo o sentimento tricolor é de ter feito um bom resultado, visto que nas últimas vezes saiu derrotado sob goleadas de 4×2 e 5×1. A partida na altitude de Quito botou a prova o folego tricolor, que vestiu a alcunha de guerreiros entregando o seu máximo a cada jogada. A LDU foi superior a partida inteira, chegando a finalizar 16 vezes contra apenas cinco do Fluminense.

Início do confronto

A partida começou com os altos e baixos do estilo tricolor, aos três minutos, Thiago Santos recuou mal para Fábio, que tirou a bola com um carrinho na linha do gol, sobrando para Jhojan Julio dominar mal e a defesa afastar. Contudo momentos depois, Marcelo acertou um grande lançamento para German Cano que foi tocado e caiu na área. Após auxílio do VAR o pênalti não foi assinalado e o jogo seguiu.


Erro de saída do Fluminense. (Vídeo: reprodução/Instagram/@conmebolrecopa)


A partir desse momento a LDU dominou o jogo. Repetindo a estratégia das últimas finais, os equatorianos arriscavam chutes de média e longa distância, e lançamentos em contra-ataques nas costas dos laterais tricolores. Aos 12 minutos Marcelo sentiu o tendão do pé, e foi substituído preventivamente, para não agravar a lesão, Diogo Barbosa entrou em seu lugar. Sem o talento da lenda do Real Madrid, o Fluminense ganhava com o físico, e a velocidade do ex-gremista.

Bombardeio equatoriano

Conforme o tempo passava, o gás tricolor diminuía e a LDU crescia. Oscar Zambrano acertou uma bomba na lateral da rede, enganando torcedores do estádio. Com a altitude, a bola ganhava mais velocidade e chegavam com perigo ao gol do Fábio, pela menor resistência do ar rarefeito de Quito. A equipe de Fernando Diniz conseguia criar jogadas, mas não conseguia finalizar, enquanto a LDU chegava com perigo em chutes de Gonzalez e de Piovi por duas vezes.

Entretanto os lances mais perigosos dos equatorianos saíram em uma jogada rápida pelo lado direito, em que Estupiñán cruzou para o corte de Fábio, que deixou a bola escapulir e sobrar para Gonzalez finalizar para fora. E em cobrança de escanteio de Piovi, o meia tentou surpreender o goleiro e tentou marcar um gol olímpico, que foi salvo por Guga em cima da linha.


Tentativa de gol olímpico de Piovi. (Vídeo: reprodução/Instagram/@conmebolrecopa)


Garra tricolor

Já na segunda etapa a aposta dos equatorianos se alternavam entre chutes e cruzamentos, testando a defesa tricolor que se manteve segura a maior parte da partida, não permitindo finalizações de qualidade, e fazendo diversos bloqueios. Ao todo foram oito finalizações bloqueadas. A melhor chance dos cariocas, foi em chute de Lima no travessão, em jogada com Douglas Costa e Martinelli.

Desfecho repetido

Contudo, o já castigado físico tricolor, era posto a prova a cada cruzamento. Nos acréscimos da partida, Piovi cruza em direção ao gol e encontra Arce livre na pequena área para marcar, a priori o árbitro da partida, Andrés Rojas, marcou uma posição irregular do atacante, mas com auxílio da tecnologia o gol foi validado.


Lance do gol de Arce para a LDU visto da linha de fundo. (Vídeo: reprodução/Instagram/@conmebolrecopa)


O segundo capítulo entre Fluminense e LDU acontecerá no Maracanã na próxima quinta-feira (29) às 21h30, o tricolor precisará vencer por dois gols de diferença para poder conquistar o título da Recopa, em caso de vitória por apenas um gol, a partida irá para os pênaltis. Contudo, a equipe de Diniz ainda terá o clássico contra o Flamengo no domingo (25), que pode decidir o campeão da Taça Guanabara.

Em jogo polêmico, Fluminense e Vasco empatam pelo Campeonato Carioca

Fluminense e Vasco empataram por 0x0 em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Carioca 2023. O clássico foi quente, contudo, a polêmica arbitragem de Bruno Mota Corrêa tomou o holofote e irritou os mais de 45 mil torcedores presentes no Maracanã.

O jogo começou movimentado com a equipe cruzmaltina tomando conta das ações da partida. A melhor oportunidade da equipe da colina, surgiu em cruzamento de Payet para a finalização de Léo na trave. Já o Fluminense teve a chance de abrir o marcador com John Árias. Renato Augusto carregou pelo meio, finalizou na mão de Medel, e sobrou para o Colombiano chutar para grande defesa de Léo Jardim. O lance foi motivo de reclamação por parte dos tricolores, que pediam pênalti.


Entrada dos jogadores no clássico Fluminense x Vasco. (vídeo: reprodução/Instagram/@fluminensefc)


Ao final da primeira etapa o árbitro Bruno Corrêa, deu uma amostra do que seria o o restante do confronto. Payet se preparava para cobrar escanteio, quando o juiz começou a repreender o famoso agarra-agarra na área. Após longa conversa com os jogadores, o francês cobrou o tiro de canto e instantaneamente o árbitro assinalou falta para o tricolor. Contudo, o lance foi para o VAR checar um possível pênalti para o Vasco, confundido os torcedores e jogadores que não conseguiam distinguir se a etapa tinha acabado ou não.

Segunda etapa

No começo do segundo tempo, Paulo Henrique deu grande lançamento para David sair cara a cara com Fábio e estufar as redes do Maracanã. O VAR novamente entrou em ação e confirmou o impedimento marcado pelo bandeira. Poucos minutos depois, o árbitro paralisou partida e correu em direção ao banco de reservas do Fluminense e expulsou o técnico Fernando Diniz, por reclamação a beira do gramado.

Aos 20 minutos, Árias chega forte em Matheus Carvalho e inicia a sequência de atitudes controversas do árbitro. Seis cartões foram atribuídos aos atletas de ambas as equipes, entregando cartões amarelos para Ganso, André, Vegetti e João Victor, além de expulsar Medel e Thiago Santos. A partida foi ficou paralisada por cerca de cinco minutos e logo foi interrompida de novo para a parada técnica que deu uma esfriada nos ânimos.


Nota de repúdio à arbitragem de Bruno Mota Corrêa. (foto: reprodução/Instagram/@vascodagama)


Apesas das paralisações exageradas do árbitro, o Vasco conseguiu apresentar momentos de perigo nos pivôs feitos por Vegetti, para as investidas de David mas que não surtiram efeito. Ao final da partida, Vegetti ganhou a disputa com Felipe Andrade pelo alto, mas foi anulado por conta de falta no defensor tricolor.


Fizemos tudo para vencer. Um gol legítimo, um pênalti que o VAR não chamou, outro gol legítimo meu. Uma arbitragem como essa mancha um torneio tão lindo como o Carioca, de muito prestígio, com clubes muito grandes. Hoje nos tiraram uma vitória, fizemos uma grande partida contra um grande rival, mas qualquer coisa que fizéssemos hoje seria impossível ganhar. Lamentável, um desastre”

Pablo Vegetti, atacante do Vasco da Gama

Protestos contra a arbitragem

As vaias para a arbitragem eram constantes e cantos de protestos foram entoados por todos os setores do Maracanã, e marcou negativamente um clássico que prometia ser o mais equilibrado dos últimos anos.

Com esse empate o Fluminense continua como líder da primeira fase do Campeonato Carioca, entretanto pode ser ultrapassado pelo Flamengo, caso o rubro negro vença o Bangu em Sergipe. Já o Vasco se encontra em situação delicada, fora da zona de classificação do carioca, o cruzmaltino precisa pontuar e torcer para que Nova Iguaçu e Botafogo tropecem.

Seleção Brasileira perde para Argentina e está fora dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

O torneio Pré-olímpico terminou e o Brasil está fora da briga do terceiro ouro olímpico seguido. Com um futebol que não encantou em nenhuma partida do torneio, a Seleção Brasileira deixa a competição com um sentimento de vergonha. O resultado em si não foi dos piores, visto que apenas duas vagas estavam em disputa, e chegou até a última partida disputando a vaga com a Argentina.

O grupo brasileiro chegou ao torneio com uma equipe badalada e com jogadores que são destaques em suas equipes. Atletas como Endrick, líder palmeirense na arrancada para o título brasileiro, John Kennedy, autor de gols importantes na fase de mata-mata da Libertadores, Gabriel Pec e Maurício, titulares importantes de Vasco e Internacional, além de jogadores que começam a brilhar fora do território brasileiro, como Andrey Santos, formam a esperança de mudança para o futuro do futebol brasileiro, que vem em baixa nas últimas décadas.


Placar da partida em post da CBF. (Foto: reprodução/Instagram/@cbf_futebol)


Derrota para a Argentina

A partida contra a Argentina mostra não só a fragilidade dos jogadores, mas sim a deu seu treinador. Ramon Menezes não conseguiu fazer a equipe brasileira apresentar um bom futebol. Com um meio campo nada criativo e um ataque ultra dependente de Endrick e John Kennedy, o Brasil sofreu para ganhar as partidas contra Bolívia e Equador, na primeira fase, e no quadrangular final, venceu apenas da Venezuela.

A fragilidade tática da equipe se mostrou nítida, ao ver a escalação contra a Argentina, em que Ramon decidiu mudar a formação com dois atacantes, que atuou em todas a partidas da competição, e colocando Guilherme Biro no lugar de John Kennedy. Contudo, a mudança na formação, não mudou o desempenho de uma equipe pouco criativa e superdependente de seus atacantes.

Os argentinos tomaram conta da partida, e pouco sofreram com o ataque brasileiro, a entrada de John Kennedy, deu lampejos de ofensividade em suas jogadas individuais. Entretanto, a defesa brasileira fez uma boa partida, apesar do gol marcado por Luciano Gondou, e sofreu lances de perigo apenas em jogadas de bola parada.

Momento ruim da seleção brasileira

Esse vexame não é um caso isolado no momento da Seleção Brasileira, Galvão Bueno, no canal GB, analisou como o pior momento da história da Seleção Brasileira, visto que a seleção principal vive o seu pior momento nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, a equipe feminina foi eliminada na fase de grupos da última Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023 e a seleção sub-20 que foi eliminada do mundial pra Israel.

Brasil enfrentará a Venezuela na segunda rodada da fase final do Torneio Pré-Olímpico

A seleção brasileira voltará a campo para a segunda partida da fase final do Torneio Pré-Olímpico, a partida será contra a Venezuela, que derrotou o Brasil por 3×1 na fase inicial da competição. Sob pressão, a equipe de Ramon Menezes precisa vencer o confronto no Estádio Nacional Brígido Iriarte para manter a caminhada rumo aos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A partida será realizada às 20h e terá a transmissão do Sportv e do Globoplay.

Vindo de uma derrota frustrante para o Paraguai, a equipe de Ramon Menezes chega pressionada. As vitórias contra a Venezuela e a Argentina garantem a classificação brasileira, contudo, o que preocupa é o desempenho brasileiro que não conseguiu alcançar os padrões excelência que o torcedor imagina de uma equipe com tantas promessas como Endrick, John Kennedy, Andrey Santos, Maurício e Alexsander.


Assista aos melhores momentos de Brasil 0 x 1 Paraguai. (Vídeo: reprodução/YouTube/GE)

Os donos da casa, por sua vez, vêm de empate com a Argentina e sonham em derrotar a canarinho novamente, em caso de vitória paraguaia em cima dos argentinos, a Venezuela já garantiria a sua vaga para os jogos. Na fase inicial, Segovia foi a estrela da partida entre a anfitriã e a seleção brasileira marcando dois gols.


Assista aos melhores momentos de Argentina 2 x 2 Venezuela. (Vídeo: reprodução/YouTube/GE)

Brasil

Ramon Menezes prega tranquilidade para o confronto, visto que a seleção depende apenas dela mesma para conseguir a vaga para a competição de verão. O treinador acredita que a equipe deve controlar as ações da partida e manter o equilíbrio da equipe, portanto, deve repetir a escalação que vem atuando nas últimas partidas.

Provável escalação: Mycael; Khellven, Arthur Chaves, Lucas Fasson e Rikelme; Bruno Gomes, Andrey Santos e Alexsander; Maurício, John Kennedy e Endrick.

Venezuela

Já Ricardo Valiño quer manter a boa dinâmica que a equipe teve nos confrontos até aqui, a seleção venezuelana ainda não foi derrotada e tem 2 vitórias e 3 empates na até agora.

Provável escalação: Samuel Rodríguez; Rafael Uzcátegui, Carlos Vivas, Andrés Ferro, Renné Rivas; Carlos Faya, Emerson Ruiz; David Martínez, Telasco Segovia, Matías Lacava y Kevin Kelsy.

Seleção brasileira enfrentará o Paraguai em seu primeiro jogo na fase final do Torneio Pré-olímpico

A seleção brasileira fará seu primeiro jogo na fase final do torneio Pré-olímpico, contra o Paraguai, nesta segunda-feira (05), às 17h no Estádio Brigido Iriarte. Nesta fase da competição, todas as equipes irão se enfrentar em busca de duas vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. As outras seleções que compõem o quadrangular final são a Argentina, líder do grupo B, e a anfitriã Venezuela.

O Brasil vem de uma derrota acachapante, com os seus reservas, para a Venezuela por 3×1, e precisa virar a página para enfrentar o Paraguai. A vitória nesse primeiro confronto é fundamental para a caminhada do terceiro ouro seguido.


Assista aos melhores momentos de Brasil 2 x 1 Equador. (Vídeo: reprodução/YouTube/GE)

A seleção paraguaia foi segunda colocada do Grupo B, que contava com Argentina, Chile, Peru e Uruguai.  Os paraguaios venceram as suas partidas contra o Uruguai por 4×3, e do Peru por 1×0, empataram em sua estreia contra a Argentina por 1×1, e já classificados, foram derrotados pelo Chile por 2×1.


Assista aos melhores momentos de Paraguai 4 x 3 Uruguai. (Vídeo: reprodução/YouTube/GE)

Brasil

Ramon Menezes deve mandar a campo o mesmo time que enfrentou o Equador. O grande desfalque do Brasil é o zagueiro Michel, que vinha sendo o destaque defensivo na competição. O jogador do Palmeiras se lesionou contra a Colômbia e foi cortado, para o seu lugar, Lucas Fasson tem sido a escolha de Ramon.

Provável escalação: Mycael; Khellven, Arthur Chaves, Lucas Fasson e Rikelme; Andrey Santos, Marlon Gomes e Alexsander; Maurício, John Kennedy e Endrick.

Paraguai

O treinador Carlos Saguier busca repetir o feito de 2004, quando o Paraguai venceu a seleção brasileira de Robinho e Diego, e se classificaram para os Jogos Olímpicos de Atenas 2004.

Provável escalação: Ángel González; Alan Núñez, Gilberto Flores, Ronaldo Dejesús e Alexis Cantero; Wilder Viera, Diego Gómez, Fabrizio Peralta e Marcelo Fernández, Enso González e Marcelo Pérez.

A partida terá a transmissão do Sportv e do Globoplay.

Brasil perde por 3×1 para a Venezuela no torneio Pré-olímpico

A seleção brasileira perdeu a invencibilidade no Torneio Pré-olímpicona derrota para a Venezuela por 3×1, nesta quinta-feira (01), no Estádio Nacional Brígido Iriarte. Apenas cumprindo tabela, Ramon Menezes mandou a campo uma equipe alternativa. John Kennedy e Andrey Santos foram poupados e não chegaram a entrar, enquanto Endrick e Alexsander entraram ao longo do jogo.

A partida foi de amplo domínio da seleção venezuelana, as boas jogadas de Telasco Segovia e Jovanny Bolívar lideraram os donos da casa para uma vitória memorável contra uma das melhores gerações mais promissoras da seleção brasileira. O primeiro tempo terminou com 2×0 no placar para Venezuela, Segovia dominou as ações ofensivas da equipe e marcou nos dois primeiros tempos, sendo o primeiro em uma bola roubada por Segovia, tabelou rápido com Martínez, que devolveu de letra, para o gol do camisa 8. O segundo surgiu em lançamento de Renné Rivas para Segovia, que dominou a bola, tirou Rickelme do lance, e acertou um belo chute rasteiro no canto direito do goleiro Matheus Donelli.


Segundo gol de Segovia pela Venezuela contra o Brasil (Vídeo: reprodução/Instagram/@sportv)


Segundo Tempo

No intervalo, Ramon Menezes substituiu Maurício e Marquinhos por Endrck e Marlon Gomes. A equipe melhorou, mas não o suficiente, já que aos 10 minutos os venezuelanos marcaram o terceiro. Lacava recebeu bom passe pelo lado esquerdo, levou até o fundo e cruzou para Bolívar, contudo Rickelme antecipou o cruzamento, tentou cortar e acabou marcando contra o próprio gol. As entradas de Alexsander e Khellven deram um gás novo a equipe, que com três gols atrás no placar começou a pressionar. A criação ofensiva brasileira carece de jogadas trabalhadas, visto que as melhores participações ofensivas surgiram de lances individuais. O gol brasileiro, por exemplo, foi marcado após Gabriel Pec costurar a defesa adversária pelo lado direito, e Alexsander roubar a bola do atacante, dar um lindo giro e diminuir para o Brasil.


Post do placar da partida feito pela CBF, com Alexsande como destaque (Foto: reprodução/Instagram/GE)

Fase final

Já classificado para a próxima fase da competição, a seleção jogará o quadrangular final do torneio, em que todas as equipes classificadas se enfrentaram e apenas as duas melhores irão para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Entre as equipes qualificadas para a fase final estão, o Brasil, líder do grupo A, Venezuela, Argentina e Paraguai. O grupo B ainda tem partidas para disputar, contudo Argentina e Paraguai não podem mais ser alcançados pelo Uruguai, as duas equipes ainda brigam para saber quem será o primeiro do grupo. As datas da próxima fase já foram divulgadas, mas os horários ainda serão definidos.

Veja as datas:

  • 05/02 – Brasil x (Paraguai ou Argentina)
  • 08/02 – Venezuela x Brasil
  • 11/02 – Brasil x (Paraguai ou Argentina)

Luísa Sonza anuncia nova canção com Kevin o Chris

Nesta quarta-feira (31), a cantora Luísa Sonza anunciou sua nova colaboração com o cantor Kevin o Chris. A faixa se chamará “Recadin no Espelho” e não fará parte do álbum “Escandalo Íntimo”, visto que a faixa é direcionada ao carnaval de 2024.

O single terá uma divulgação especial para o carnaval e contará com uma levada mais para o Funk. Em seu perfil no X (antigo Twitter), a cantora fez um post de anúncio em que Luísa Sonza aparece apenas de calcinha em frente a um espelho escrito “Recadin no Espelho”. O lançamento da música acontecerá na próxima terça-feira (06) às 21h, enquanto o clipe só será divulgado no dia (07) às 11h. Esse será o primeiro projeto em que Luísa Sonza e Kevin o Chris fazem juntos.


post de divulgação de “Recadin no Espelho”. (foto/vídeo: reprodução/Instagram/@luisasonza)


Carreira de Luisa Sonza

No final do ano passado, Luísa Sonza lançou o álbum “Escândalo Íntimo”, que foi um sucesso no Spotify e no Youtube. Na plataforma de streaming musical, as canções “A Dona Aranha”, “Chico” e “Campo de Morango” bateram mais de 50 milhões de reproduções cada uma, enquanto na plataforma de vídeo, o álbum chegou a ter mais de 58 milhões de visualizações. Luísa Sonza começou sua carreira na música com o lançamento de “Good Vibes” em 2017, em 2018 a cantora produziu junto com a Pablo Vittar a canção “Garupa” que rendeu mais de 80 milhões de reproduções no YouTube.

Carreira Kevin o Chris

Já Kevin o Chris tem como seu último “hit” a canção “Faz um Vuk Vuk” e rendeu mais de 181 milhões de reproduções no Spotify. Contudo o momento de grande sucesso de Kevin o Cris foi em 2018 e 2019, quando “Evoluiu”, “Dentro do Carro”, “Vamos pra Gaiola” e “Ela é do Tipo” tomaram conta das caixas de som de boates e festas. A última faixa ainda rendeu um remix com o rapper canadense Drake e rendeu 55 milhões de reproduções no Spotify.

Margot Robbie fala sobre a sua ausência no Oscar 2024

O Oscar é a honraria máxima do cinema, e premia aqueles que tiveram performances de destaque nas telonas. Contudo a ausência de Margot Robbie entre as indicadas à “Melhor Atriz“ chamou a atenção, visto que a atriz foi bastante elogiada pela sua interpretação da boneca Barbie. A australiana se pronunciou sobre não ter sido indicada à honraria nesta terça-feira (30).

Em evento da SAG-AFTRA, Margot Robbie falou um pouco mais sobre o seu sentimento por não ter sido indicada ao Oscar na categoria de “Melhor Atriz“. E em resposta a um fã, que a perguntou se ela havia ficado chateada por não ter o seu nome entre os indicados, a atriz respondeu que não poderia ficar chateada quando ela se sente abençoada pelo momento em que está vivendo. Contudo uma das frustrações de Margot, é o fato de Greta Gerwig não ter sido indicada a categoria de melhor direção e disse:

“Não tem como ficar triste quando você sabe que é muito abençoada. Eu, obviamente, acho que Greta deveria ter sido indicada como diretora porque ela conseguiu fazer algo que só acontece uma vez em uma carreira, em uma vida inteira.”


Assista ao trailer de Barbie. (vídeo: reprodução/YouTube/Warner Bros. Pictures)

Sentimento de realização de Margot Robbie

Para a atriz, o fato de ser o pilar do “efeito Barbie” já é satisfatório. Visto que o filme tratou de temas sociais delicados, que o longa ajudou a esclarecer. O “efeito barbie” levou milhões de espectadores aos cinemas e rendeu mais de US$ 1,4 bilhão. Entretanto para Margot, o que ela valoriza, não são as cifras que o longa rendeu, mas sim o fato das salas de cinema estarem recheadas de rosa, e o impacto gerado na sociedade. E disse:

“As reações das pessoas foram a maior recompensa de toda a experiência, seja tendo um momento como esse, seja ouvindo nos banheiros, seja vendo o que as pessoas estão escrevendo online, seja vendo a quantidade de rosa nas salas. Nunca participei de algo assim. (…) Não consigo pensar em uma época em que um filme tenha tido esse efeito na cultura. E é incrível estar no centro disso”

Declaração de Ryan Gosling

O longa “Barbie” foi indicado à oito categorias do Oscar 2024, entre elas as de Melhor Filme, Atriz Coadjuvante (America Ferrera) e Ator Coadjuvante (Ryan Gosling). Ryan Gosling e America Ferrera também se demostraram insatisfeitos com a ausência de Margot. Ryan chegou a dar a declaração de que não existe Ken sem Barbie e que é uma injustiça, Margot e Greta não terem sido indicadas e disse:

“Nenhum reconhecimento seria possível para qualquer pessoa no filme sem o talento, a coragem e a genialidade delas. Dizer que estou decepcionado por elas não terem sido indicadas em suas respectivas categorias seria um eufemismo”


Assista ao “making of” de “I’m Just Ken”. (vídeo: reprodução/YouTube/Atlantic Records)

A cerimônia do Oscar acontecerá no dia 10 de março e premiará 23 categorias, Jimmy Kimmel voltará a apresentar a cerimônia em 2024.

Sinopse de Barbie

O longa conta a história de Barbielândia, um mundo onde as Barbies passam o dia passeando e a noite festejando. Contudo uma das Barbie (Margot Robbie) começa a ter pensamentos sobre morte, e acaba tendo que ir ao mundo real conseguir resolver o seu problema. Ao longo do caminho, Barbie percebe que Ken (Ryan Gosling) se escondeu no banco de trás de seu carro e começam a sua aventura no mundo real. Ken fica fascinado com a realidade e deseja levar alguns desses aspectos à Barbielândia, enquanto Barbie tenta encontra a origem de seu problema.

Brasil e Venezuela se enfrentam na última rodada da 1ª fase do Pré-olímpico

A primeira fase do Torneio Pré-olímpico acaba nesta sexta-feira (02), e já classificado, o Brasil enfrentará a Venezuela, hoje (01) às 20h, no Estádio Nacional Brígido Iriarte em Caracas. Os donos da casa precisam vencer para se classificarem para a fase final da competição.

A seleção brasileira já está classificada, com as vitórias sobre a Bolívia, Colômbia e Equador. Os destaques até aqui são os atacantes Endrick e John Kennedy que tiveram participação direta de 80% dos gols marcados pela equipe. O zagueiro Michel também tem se destacado, sendo o pilar do sistema defensivo de Ramon Menezes.


Assista aos melhores momentos de Brasil 2 x 1 Equador. (vídeo: reprodução/YouTube/GE)

Os donos da casa por sua vez ocupam a terceira colocação do grupo A e está há dois pontos do Equador, fazendo com que a equipe Venezuelana precise vencer para se classificar para o quadrangular final. Até aqui a seleção venceu apenas uma partida, que foi a vitória por 1×0 sobre a Colômbia. As demais partidas terminaram empatadas com a Bolívia por 3×3 e com o Equador por 1×1.


Assista aos melhores momentos de Colômbia 0 x 1 Venezuela. (vídeo: reprodução/YouTube/GE)

Brasil

Ramon Menezes deve escalar uma equipe alternativa para o confronto desta noite. Marquinhos, Guilherme Biro, e Bruno Gomes, devem voltar ao time, o trio foi titular na primeira partida contra a Bolívia, mas acabaram perdendo espaço ao longo da competição para Alexsander, Maurício e Khellven.

Provável escalação: Kaique; Bruno Gomes, Lucas Fasson, Luan Patrick e Rikelme; Ronald, Gabriel Pirani e Guilherme Biro; Marquinhos, Geovane e Gabriel Pec.

Venezuela

Já Ricardo Valiño, deve repetir a escalação que conquistou a única vitória da equipe até aqui. O destaque na competição é o Jovanny Bolívar, o atacante é responsável por dois dos cinco gols marcados pela Venezuela no torneio.

Provável escalação: Samuel Rodríguez; Ferro, Vivas, Uzcatégui e Renné Rivas; Ortega, Faya, Segovia, David Martínez; Riasco e Bolívar.

Apenas as duas melhores equipes de cada grupo se classificam para a fase final do torneio, que terá um formato quadrangular, de turno único, onde apenas as duas melhores equipes disputarão os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A partida terá a transmissão do Sportv e do Globoplay.  

Seleção Brasileira vence no Pré-Olímpico e se classifica para fase final do torneio

A seleção brasileira venceu mais uma partida no Torneio Pré-Olímpico e se classificou para a fase final da competição. O adversário da vez foi o Equador, que liderava o grupo A. Foi no Estádio Nacional Brígido Iriarte, em Caracas, que a seleção virou o placar contra os equatorianos e venceu a partida por 2×1.

A partida

Nesta segunda-feira (29), a seleção entrou em campo dependendo apenas de si para se classificar em primeiro do grupo. Assim como no segundo jogo, o Brasil demostrou melhora, os erros de passes diminuíram consideravelmente em relação a primeira partida contra a Bolívia, a defesa esteve mais segura e com raros erros individuais. Contudo, foi neste confronto que o primeiro gol sofrido pela seleção aconteceu. Aos 58 minutos, Patrick Mercado tentou duas vezes um chute da intermediaria, no primeiro a defesa bloqueou, e no segundo a bola desviou em Arthur Chaves e enganou o goleiro Mycael.



A virada brasileira

Entretanto, a partida era controlada pelos brasileiros, que demostravam forças para virar o jogo. Contudo, a criação de jogadas ofensivas continuava a ser o ponto fraco da seleção, que contam com as individualidades de Endrick e John Kennedy. Cerca de 8 minutos após o gol do Equador, Endrick recebeu passe de Marlon Gomes, dominou com categoria, girou para cima do marcador, venceu no corpo e deu uma assistência para Marlon Gomes, livre e com o gol aberto, empatar o marcador. Entre os pontos positivos da seleção brasileira, a quebra da dependência da dupla de ataque foi o principal. O primeiro gol marcado pela seleção sem ter a participação de John Kennedy ou de Endrick, foi o da virada brasileira. Aos 74 minutos, Khellven deu bom passe para Gabriel Pirani tentar finalizar duas vezes, o chute de destra a defesa bloqueou, e com a canhota ele marcou o gol da virada brasileira.

O próximo confronto da seleção, será apenas para cumprir tabela, visto que a liderança já não pode mais ser alcançada pelas demais equipes. O adversário será a Venezuela no Estádio Nacional Brígido Iriarte em Caracas, os donos da casa precisam vencer o Brasil para ultrapassarem o Equador e se classificarem para a fase final do torneio. A partida acontecerá na próxima quinta-feira (01), às 20h.