Bactérias encontradas em potes de temperos são tão prejudiciais quanto as de latas de lixo

Alguns estudos mostraram que a frequência com que as pessoas higienizam os potes de temperos pode ser um fator de risco para a contaminação com bactérias prejudiciais à saúde. Os estudos dizem que pode conter mais microrganismos num simples pote de tempero do que nas tabuas de carne e lixeiras.

Isso porque muitas pessoas tem o habito de deixar os potes com os temperos usados no dia a dia em locais de fácil acesso, não se preocupando em higienizar eles após pegar nos frascos com a mão suja, ainda com resíduos de carne crua, que podem facilmente passar bactérias nos potes, e isso por si só pode trazer um grande risco de contaminação para as pessoas da casa com doenças como salmonela por exemplo, diz a pesquisa feita pela universidade de Rutgers nos Estados Unidos.


 

Salmonela (Reprodução/Pixabay)


Os pesquisadores da escola de ciências biológicas do meio ambiente da universidade americana fizeram os estudos com 341 cozinhas diferentes, onde foi pedido que preparassem um hamburguer de carne de peru em diferentes modelos de cozinha. A carne para o preparo dos hamburguers foi propositalmente contaminada com um bacteriófago Ms2 (esse tipo de vírus infecta as bactérias, mas é inofensivo para os seres humanos.), o objetivo do estudo era avaliar a locomoção dos microrganismos em diferentes utensílios domésticos de acordo com a localização dos diferentes objetos, os resultados foram surpreendentes onde mostrava que 48% dos potes de temperos estava contaminado, e que tinham mais microrganismos que as lixeiras e tabuas de carne, já as torneiras foras as menos contaminadas.

“A maioria das pesquisas sobre a contaminação cruzada de superfícies de cozinha devido ao manuseio de carne crua ou aves se concentrou em tábuas de corte de cozinha ou torneiras, negligenciando superfícies como recipientes de especiarias, tampas de lixeiras e outros utensílios” Disse o professor responsável pelo estudo Donald Schaffener.   E acrescentou informações dizendo que é possível evitar a contaminação e proliferação de bactérias tomando os cuidados necessários e sempre se preocupando em manter os utensílios e potes de temperos higienizados.

Foto destaque: temperos usados no dia a dia. Reprodução/Pixabay.

A geração Z confessa que após o período da pandemia tem consumido menos álcool

Durante o período de pandemia diversos jovens mudaram os seus hábitos. Se no período antes da pandemia a geração z gostava de sair com os amigos para bares e baladas, para passar a noite bebendo o suficiente para não lembrar de nada no dia seguinte, e após isso passar o outro dia com uma ressaca das bravas além de se lamentar e se arrepender do ocorrido.

O período pós pandemia eles têm mostrado ter atitudes diferentes, já que ao invés de beber até cair e na festa seguinte iniciar o ciclo destrutivo novamente. A nova geração tem preferido muito mais sair com os amigos para curtir a noite sóbrios, aproveitar a companhia um dos outros e até mesmo conhecer pessoas novas, ao invés de esquecer tudo que ocorreu no dia seguinte eles tem preferido manter suas lembranças e diminuir o consumo de bebidas alcoólicas.


Jovens bebendo(Foto:ReproduçãoPixabay)


Isso se da pelo de que com o período de lockdown muitos jovens tiveram tempo para se cuidar e tratar seus transtornos relacionados a ansiedade, o que fez com que eles diminuíssem quase que por completo a necessidade que sentiam de se embriagar antes. E isso mostra que os jovens da geração z que representam as pessoas que nasceram entre 1995 a 2010 estão mais cautelosos e cuidadosos quando se trata do consumo de álcool.

Antes o consumo de bebidas alcoólicas era superestimado pelas gerações anteriores, era como se fosse considerado um marco do inicio da vida adulta e era super valorizado nas festas e eventos, como se fosse um item necessário para o convívio social das pessoas, porem a juventude de hoje tem mostrado que não é algo tão necessário para ter uma noite legal com os amigos.

Foi divulgado um estudo no reino unido que mostra que a geração z é menos propensa ao consumo de álcool que as outras gerações, o estudo mostra que a taxa de pessoas que não consumem álcool nas idades de 16 a 25 anos era de 26% em 2019, já em pessoas de 35 a 54 anos a taxa era de 15%.

O estudo também divulgou que os adultos entre 35 a 54 anos estão mais propensas ao consumo de álcool com 70%, e a geração z com 60% de propensão seguido pelos babys boomers com 52%.

Foto destaque: ilustração de jovem bebendo. ReproduçãoPixabay

Apple anuncia diversas novidades e inovação nas suas linhas de relógios

Quando se trata de inovação tecnológica, a Apple sempre procura inovar com novos recursos e funcionalidades que sempre prometem trazer facilidade para a vida de seus consumidores, e no ano de 2022 não foi diferente. Meses após o lançamento do seu novo iPhone 14, a marca está causando grande polêmica com preços sobre a sua nova linha de Apple Watch.


Nova linha de Apple Watch (Foto: Reprodução/O Globo)


Com pouco tempo de lançamento do iPhone 14, a Apple traz agora suas novas linhas de Apple Watch que esse ano trouxe a inovação de lançamento de três modelos diferentes, o que é também uma novidade que nunca antes tinha acontecido. Os novos modelos são: SE, o Series 8 e o Ultra, e com isso além dos novos modelos, eles também apresentam recursos diversos como: fibrilação e emitir avisos em caso de acidentes de carro. A marca está apostando que, com esses novos modelos, ela possa trazer diferentes consumidores de diferentes nichos, desde o consumidor comum ao consumidor que faz o uso profissional do acessório.

Além de contar também com a sua versão ultra, feito de titânio, para quem pratica esporte radicais podendo resistir a grandes mudanças de temperaturas desde altas a muito baixas, além de também ser resistente ao suor e mergulhos em profundidades de até 40 metros.

Os valores da sua nova linha variam entre R$3,3 mil até R$10,3 mil, com grande variação de público-alvo. Os novos aparelhos permitem medir a temperatura corporal e consegue até identificar o período fértil.

Estima-se que a Apple tem tido um faturamento maior com sua linha de relógios do que tem tido com os Macs e Ipads. Hoje os relógios da Apple representam cerca de 10% do faturamento da empresa seguido pelos Macs que representam 8,8% e os Ipads com 8,7%.

Foto destaque: A versão ultra do Apple Watch. Reprodução/Apple

Instagram cria novo recurso que permite proteger usuário de ofensas

Todos os usuários nas redes sociais sabem que, atualmente no Instagram, tem uma política que não permite que comentários com palavras ofensivas e até mesmo palavrões sejam publicados sem que o autor das ofensas seja notificado pela plataforma e correndo riscos até de ter sua conta suspensa, entretanto os usuários muito assíduos da rede sabem alguns truques e ressalvas para continuar usando essas palavras sem ser detectado.


Mulher usando Instagram (Foto: Reprodução/Pixabay)


Acontece que é possível escrever as palavras ofensivas fazendo erros propositais, onde a pessoa consegue fazer uma ofensa e até mesmo escrever alguns palavrões substituindo uma letra por um numero como por exemplo: ao invés de escrever a palavra ”merda” o usuário consegue se expressar usando a palavra ´´m3rda“, substituindo então a letra E pelo número 3, fazendo com dessa forma a frase não perca o sentido e que o usuário não seja penalizado pelo Instagram, evitando assim uma possível perda da sua conta.

Acontece que o Instagram vem analisando esse novo hábito e estudando maneiras para que comentários desse gênero também passem a ser bloqueados e não permitidos na plataforma por ter caracteres ofensivos e não serão mais permitidos na plataforma.

E com base nisso na última quinta-feira (20), o Instagram anunciou esse novo recurso que vai passar a bloquear esse tipo de ofensa escrita com erros ortográficos propositalmente, como uma forma de proteger os seus usuários que venha a receber esse tipo de ofensa em suas publicações e palavras com intuito de denegrir e ofender a imagem dos usuários.

O novo recurso fará com que imediatamente comentários que contém esse tipo de ofensa seja escondida dos usuários, assim ele não receberá as notificações informando e possivelmente não terá acesso as ofensas, podendo apenas ver esse tipo de comentários na parte de solicitações ocultas, evitando assim maiores dor de cabeça para os usuários da rede social.

Foto destaque: Mudanças no Instagram. Reprodução/Instagram

Jojo Todynho afirma que ainda está casada mesmo após polêmica com o marido

No último sábado (8), algumas páginas de fofoca nas redes sociais postaram algumas notícias informando que o casamento da cantora Jojo Todynho e o militar Lucas Souza, havia chegado ao fim repentinamente.

O que surpreendeu mais o público foi que isso ocorreu do nada e a cantora pareceu tão surpresa quanto o público, já ela estava no shopping almoçando com a sua sobrinha e apareceu em seus stories dizendo que também não estava sabendo do fim do casamento.


Jojo Todynho e Lucas Souza (Foto:Reprodução/Instagram)


O militar se pronunciou em seus stories fazendo algumas declarações sobre o fim do casamento: “Realmente, muito esperado essa reação dela! Não sabe de nada? Essa é mais uma atitude que tem e mostra quanto o nosso relacionamento era insignificante para ela, eu não vou contar as situações que ocorreram que levaram ao término, porque eu não vou expor a pessoa.” declarou Lucas Souza, ele ainda fez algumas outras declarações dizendo que se sentia sozinho e em cárcere privado para um amigo.

Os internautas ficaram bastante intrigados com o término do relacionamento e criaram várias teorias a fim de achar alguma lógica no fim repentino de um casamento que, olhando de fora, parecia estar indo bem.

Na data de hoje (9), a cantora Jojo Todynho se pronunciou em seu Instagram, fazendo declarações acerca do possível termino do seu casamento. Em seus stories Jojo fez algumas declarações onde disse que continua casada com o militar e ainda declarou que ele tem que mudar as suas atitudes, disse que só terminara o relacionamento um dia caso um dos dois morra.

“Eu sou marcada pelo Espírito Santo, amor, quem está no controle da minha vida é Deus. Meu marido não vai embora não, meu casamento não acabou, porque foi Deus que me deu. Eu já falei aqui que eu não me separo, eu fico viúva. Ou morre ele, ou morre eu, ou morre os dois, porque aqui eu não casei pra me separar. Pra você que está fazendo festa: nem se dê ao trabalho de apagar a vela, tá bom? Obrigada, pra você que achou que ia colocar água no meu balde, não vai, porque ele é meu, Deus que me deu” declarou a cantora em seus stories na manhã de hoje.

Até o momento Lucas Souza não fez nenhum pronunciamento em suas redes a respeito do ocorrido, a única informação é que até o momento eles continuam juntos e não houve nenhuma separação.

Foto destaque: Jojo e Lucas. Reprodução/Montagem/Instagram.

Brasileiros desenvolvem objeto para ajudar pacientes com osteossarcoma

O câncer nos ossos é um dos que tem um tratamento mais agressivo e muitas das vezes, o tratamento de remoção do tumor podem de certa forma fazer com que a qualidade de vida do paciente seja diminuída, devido a todo processo de combate da doença.

O tratamento desse tipo de câncer consiste na remoção do tumor do local afetado, seguido de tratamentos intensivos de quimioterapia e radioterapia, para que possa ter a diminuição nas células que estão doentes da região operada que tinha o tumor. Entretanto esse tratamento é algo bem extremo e envolve muitos efeitos colaterais muitas vezes desgastantes e cansativos para os pacientes com o câncer nos ossos, e isso diminui bastante a qualidade de vida deles.


Corpo humano(Foto:Reprodução/Pixabay)


E, devido a isso, alguns cientistas tem procurado desenvolver métodos mais eficazes e menos agressivos para o combate da doença, um desses métodos se chama: Hipertermia magnética, que tem como intuito aquecer as células com tumor até a temperatura aproximada de 43° C e isso faz com que as células tumorais percam as proteínas e já que elas são menos resistentes que as células saudáveis a alta temperatura leva célula cancerígena a morte.

Na Universidade Federal de São Carlos, os cientistas desenvolveram um material feito de vidro bioativo, uma espécie de matriz, com partículas magnéticas. O trabalho foi feito por uma equipe de desenvolvimento de matérias funcionais (CDMF) e do centro de pesquisa educação e inovação.  A matriz tem uma capacidade de regenerar o tecido ósseo quando entra em contato com os fluidos biológicos, formado um mineral presente nos ossos, permitindo a fácil cicatrização.

As pesquisas vêm trazendo resultados promissores nas descobertas desses novos matérias e graças a isso em breve será possível o tratamento dessa doença de uma maneira menos desgastante e como menos efeitos colaterais, deixando a qualidade de vida dos pacientes melhor.

 

Foto destaque: (ReproduçãoVeja)

Saiba como vai funcionar as novas regras de rotulagem dos alimentos

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), aprovou uma nova lei que deve entrar em vigor a partir do dia 9 de outubro, onde determina algumas mudanças nos rótulos dos alimentos. Dentre as novidades estão: uma nova rotulagem nutricional frontal, as mudanças nas informações e alegações nutricionais.

A partir do dia 9, os alimentos produzidos vão precisar se adequar as novas regras determinadas pela Anvisa. Segundo eles, a nova mudança tem como objetivo principal facilitar a leitura dos consumidores, deixando as informações mais claras para que todos possam saber que tipo de alimento está sendo consumido.

Saiba como quais serão as mudanças nos rótulos e quais os intuitos da escolha do novo formato:

  • Umas das primeiras mudanças será feita na tabela de informações, onde vai ser aplicado uma fonte com letras pretas num fundo branco com o intuito de melhorar a capacidade do consumidor de conseguir ler as informações de maneira clara e consciente.
  • Passa a ser obrigatório a informação dos açucares totais que tem o produto e não somente as informações de quanto tem por porção consumida.
  • Além disso a Anvisa determinou que a tabela nutricional esteja localizada em um lugar acessível próximo a lista de ingredientes, não podendo ser localizada em áreas encobertas ou deformadas, onde dificultaria o acesso e a leitura do consumidor.
  • A nova rotulagem determinada pela Anvisa, exige que as informações sejam apresentadas para os consumidores de maneira simples e clara, a fim de facilitar o entendimento das informações.
  • Pensando nisso foi desenvolvido um novo design de lupa, onde mostra os alimentos que tem alto teor de sódio, açucares adicionados ou gorduras saturadas, a Anvisa torna obrigatório o uso da lupa em embalagens que contem essas informações nutricionais.
  • As alegações nutricionais permanecem apenas de maneira voluntaria não sendo obrigatória.

Novo rótulo (Foto:Reprodução/CNN Brasil) 


Segundo a Anvisa, os prazos de adequações dos produtos que se encontram no mercado podem variar de acordo com as situações:

  •    até 09 de outubro de 2023 (12 meses da data de vigência da norma) para os alimentos em geral
  • até 09 de outubro de 2024 (24 meses da data de vigência da norma) para os alimentos fabricados por agricultor familiar ou empreendedor familiar rural, empreendimento econômico solidário, microempreendedor individual, agroindústria de pequeno porte, agroindústria artesanal e alimentos produzidos de forma artesanal.

 

Foto em destaque: mulher fazendo compras. (ReproduçãoCNN Brasil)

Após a pandemia, cresce a expectativa de alta no setor de vendas de veiculo

Com a pandemia, vários setores de vendas passaram por diversas crises, devido as condições financeiras dos brasileiros nesses últimos anos ter passado por uma grande crise, já que nesse meio tempo houve um grande número de desemprego no país. Contudo no ano de 2022, com a volta da normalidade em grande parte dos setores, podemos ver uma melhora significativa em vendas de veículos que foi um dos principais comércios que sofreu nos últimos anos.


Os detalhes de um carro antigo (Foto: Reprodução/Pixabay)


As montadoras de veículos devem conseguir acelerar bastante na produção dos veículos nesse ultimo semestre do ano, e desta forma, superar as expectativas que foram feitas e divulgadas em junho. Já que nos últimos meses, esse setor tem tido grande aumento nas demandas, principalmente quando se trata das locadoras que é o setor que mais tem crescido nesses últimos tempos.

A expectativa de vendas do setor representado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), é que terá um crescimento aproximado de 2,14 milhões de carros, carros comuns e ônibus, as vendas de 2022 até setembro tiveram um grande aumento e já acumulam 1,5 milhão de emplacamentos.

O número de projeções mensal teve um grande aumento, e só em agosto, já superou as expectativas do que havia sido projetado para esse ano por mês, com um número de 200 mil unidades vendidas.

“Em 2021, nesses três meses, emplacamos 542 mil veículos em um momento em que foi o mais intenso da falta de insumos”, disse Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, para jornalistas.

Ressaltando que uma das maiores dificuldades que eles vêm sofrendo é com a falta de materiais para a produção dos veículos, já que Leite esteve em missão com o governo do Japão em buscas de parceiros para a implantação de fabricas de chips no Brasil, para que isso possa melhorar os números de vendas de forma significativa.

Foto destaque: Fábrica da Volkswagen no Brasil. (Reprodução/Volkswagen)

Saiba como usar o recurso de silenciar os chats do WhatsApp ao seu favor

Nos últimos tempos o aplicativo de mensagens WhatsApp fez atualização em algumas funções para melhor se ajustar nas necessidades de seus usuários. Uma dessas funções permite que agora seja possível silenciar aquele grupo com mensagens incomodas por tempo indeterminado.


Ícone do Whatsapp (Foto:Reprodução/Pixabay)


Quem nunca participou daquele grupo que lota seu celular de mensagens pouco relevantes, no seu dia a dia, como imagens de bom dia no grupo da família, e até mesmo aquele grupo de trabalho que lota seu celular de mensagem, que sempre teve a questão de não querer fazer aquela famosa desfeita saindo do grupo e teve que correr as ferramentas do próprio aplicativo para poder silenciar os grupos.

Acontece que até um tempo atrás não tinha nenhuma função que permitisse no WhatsApp a possibilidade de silenciar uma conversa de maneira definitiva, as configurações apenas permitiam que fosse silenciado por algumas horas ou então o período máximo de um ano, mas que ao final do prazo precisaria ser configurado novamente, o que de certa forma acabava sendo um pouco incômodo para os usuários do aplicativo mensageiro.

Desde seu lançamento no Brasil em 2009, o WhatsApp rapidamente se popularizou caindo na graça dos brasileiros e se tornou o aplicativo preferido para troca de mensagens, fazendo com que o SMS perdesse seu espaço se tornando quase obsoleto nos dias atuais. E conforme o aplicativo foi se popularizando e criando seu novo espaço no Brasil, que é onde ele é mais popular hoje em dia, foram se apresentando novas necessidades e com isso o aplicativo desenvolveu diversas atualizações que hoje até tem a possibilidade de fazer chamadas de vídeo simultaneamente com mais de uma pessoa por exemplo, esses e diversos recursos foram criados.

O que mais para frente fez com que fosse possível ter um recurso que permitisse a possibilidade de silenciar conversas individuais e grupos de maneira definitiva e o passo a passo é bastante simples, veja a seguir:

  • Busque a conversa ou o grupo que deseja silenciar;
  • Clique e segure sobre o item, e clique no ícone do alto-falante na barra superior do aplicativo – outra opção é abrir a conversa ou o grupo, clicar no nome e selecionar “Silenciar notificações”;
  • Na janela que aparecerá em seguida, escolha a opção “Sempre”.

Para o caso de querer reativar as conversas basta refazer os mesmos passos e apertar o ícone do alto falante para reativar, é bastante simples e rápido.

Foto destaque: Pessoa utilizando o Whatsapp em seu celular. Reprodução/Pixabay

Câncer de mama: jovem se surpreende ao ser diagnosticada com a doença aos 23 anos

“Achei que tinham errado”, disse a jovem Evelin Scarelli, de 23 anos, ao descobrir seu diagnostico repentino de câncer de mama, já que, para ela, essa doença só afetava mulheres mais velhas, na faixa etária de 50 anos para cima, e conta que não acreditou inicialmente em seu diagnostico, já que foi a primeira da família a ser diagnosticada com a mutação nos genes BRCA2.

Evelin conta que descobriu o câncer em 2011, em uma fase da sua vida que não parecia ser possível, já que ela estava no último ano da sua faculdade de fisioterapia e a descoberta do diagnostico foi um choque, como se os seus planos para os próximos anos fossem por água a baixo.

Hoje, a jovem atua como coordenadora em uma instituição que ajuda as pessoas com o diagnóstico de câncer, chamada Oncoguia.


Mulheres unidas no diagnostico do Câncer de mama (Foto :Reprodução/Pixabay)


A condição que Evelin tem é rara e aumenta de forma significativa as chances de pacientes desenvolverem câncer de mama antes dos 70 anos. Isso reforça a importância de fazer os exames com frequência, para que seja possível uma descoberta cedo, para mais chances de recuperação e cura.

Apenas uma em 400 mulheres tem a mutação nos genes BRCA2, o que representa 0,25% das mulheres afetadas e, dentre elas, apenas 10% chegam a desenvolver de fato o câncer de mama.

Foi divulgado, na última quinta-feira (29), que as jovens ainda tem pouca informação sobre o diagnostico cedo da doença e que faltam informações para que elas entendam que, mesmo jovens, ainda podem ser afetadas pela doença. Nesses casos, um diagnostico tardio não é muito recomendado, já que aumentam os riscos de óbito pela doença dependendo do estágio do câncer.

A médica reforça que em casos de pacientes que já tenham o histórico da mutação dos genes na família, o mais recomendado é que elas comecem a fazer os exames para prevenção e diagnostico antes dos 40.

Foto destaque: Evelin Scarelli. (ReproduçãoMetrópoles)