Comissão é criada pela OAB para formar parecer sobre a PL do aborto

O presidente nacional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, publicou, nesta quinta-feira (13), uma portaria para criar uma comissão a fim de discutir o projeto de lei (PL) que visa punir mulheres que realizarem o aborto legal depois da 22° semana de gestação assim como em crimes de homicídio, inclusive em casos de gravidez gerada por estupro. O Conselho Pleno da Ordem irá apresentar um parecer na sessão da próxima segunda-feira (17) para deliberação. 

Membros da comissão

Liderada pela presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFOAB, Silvia Virginia Silva de Souza, a comissão que vai abordar o Projeto de Lei nº 1904/2024 será composta integralmente por mulheres.

Dentre as conselheiras da OAB que farão parte da comissão está a presidente da Comissão Especial de Direito da Saúde, Cristiane Damasceno; a presidente da Comissão Especial de Direito da Saúde, Ana Cláudia Bandeira; a presidente da Comissão Especial de Direito Processual Penal, Helcinkia dos Santos; a vice-presidente da Comissão Especial de Estudo do Direito Penal, Aurilene Uchôa; a ouvidora-adjunta Katianne Aragão; e a secretária-adjunta da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais, Grace Mendonça, que é ex-advogada-geral da União.

O que propõe o Projeto de Lei nº 1904/2024

O projeto que altera o Código Penal foi votado com urgência na quarta-feira (12), na Câmara dos Deputados. Em uma iniciativa de partes conservadoras do congresso, a proposta pretende aplicar pena de homicídio simples ao realizar o aborto em casos com mais de 22 semanas de gestação.


Presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira. (Foto: reprodução/X/@ArthurLira_)

O texto da PL exibe que nos casos em que a gestante “provoque o aborto em si mesma ou consente que outra pessoa lhe provoque” a pena passa de 1 a 3 anos para 6 a 20 anos de prisão. Já na situação em que o aborto seja “provocado por terceiro com ou sem o seu consentimento”, a pena para “quem realizar o procedimento com o consentimento da gestante passa de 1 a 4 anos para 6 a 20 anos, mesma pena para quem realizar o aborto sem consentimentos, hoje fixada de 3 a 10 anos”.

Mesmo em casos de gestantes vítimas de estupro, o aborto após 22 semanas de gestação também será criminalizado. A discussão também segue em torno da preocupação de que gestantes possam ter penas maiores que seus próprios abusadores.

Insônia: pesquisa mostra que alimentos ultraprocessados podem prejudicar o sono

Os alimentos são capazes de influenciar a qualidade do sono. A Universidade Sorbonne Paris Nord, na França, mostrou em seus estudos que a insônia crônica pode estar ligada ao consumo de alimentos ultraprocessados. 

A pesquisa realizou questionários com mais de 38 mil adultos, que preencheram registros de suas alimentações no período de 24 horas a cada seis meses. Os estudiosos analisaram os resultados e compreenderam que 19,4% dos participantes do experimento relataram casos de insônia crônica, enquanto 16% dos alimentos consumidos no dia eram ultraprocessados. Após o acompanhamento do grupo, o estudo identificou que o risco de insônia aumentava a cada 10% de alimentos ultraprocessados.

Como ultraprocessados foram considerados pelos pesquisadores alimentos que utilizam muitos ingredientes e aditivos que melhoram o sabor. Também estavam incluídos alimentos com matérias processadas, como gordura hidrogenada, e de origem industrial. Esses tipos de alimentos são pensados para que possam ser armazenados por bastante tempo, e com isso sofrem alterações.


Alimentos ultraprocessados devem ser consumidos com moderação. (Foto: reprodução/Freepik)

Os cientistas acreditam que a insônia é um grande desafio de saúde pública. Eles alertam que esses distúrbios do sono podem ser associados com a ansiedade e depressão, além de distúrbios físicos. 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou em pesquisas que 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono, incluindo a insônia. O distúrbio pode ser consequência de elevados níveis de estresse ou ocorrer junto com alguns transtornos psiquiátricos. 

Dentre os sintomas, o paciente com insônia crônica possui dificuldade para iniciar o sono, resistência em ir para a cama no horário correto, além de ser difícil manter o sono e acabar despertando antes do horário desejado. Também podem aparecer fadiga, déficit de atenção, concentração ou memória, que podem levar o paciente a cometer erros, e alterações comportamentais e de humor, como agressividade e irritabilidade.

Alimentos ultraprocessados que atrapalham o sono

Para melhorar a qualidade do sono, alguns alimentos precisam ser evitados. Dentre eles estão ultraprocessados como o refrigerante, molhos prontos, embutidos, pães de forma, macarrão instantâneo e salgadinhos de pacote. 

Alimentos que auxiliam a qualidade do sono

Também existem alimentos que ajudam a melhorar as noites de sono. Os famosos chás de ervas são bons aliados que ajudam a acalmar, como o chá de camomila que é um clássico. Especialistas também indicam a ingestão de banana, abacate e leite, que auxiliam na liberação de melatonina no organismo, hormônio do sono. 

Investir em uma dieta balanceada e saudável na rotina pode tornar a hora de dormir mais tranquila. Em caso de suspeita de distúrbios de sono e insônia, o ideal é procurar um médico para iniciar o melhor tratamento para cada caso.

Loewe convida famosos para jantar comemorativo

A grife francesa Loewe realizou, nesta terça-feira (11), um jantar que reuniu diversos famosos em São Paulo. Sasha Meneghel, Chay Suede, Bella Campos, Isabelle Drummond e Maisa foram alguns dos destaques na noite.

A ocasião foi organizada para comemorar a estreia da etiqueta de Jonathan Anderson no Brasil, um mês após abertura da primeira loja física em solo brasileiro. 

Confira os looks destaques 

Maísa


Maisa com visual para o jantar da grife Loewe (Foto: reprodução/Instagram/@maisa)


A atriz Maísa optou por um look que misturou o estilo casual e elegante. Usou um suéter junto com uma saia com um design chamativo de um tom claro com salto alto combinando. 

Sasha


Sasha com visual para o jantar da grife Loewe (Foto: reprodução/Brazil News)

Sasha Meneghel, que recentemente estreou sua primeira grife “Mondepars”, também esteve no evento. Optou por um vestido longo marrom com um leve decote. O cabelo foi preso em um rabo de cavalo que trouxe elegância ao visual. 

Chay Suede


Chay com visual para o jantar da grife Loewe (Foto: reprodução/Lucas Ramos/Manu Scarpa/Brazil News)

O ator Chay Suede apostou no clássico jeans na jaqueta e calça. Em contraste com o tom de jeans claro, a camisa lisa branca deu um destaque ao look. Chay também usou um colar para complementar e trazer estilo.

Isabelle Drummond


Isabelle Drummond com visual para o jantar da grife Loewe (Foto: reprodução/Brazil News)

A atriz Isabelle Drummond trouxe um look preto e resolveu destacar seu traje com uma bolsa laranja que chamou a atenção. 

Bella Campos


Bella Campos com visual para o jantar da grife Loewe (Foto: reprodução/Instagram/@bellacampox)


A atriz Bella Campos compareceu ao evento com um conjunto que cobriu seus braços e valorizou suas pernas à mostra. O modelo decotado tinha botões e o tecido trazia a sensação de estar solto no corpo. O sapato foi um diferencial com o salto alto que deu a impressão de que Bella andava sobre duas bexigas.

Livia Nunes


Livia Nunes com visual para o jantar da grife Loewe (Foto: reprodução/Instagram/@livia)


A influenciadora Livia Nunes apareceu com um vestido da grife Loewe que atraiu olhares. O vestido longo tinha um design diferenciado com um destaque que lembrava um alfinete.

A peça também contava com uma abertura na área das pernas e as costas de Livia estavam expostas. O cabelo foi penteado no estilo clean girl e um pequeno relógio em seu pulso que combinou com suas unhas pretas trouxe charme e elegância para seu visual.

Looks destacam artistas no 31° Prêmio da Música Brasileira

O Prêmio da Música Brasileira reuniu prestigiados nomes da música no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (12). A 31° edição da premiação homenageou o icônico cantor Tim Maia e os presentes capricharam nos visuais.

Confira os looks destaques

A cantora Iza, gravidinha do momento, mostrou seu barrigão com um vestido longo marrom cheio de brilhos na parte de cima e abaixo da cintura. O cabelo cacheado solto da cantora trouxe ainda mais beleza ao seu estilo.

O look “pesadão” de Iza conquistou o coração de vários internautas. No Instagram, a cantora Ivete Sangalo elogiou a amiga e a bebê na barriga. “Deusas”, comentou Ivete.


Visual de Iza para o 31° Prêmio da Música Brasileira. (Foto: reprodução/Instagram/@iza)


Iza se apresentou no palco e trouxe beleza com outro look. A cantora usou um terno rosa claro que também mostrava a barriga em que carrega sua primeira filha, Nala.

Alane Dias


Visual de Alane para o 31° Prêmio da Música Brasileira. (Vídeo: reprodução/Instagram/@alane)


A ex-bbb Alane Dias optou por um terno todo brilhante com destaque no decote. O cabelo e maquiagem foram apostas de um estilo clean girl, que está em alta. Alane compartilhou um vídeo exibindo seu look e maquiagem no Instagram. O visual rendeu muitos elogios para a bailarina.

Gaby Amarantos


Visual de Gaby Amarantos para o 31° Prêmio da Música Brasileira. (Vídeo: reprodução/Instagram/@gabyamarantos)


A cantora Gaby Amarantos trouxe ao evento um conjunto elegante com seu vestido de Walério Araújo e luvas pretas. Era impossível não notar a presença da cantora com seu chapéu repleto de flores que completava os detalhes do buquê em na saia do vestido. As flores foram mencionadas como uma homenagem de Gaby para a música “Primavera”, de Tim Maia. 

Carolina Dieckmann


Visual de Carolina Dieckmann para o 31° Prêmio da Música Brasileira. (Foto: reprodução/Instagram/@loracarola)


A atriz Carolina Dieckmann usou um vestido preto decotado com uma fenda na parte das pernas. Ela completou o look com uma bolsa prata que combinou com seu alto. 

Alice Wegmann


Visual de Alice Wegmann para o 31° Prêmio da Música Brasileira. (Foto: reprodução/Instagram/@elaoglobo)


Outra atriz que se destacou no evento foi Alice Wegmann. A atriz trouxe um belo visual estilo vintage, que misturou o clássico preto e branco dos anos 60 em seu vestido. Seu rosto ficou destacado por um batom vermelho nos lábios. Já os pés contaram com sapatos pretos que trouxeram charme ao look junto com a meia calça. 

Coreia do Sul e EUA se reúnem em Seul para discutir medidas contra ameaça nuclear

Autoridades da defesa da Coreia do Sul e dos Estados Unidos se encontraram, nesta segunda-feira (10), em Seul, capital coreana, para discutir respostas caso aconteça um ataque nuclear da Coreia do Norte. 

Aliança entre Coreia do Sul e Estados Unidos 

A terceira reunião do Grupo Consultivo Nuclear se reuniu depois de perceber que a Coreia do Norte trabalha para desenvolver armas nucleares e sistemas de lançamento. Os aliados desenvolveram políticas e princípios para serem aplicados de maneira “credível e eficaz” a fim de melhorar suas estratégias de dissuasão nuclear. 


Yoon Suk Yeol, presidente da Coréia do Sul (Foto: reprodução/Getty Images Embed/Justin Sullivan)


Em 2023, os EUA prometeram à Coreia do Sul que mais informações sobre o planejamento nuclear para conflitos contra o Norte seria disponibilizado para autoridades sul-coreanas.

O secretário adjunto interino de defesa dos EUA para política espacial, Vipin Narang, falou durante uma coletiva de imprensa que uma organização é formada em torno das contribuições dos aliados nas capacidades nucleares que, em última instância, podem ser direcionadas para cada país durante alguma crise.

Algumas autoridades políticas, incluindo o presidente Yoon Suk Yeol, pediram para que armas nucleares pudessem ser produzidas em Seul, para que não precisassem depender dos EUA, contudo Washington não acatou a ideia.

A Coreia do Sul e os EUA devem se reunir mais uma vez no fim deste ano. O encontro será realizado no país norte-americano. 

O vice-ministro da Defesa da Coreia do Sul para políticas, Chi Chang-rae, também informou que autoridades do alto nível dos aliados irão realizar exercícios de simulação para preparação a ataques nucleares.

Conflitos entre Norte e Sul

A ameaça norte-coreana foi iniciada depois que balões cheios de lixo e fezes foram lançados por Pyongyang em direção à Coreia do Sul pela fronteira sul-coreana, no fim do mês passado. 


Balões com lixos e fezes (Foto: reprodução/X/@clashreport)

Balões também já foram enviados ao Norte por ativistas sul-coreanos, que continham mensagens contra o governo de Kim Jong-un, cartões de memória com músicas de kpop e dinheiro.

A Coreia do Norte e do Sul seguem em conflito desde sua separação, entre 1950 e 1953, durante o contexto historicamente conhecido como “Guerra Fria”.

Júlia e Suyany moeram remédio antes do crime do brigadeirão, afirma namorado da “Cigana”

O namorado de Suyany Breschak, a “Cigana Esmeralda”, concedeu uma entrevista exclusiva ao programa “Fantástico”, da TV Globo, exibida neste domingo (09). Suyany é suspeita de influenciar Júlia Pimenta, que está sendo investigada pela morte de Luiz Marcelo com um brigadeirão envenenado. 

Entrevista ao Fantástico 

Na entrevista ao programa da TV Globo, o namorado de Suyany, que não quis se identificar, contou que viu as suspeitas moendo um remédio que seria colocado no doce. Quando virava pó, o remédio era armazenado em saquinhos. 

Ele compartilhou que a “cigana” havia comentado sobre uma mensagem que recebeu de Júlia. “Eu vim aqui malhar e ele está lá mortinho“, dizia a mensagem enviada por Júlia para Suyany, de acordo com o entrevistado pelo Fantástico. 

O namorado disse ao Fantástico que não imaginava que Suyany seria capaz de auxiliar alguém a matar uma outra pessoa. Ele contou tudo o que presenciou à polícia para contribuir com as investigações.

Morte por Brigadeirão 

As investigações em torno da morte do administrador de imóveis Luiz Marcelo Ormond, morto por envenenamento através de um brigadeirão, continuam e a principal suspeita do crime é Júlia Pimenta, namorada de Luiz. Exames mostraram que haviam substâncias como Morfina no corpo da vítima. Júlia teria convivido com o cadáver do namorado por três dias.

De acordo com as investigações do caso, Júlia teria sido influenciada por Suyany Breschak, que se apresenta como líder espiritual e fazia sessões para Júlia. A Polícia acredita que as duas planejaram a morte de Luiz Marcelo com meses de antecedência.


Suyany Breschak e Júlia Cathermol (Foto: reprodução/TV Globo)

Cerca de três dias após a morte de Luiz Marcelo, Júlia se direcionou a Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, com o carro da vítima e entregou o veículo para Suyany, como uma forma de pagamento da dívida de R$ 600 mil pelas sessões espirituais. O carro foi entregue por fim ao ex-namorado de Suyany, Victor Chaffi, que respondia em liberdade por outro crime.

Júlia também namorava outro homem e, para morar na casa de Luiz Marcelo, inventou a história de que iria trabalhar como babá. Júlia simulou a contração com uma mulher chamada Natália, que, segundo as investigações, era Suyany. 

A defesa de Suyany afirma que não vê motivação para o homicídio da vítima, e que o relacionamento de Júlia com Luiz Marcelo teria que prevalecer por muito tempo para que Suyany fosse beneficiada. Enquanto a defesa de Júlia Pimenta afirma que ainda está analisando a documentação e logo prestará um esclarecimento. 

Yasmin Brunet aparece com vestido branco sensual nas redes sociais

A ex-bbb Yasmin Brunet, de 35 anos, apareceu em suas redes sociais com um vestido justo branco nesta terça-feira (04). A modelo apostou na sensualidade e no carão para compor o feed do Instagram.

Look sensual 

Yasmin Brunet posou para fotos de frente e de costas. O vestido valorizou as curvas do corpo da modelo. Três tatuagens de Brunet ficaram aparentes nas fotos, sendo na primeira imagem uma frase nas costas à altura do ombro e outra acima do cotovelo, enquanto na segunda foto é possível notar uma tattoo no antebraço.

O estilo de maquiagem usado na modelo foi mais natural em tons terrosos e um contorno mais escuro que o batom nos lábios foi uma das apostas. Um leve brilho no canto dos olhos deu um destaque para o olhar de Brunet.

Acessórios como anéis, pulseira e colar dourados também complementaram o visual. Muitos internautas elogiaram as fotos através dos comentários. A cantora Pocah, que também é ex-bbb, também comentou na foto de Brunet. “Lindaaaaaaa”, escreveu a cantora.

Carreira e estilo de Yasmin Brunet

Yasmin Brunet é filha da modelo Luíza Brunet e começou a sua própria carreira nas passarelas com 13 anos de idade. Ela chegou a estrelar como atriz para a série “Verdades Secretas” da Globo. 

A modelo trabalha atualmente como influenciadora em suas redes sociais e conta com mais de 7 milhões de seguidores em seu Instagram. Yasmin Brunet participou da edição do reality BBB 24, da Globo. Ela também possui uma marca com o seu nome de produtos de beleza chamada “Yasmin Beauty”, onde atua como CEO.



A loira gosta de apostar em looks sensuais que valorizam e mostram o seu corpo. Roupas transparentes, justas e com aberturas não faltam em seu guarda roupa. As roupas de Yasmin exalam sensualidade e as poses da modelo ajudam a ampliar o conceito sexy e chique. 

Bruna Marquezine usa vestido azul escuro com grande laço para evento da Disney+

O look da atriz Bruna Marquezine, de 28 anos, chamou a atenção durante o evento de lançamento do novo Disney+ que aconteceu no hotel Copacabana Palace no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (04). 

Look com cara de Disney+

A produção de Bruna Marquezine dos pés a cabeça esbanjou estilo no tapete azul do evento. Seu vestido justo sem alças em um tom azul escuro se destacou por seu enorme laço na altura da cintura. Para completar, o branco dos sapatos de modelo scarpin de bico fino deu um contraste no visual e combinou com as mesmas cores do Disney+.

Novo trabalho como diretora

A atriz vai estrear sua carreira como diretora e produtora com a nova série “Amor da Minha Vida”, que será lançada em breve na plataforma Disney+. Nomes de peso como Sergio Malheiros, Bruno Montaleone, Malu Rodrigues e Sophia Abrahão estarão no elenco da série. 

O perfil da plataforma publicou uma foto no Instagram com a legenda “A família cresceu!” para apresentar o novo time de estrelas que se juntarão à empresa para a produção de novos conteúdos.


Novo time da Disney+. (Foto: Reprodução/Instagram/@disneyplusbr)

Um vídeo também foi compartilhado e Marquezine aparece junto ao time de atores que irão compor a nova fase da Disney+.


Bruna Marquezine no tapete azul durante evento. (Vídeo: Reprodução/Instagram/@disneyplusbr/@star_bra)


Bruna Marquezine comentou com a “F5.”, do jornal Folha de S. Paulo, que amou fazer parte da produção da obra e que espera ter mais oportunidades futuras como diretora.

Destaque no mundo da moda

Depois do sucesso ao estrelar o filme “Besouro Azul” da DC Comics, em 2023, a atriz também está em ascensão no mundo da moda até mesmo em eventos internacionais prestigiados. 


Bruna Marquezine no Met Gala. (Foto: Reprodução/Instagram/@brunamarquezine)

Bruna Marquezine esteve presente no Met Gala de 2024 pela primeira vez com um vestido branco composto por um espartilho e uma saia volumosa com aplicações de flores. A artista usou mais de R$ 3 milhões em jóias para completar o visual. As peças foram um anel em platina com diamantes e brincos em platina que contaram com 16 diamantes.

Conheça a primeira mulher presidente do México 

A maioria dos cidadãos mexicanos elegeu, neste domingo (02), Claudia Sheinbaum Pardo, de 61 anos, como a primeira mulher presidente da história do país. Ela também é a primeira pessoa de herança judaica a se tornar presidente do México. A futura presidente nasceu na Cidade do México em 24 de junho de 1962 e veio de uma família judia.

Formada em física pela Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), Sheinbaum Pardo se envolveu em atividades políticas estudantis e se empenhou em protestar contra a privatização da educação pública. 

Chegou a organizar uma greve para protestar contra o aumento de mensalidades, em 1987. Ela também dedicou seus estudos à engenharia energética nos Estados Unidos, pela Universidade da Califórnia em Berkeley.

Trajetória na política


Claudia Sheinbaum Pardo tem 61 anos e é mãe de dois filhos (Foto/Instagram/@claudia_shein)


Sua carreira política teve início em 2000 ao ser nomeada como secretária do meio ambiente da Cidade do México. Participou ainda do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática da ONU (IPCC) que em 2017 ganhou um Prêmio Nobel da Paz.

Ela foi a primeira mulher eleita chefe do distrito de Tlalpan na Cidade do México em 2015 e ficou no cargo até 2017. Depois foi a primeira mulher chefe do governo de toda a cidade e precisou deixar o cargo para direcionar esforços para sua candidatura à presidência do México, apoiada pelo atual presidente em fim de mandato Andrés Manuel López Obrador.

Projetos na política e desafios

Uma das mudanças que Sheinbaum Pardo deseja pôr em prática é no sistema judiciário para que membros sejam nomeados através do voto direto. Caso o projeto seja aprovado, todos os que estão no cargo atualmente deverão renunciar. Para acontecer, é necessário que dois terços da Câmara dos Deputados e do Senado sejam favoráveis à proposta.

Claudia Sheinbaum Pardo terá que enfrentar alguns desafios em seu mandato como presidente, principalmente pelo patriarcado no país. Alguns mexicanos acreditam que pode ser complicado para Sheinbaum Pardo se desprender da imagem de seu apoiador López Obrador. A futura presidente do México contará com uma equipe que atuou junto a ela na prefeitura da Cidade do México.

Protestos em Bruxelas contra Acordo Verde são realizados por agricultores

Agricultores realizaram uma manifestação com tratores em Bruxelas, capital da Bélgica, contra as políticas ambientais da União Europeia, nesta terça-feira (04). Contudo, os principais grupos agrícolas do continente não reconheceram a ação e alegaram que faltou clareza sobre a preocupação dos participantes.

As políticas verdes da União Europeia desagradaram um grupo de agricultores os quais reuniram em Bruxelas pessoas de diversas partes da Europa, incluindo Holanda, Alemanha, Polônia e Bélgica. 

De acordo com os organizadores da manifestação, as ações da UE dificultam a competitividade dos agricultores da Europa. Os manifestantes pretendem mudar o Acordo Verde Europeu.

Toda a movimentação acontece dois dias antes do início da eleição para o Parlamento Europeu, que terminará no dia 9 de junho. Organizado pelo grupo lobby holandês Força de Defesa dos Agricultores, a manifestação é apoiada por grupos de direita e extrema direita. 

Manifestações de agricultores europeus pela Europa

Bruxelas já havia passado por manifestações de agricultores durante uma importante reunião do bloco europeu, que decidia sobre um novo financiamento para a Ucrânia, no início de fevereiro. 

Na ocasião, os manifestantes atiraram ovos no Parlamento Europeu e provocaram incêndios perto de edifícios para mostrar descontentamento com impostos, políticas verdes e concorrência que acreditam ser desleal comparadas ao exterior.


Trator em manifestação (Foto: reprodução/Thierry Monasse/Getty Images embed)


Outras manifestações de agricultores contra as políticas verdes também foram promovidas em vários países da Europa, como França, Espanha, Alemanha, Itália, Romênia, Grécia, Polônia e Portugal. 

Os agricultores alegam também que preços dos alimentos estão baixos e que importações baratas são obstáculos para eles.

Acordo Verde Europeu

O Acordo Verde Europeu coloca restrições à agropecuária europeia com o objetivo de minimizar as mudanças climáticas. O conjunto de medidas pretende zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050 para limpar a sua economia.

A União Europeia quer investir em fontes de energia renovável e promover agricultura com menos emissões desses gases. A agricultura é responsável por aproximadamente 10% da emissão de gases do efeito estufa na União Europeia através do gado e fertilizantes, por exemplo.