Microbiologista encontra até 294 mil bactérias em garrafinhas retornáveis

As garrafinhas de água são importantes por garantir a hidratação, mas elas podem conter micro-organismos capazes de prejudicar a saúde. Essas bactérias podem gerar diarreia, dores de garganta e outros desconfortos caso não sejam corretamente higienizadas. A doutora em microbiologia Rosana Siqueira realizou uma análise em nove recipientes em Campinas e encontrou cerca de 294 mil bactérias em um deles.

Das nove garrafas analisadas, sete apresentaram micro-organismos. “Em uma das garrafinhas nós encontramos um total de 294 mil micro-organismos, então isso é uma quantidade que chama a atenção”, avaliou Rosana.

“Você pode ter um estado febril, uma dor de garganta, uma irritação ou às vezes uma tosse… ou até mesmo um problema intestinal, como uma diarreia e outros desconfortos. Lembrando que não são só doenças que debilitam o sistema imunológico”, complementou a microbiologista

Rosana explica a importância da higienização das garrafinhas, mas que a população também precisa se atentar e lavar bem as mãos.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>G1 Campinas | Microbiologista encontra até 294 mil bactérias em garrafinhas retornáveis; saiba como limpar a sua <a href=”https://t.co/q3t6dk8bUH”>https://t.co/q3t6dk8bUH</a> <a href=”https://t.co/dul1wV6qwh”>pic.twitter.com/dul1wV6qwh</a></p>&mdash; EPTV (@eptvoficial) <a href=”https://twitter.com/eptvoficial/status/1600533929316225024?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 7, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Para não sofrer com bactérias na sua garrafinha é recomendado lavá-la todos os dias (Reprodução:Twitter)


Andréia Bucci, técnica do laboratório de microbiologia da PUC-Campinas, afirma que a limpeza da garrafinha é simples e basta água, esponja e sabão. Ela destaca que o ideal é utilizar uma bucha de cepilho, que também é conhecida como escova de mamadeira.

Por fora, na parte externa, duas a três gotinhas de detergente com a esponja úmida, passa em todo local externo e, na parte interna, um pouquinho de água, também duas a três gotinhas de detergente e aí passa em toda a parte interna da parede da garrafa”, explica Bucci.

A técnica também destaca a importância de não ingerir o resto de água que fica na garrafinha por muito tempo. A recomendação dela é jogar fora a água que ficar três horas ou mais no recipiente. E o processo de limpeza deve ser feito pelo menos uma vez por dia para evitar problemas para a saúde.

 

Foto destaque: Garrafas de água podem conter milhares de bactérias. Reprodução/Uol

Anvisa aprova dose de reforço da vacina da Pfizer para crianças e adolescentes

Na última segunda-feira (5), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a aplicação da Comirnaty, vacina para Covid-19, em crianças em adolescentes. A medida se deu por meio da autorização de alteração da posologia da vacina. Dessa forma, a terceira dose será incluída na bula dos imunizantes da farmacêutica aprovados para a faixa etária de 5 a 11 anos e de 12 a 17 anos.

“As vacinas contra a Covid-19 tem apresentado, de forma geral, o decaimento dos anticorpos com o tempo, justificando a avaliação periódica da necessidade de aplicação de doses de reforço, com o objetivo de manter níveis adequados de anticorpos capazes de neutralizar o vírus causador da doença”, afirmou a Anvisa, em nota, nesta quarta-feira (7).

O Ministério da Saúde, em maio deste ano, ampliou a recomendação da dose de reforço para os adolescentes de 12 a 17 anos, independentemente das vacinas que foram tomadas na primeira e segunda doses, tendo um intervalo de quatro meses.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Boa notícia: Anvisa aprova 1ª dose de reforço da Pfizer para crianças de 5 a 11! <br><br>A vacina poderá ser aplicada 6 meses após a 2ª dose. Com isso, toda a população a partir de 5 anos pode receber o primeiro reforço. O próximo passo é passar pela CONITEC<a href=”https://t.co/qY31AwOtvR”>https://t.co/qY31AwOtvR</a></p>&mdash; Mellanie Fontes-Dutra (Mell)  (@mellziland) <a href=”https://twitter.com/mellziland/status/1600574157401751552?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 7, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Anvisa aprova vacina para crianças a partir de 5 anos (Reprodução/Twitter)


Especialistas afirmam que o Brasil está atrasado quando se trata do público de crianças de 5 a 11 anos. Nos Estados Unidos, essa faixa etária já recebe a dose de reforço com a vacina bivalente da Pfizer. Até o momento o governo federal ainda não definiu o que fará sobre a terceira dose para os pequenos.

A Anvisa fez a avaliação dos dados clínicos enviados pela Pfizer e concluiu que os benefícios da alteração de posologia superam os riscos na aplicação da dose de reforço nessa faixa etária, dessa forma, autorizando a aplicação.

No final de novembro, a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações (CTAI) aprovou a terceira dose para crianças de 5 a 11 anos. O grupo assessora o governo na tomada de decisões sobre a vacinação contra a Covid-19.

A recomendação é que todas as pessoas mantenham suas doses de reforço em dia de modo a melhorar a proteção contra casos graves e óbitos por Covid-19.

 

Foto destaque: Anvisa autoriza terceira dose em crianças e adolescentes. Reprodução/G1

Milhares de focas são encontradas mortas em praia da Rússia

Foram encontradas mortas 2.500 focas, na costa do Mar Cáspio na região do Daguestão, que fica localizada no sudeste da Rússia. Desde 2008 as focas estão classificadas como ameaçadas de extinção na lista lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Elas são os únicos mamíferos encontrados no Mar Cáspio.

As autoridades locais já estão realizando os exames para determinar a causa de morte dos aniamis. Especialistas acreditam que as focas morreram duas semanas antes de serem levadas para a praia pela correnteza. O ministério de recursos naturais informa que o número de mortes deve aumentar.

“O número de animais descobertos pode aumentar. A causa da morte ainda não foi determinada”, disse o serviço de imprensa da agência de pesca da região, de acordo com a mídia estatal russa TASS.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Encontradas 2500 focas mortas na costa do Mar Cáspio na Rússia <a href=”https://t.co/9FHnJG0mCt”>https://t.co/9FHnJG0mCt</a> <a href=”https://t.co/VclknzzvHC”>pic.twitter.com/VclknzzvHC</a></p>&mdash; Jornal de Notícias (@JornalNoticias) <a href=”https://twitter.com/JornalNoticias/status/1599892132667719681?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 5, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Focas encontradas mortas na Rússia (Reprodução/Twitter)


As focas apareceram na costa da república russa do Daguestão, onde fica localizado o Mar Cáspio, que é o maior corpo de água sem litoral do mundo. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), no início do século XX, havia mais de um milhão de focas do Cáspio, mas agora restam apenas cerca de 70 mil. A população de focas do Cáspio sofreu com a caça excessiva e a degradação do habitat, além das mudanças climáticas.

Uma catástrofe natural parecida já tinha ocorrido no fim de 2020, quando cerca de 2.000 focas foram encontradas mortas nas praias do Daguestão e do país vizinho Azerbaijão. O Mar Cáspio faz fronteira com cinco países: Azerbaijão, Irã, Cazaquistão, Rússia e Turcomenistão.

A responsável do Serviço Federal de Supervisão de Recursos Naturais da Rússia, Svetlana Radionova, afirmou que será preciso aguardar até o final de semana para receber os primeiros resultados das análises e determinar se a contaminação da água poderia ser uma das causas das mortes das focas.

Foto destaque: Foca encontrada morta no Mar Cáspio: Reprodução/Istoedinheiro

Moraes recusa pedido de reativação das redes sociais de Carla Zambelli

A defesa da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) solicitou a de reconsideração da decisão que bloqueou as redes sociais da parlamentar bolsonarista. Os perfis de Zambelli no Instagram, Facebook, Twitter, Telegram, Youtube, TikTok, Gettr, Whatsapp e LinkedIN foram suspensos após determinação do TSE no dia 1º de novembro. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, negou o pedido feito pela defesa da deputada federal.

Segundo a decisão judicial, Zambelli pediu que “os generais de quatro estrelas tomem medidas para fazer valer a incidência do art. 142 da Constituição Federal, sob o argumento de que o processo eleitoral foi fraudado”. Os trechos da decisão foram publicados no jornal Folha de S.Paulo. O ministro Alexandre de Moraes determinou uma mult ano valor de R$ 20 mil em caso de reincidência na publicação de mensagens contra a Justiça Eleitoral ou o Estado Democrático de Direito. O valor seria descontado de forma compulsória dos rendimentos da Parlamentar perante a Câmara dos Deputados.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Moraes nega pedido da defesa para reativação das redes sociais de Carla Zambelli <a href=”https://t.co/VVaqwpDLQF”>https://t.co/VVaqwpDLQF</a></p>&mdash; Brasil 247 (@brasil247) <a href=”https://twitter.com/brasil247/status/1599868563048697856?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 5, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Moraes nega pedido de reativação das redes sociais de Zambelli (Reprodução/Twitter)


“Vê-se, assim, que, mesmo sem as redes sociais, a requerente insiste em incentivar atos antidemocráticos em apologia ao crime contra a democracia e utiliza-se, ainda, de seguidores para disseminar informação falsa. Por essa razão, não há como ser deferida a pretensão de reativação das redes sociais da requerente porque a finalidade dela é de desestabilizar as instituições e pugnar por ato criminoso, atitude que passa ao largo do direito que invoca de utilização das referidas redes para comunicação com seus eleitores”, afirmou Moraes.

Já a Deputada, por meio da sua  sua assessoria de imprensa, considera que a decisão é “monocrática”, ou seja, foi aprovada somente pelo presidente do TSE.

“Bom, como a gente nunca sabe como o Alexandre de Moraes vai interpretar os nossos vídeos, esse provavelmente é o último vídeo que eu faço para vocês até que essa situação se reverta de alguma maneira”, afirmou Zambelli.

“Além disso, ele mandou bloquear contas aleatórias de apoiadores, pessoas, cidadãos que divulgaram vídeos meus. Ou seja, mais um motivo para eu não publicar e não divulgar vídeos meus porque essas pessoas correm o risco de terem suas contas bloqueadas. Realmente, ele conseguiu. Conseguiu, praticamente, calar uma deputada. Uma deputada mulher, mais votada do Brasil”. Complementou a deputada.

 

Foto destaque: Carla Zambelli na Câmara dos Deputados. Reprodução/CNN Brasil

Mike Flanagan larga a Netflix e fecha acordo com a Prime Video

Segundo a revista Variety, Mike Flanagan está prester a mudar de casa. A revista afirma que o produtor e diretor, que construiu sua reputação no segmento de terror moderno, assinou um contrato de exclusividade com a Amazon Prime Video. Trevor Macy, que é um colaborador frequente do diretor, também fechou um contrato com a empresa. O contrato foi firmado por meio da Intrepid Pictures, produtora da dupla.

Flanagan e Macy tiveram coloborações positivas na Netflix, trabalhando em “A Maldição da Residência Hill” e “Missa da Meia-Noite”. Ambos se estabeleceram como uma força narrativa de gênero de terror nos últimos tempos e participaram de reuniões com diversos estúdios e plataformas.

Confira o trailer da “Missa da Meia-Noite”:



“A Amazon é um estúdio que admiramos há muito tempo”, afirmaram Flanagan e Macy ao site. “O compromisso deles em se envolver em séries e conteúdos inovadores se alinha com o espírito do que construímos na Intrepid. Estamos ansiosos para trabalhar com toda a equipe da Amazon enquanto trazemos nossa marca de produções de gênero para o serviço e o público em todo o mundo”.

Vernon Sanders, chefe de televisão global da Amazon Studios, celebrou a chegada de Flanagan e Macy:

“Mike e Trevor são notáveis em contar histórias imersivas e de suspense que mantêm magistralmente o público envolvido do início ao fim. Estamos empolgados em recebê-los na Amazon Studios e mal podemos esperar para que nossos clientes globais experimentem sua criatividade de dobra de gênero”, afirmou Sanders.

A Intrepid ainda tem um projeto garantido para a Netflix. A série “A Queda da Casa de Usher” ainda não tem data de lançamento e deve ser inspirada nas obras de horror de Edgar Allan Poe. Flanagan disse no Twitter que as filmagens começam nas próximas semanas. Já não sabemos o futuro da série “O Clube da Meia-Noite”, que deixou algumas pontas soltas para uma possível segunda temporada. A série foi a última lançada por Flanagan na Netflix.

 

Foto destaque: Mike Flanagan, produtor da “Missa da Meia-Noite”. Reprodução/Divulgação Warner

Rolling Stone inclui Anitta em lista de melhores álbuns

Nesta quinta feira (1), a revista americana Rolling Stone divulgou a lista dos 50 melhores álbuns de 2022. No ranking constam os títulos dos álbuns e artistas de diversos gêneros musicais. O Brasil se fez presente na lista com o álbum “Versions Of Me”, da Anitta.

O primeiro lugar ficou com Beyoncé e o aclamado “RENAISSANCE”, que foi definido pela revista como um momento de aclamação universal. Já Bad Bunny ocupou o segundo lugar com “Un Verano Sin, o quarto álbum de estúdio da artista e que quebrou recordes mundiais: “Bad Bunny mergulha em águas indie brilhantes e ressurge com descobertas deslumbrantes”, destacou a revista norte-americana.

Já Anitta ficou com o 31° melhor álbum do ano para os jornalistas da revista. O disco da brasileira apareceu à frente até mesmo de lançamentos de astros como The Weekend e Camila Cabello e também de bandas como Big Thief e Fontaines DC. A revista afirmou que Anitta “aperfeiçoou a rara arte do crossover tricultural”.


<blockquote class=”instagram-media” data-instgrm-permalink=”https://www.instagram.com/p/CloQBTbOnC7/?utm_source=ig_embed&amp;utm_campaign=loading” data-instgrm-version=”14″ style=” background:#FFF; border:0; border-radius:3px; box-shadow:0 0 1px 0 rgba(0,0,0,0.5),0 1px 10px 0 rgba(0,0,0,0.15); margin: 1px; max-width:540px; min-width:326px; padding:0; width:99.375%; width:-webkit-calc(100% – 2px); width:calc(100% – 2px);”><div style=”padding:16px;”> <a href=”https://www.instagram.com/p/CloQBTbOnC7/?utm_source=ig_embed&amp;utm_campaign=loading” style=” background:#FFFFFF; line-height:0; padding:0 0; text-align:center; text-decoration:none; width:100%;” target=”_blank”> <div style=” display: flex; flex-direction: row; align-items: center;”> <div ></div> <div style=”display: flex; flex-direction: column; flex-grow: 1; justify-content: center;”> <div style=” background-color: #F4F4F4; border-radius: 4px; flex-grow: 0; height: 14px; margin-bottom: 6px; width: 100px;”></div> <div style=” background-color: #F4F4F4; border-radius: 4px; flex-grow: 0; height: 14px; width: 60px;”></div></div></div><div style=”padding: 19% 0;”></div> <div style=”display:block; height:50px; margin:0 auto 12px; width:50px;”><svg width=”50px” height=”50px” viewBox=”0 0 60 60″ version=”1.1″ xmlns_xlink=”https://www.w3.org/1999/xlink”><g stroke=”none” stroke-width=”1″ fill=”none” fill-rule=”evenodd”><g transform=”translate(-511.000000, -20.000000)” fill=”#000000″><g><path d=”M556.869,30.41 C554.814,30.41 553.148,32.076 553.148,34.131 C553.148,36.186 554.814,37.852 556.869,37.852 C558.924,37.852 560.59,36.186 560.59,34.131 C560.59,32.076 558.924,30.41 556.869,30.41 M541,60.657 C535.114,60.657 530.342,55.887 530.342,50 C530.342,44.114 535.114,39.342 541,39.342 C546.887,39.342 551.658,44.114 551.658,50 C551.658,55.887 546.887,60.657 541,60.657 M541,33.886 C532.1,33.886 524.886,41.1 524.886,50 C524.886,58.899 532.1,66.113 541,66.113 C549.9,66.113 557.115,58.899 557.115,50 C557.115,41.1 549.9,33.886 541,33.886 M565.378,62.101 C565.244,65.022 564.756,66.606 564.346,67.663 C563.803,69.06 563.154,70.057 562.106,71.106 C561.058,72.155 560.06,72.803 558.662,73.347 C557.607,73.757 556.021,74.244 553.102,74.378 C549.944,74.521 548.997,74.552 541,74.552 C533.003,74.552 532.056,74.521 528.898,74.378 C525.979,74.244 524.393,73.757 523.338,73.347 C521.94,72.803 520.942,72.155 519.894,71.106 C518.846,70.057 518.197,69.06 517.654,67.663 C517.244,66.606 516.755,65.022 516.623,62.101 C516.479,58.943 516.448,57.996 516.448,50 C516.448,42.003 516.479,41.056 516.623,37.899 C516.755,34.978 517.244,33.391 517.654,32.338 C518.197,30.938 518.846,29.942 519.894,28.894 C520.942,27.846 521.94,27.196 523.338,26.654 C524.393,26.244 525.979,25.756 528.898,25.623 C532.057,25.479 533.004,25.448 541,25.448 C548.997,25.448 549.943,25.479 553.102,25.623 C556.021,25.756 557.607,26.244 558.662,26.654 C560.06,27.196 561.058,27.846 562.106,28.894 C563.154,29.942 563.803,30.938 564.346,32.338 C564.756,33.391 565.244,34.978 565.378,37.899 C565.522,41.056 565.552,42.003 565.552,50 C565.552,57.996 565.522,58.943 565.378,62.101 M570.82,37.631 C570.674,34.438 570.167,32.258 569.425,30.349 C568.659,28.377 567.633,26.702 565.965,25.035 C564.297,23.368 562.623,22.342 560.652,21.575 C558.743,20.834 556.562,20.326 553.369,20.18 C550.169,20.033 549.148,20 541,20 C532.853,20 531.831,20.033 528.631,20.18 C525.438,20.326 523.257,20.834 521.349,21.575 C519.376,22.342 517.703,23.368 516.035,25.035 C514.368,26.702 513.342,28.377 512.574,30.349 C511.834,32.258 511.326,34.438 511.181,37.631 C511.035,40.831 511,41.851 511,50 C511,58.147 511.035,59.17 511.181,62.369 C511.326,65.562 511.834,67.743 512.574,69.651 C513.342,71.625 514.368,73.296 516.035,74.965 C517.703,76.634 519.376,77.658 521.349,78.425 C523.257,79.167 525.438,79.673 528.631,79.82 C531.831,79.965 532.853,80.001 541,80.001 C549.148,80.001 550.169,79.965 553.369,79.82 C556.562,79.673 558.743,79.167 560.652,78.425 C562.623,77.658 564.297,76.634 565.965,74.965 C567.633,73.296 568.659,71.625 569.425,69.651 C570.167,67.743 570.674,65.562 570.82,62.369 C570.966,59.17 571,58.147 571,50 C571,41.851 570.966,40.831 570.82,37.631″></path></g></g></g></svg></div><div style=”padding-top: 8px;”> <div style=” color:#3897f0; font-family:Arial,sans-serif; font-size:14px; font-style:normal; font-weight:550; line-height:18px;”>Ver essa foto no Instagram</div></div><div style=”padding: 12.5% 0;”></div> <div style=”display: flex; flex-direction: row; margin-bottom: 14px; align-items: center;”><div> <div ></div> <div ></div> <div ></div></div><div style=”margin-left: 8px;”> <div style=” background-color: #F4F4F4; border-radius: 50%; flex-grow: 0; height: 20px; width: 20px;”></div> <div style=” width: 0; height: 0; border-top: 2px solid transparent; border-left: 6px solid #f4f4f4; border-bottom: 2px solid transparent; transform: translateX(16px) translateY(-4px) rotate(30deg)”></div></div><div style=”margin-left: auto;”> <div style=” width: 0px; border-top: 8px solid #F4F4F4; border-right: 8px solid transparent; transform: translateY(16px);”></div> <div style=” background-color: #F4F4F4; flex-grow: 0; height: 12px; width: 16px; transform: translateY(-4px);”></div> <div style=” width: 0; height: 0; border-top: 8px solid #F4F4F4; border-left: 8px solid transparent; transform: translateY(-4px) translateX(8px);”></div></div></div> <div style=”display: flex; flex-direction: column; flex-grow: 1; justify-content: center; margin-bottom: 24px;”> <div style=” background-color: #F4F4F4; border-radius: 4px; flex-grow: 0; height: 14px; margin-bottom: 6px; width: 224px;”></div> <div style=” background-color: #F4F4F4; border-radius: 4px; flex-grow: 0; height: 14px; width: 144px;”></div></div></a><p style=” color:#c9c8cd; font-family:Arial,sans-serif; font-size:14px; line-height:17px; margin-bottom:0; margin-top:8px; overflow:hidden; padding:8px 0 7px; text-align:center; text-overflow:ellipsis; white-space:nowrap;”><a href=”https://www.instagram.com/p/CloQBTbOnC7/?utm_source=ig_embed&amp;utm_campaign=loading” style=” color:#c9c8cd; font-family:Arial,sans-serif; font-size:14px; font-style:normal; font-weight:normal; line-height:17px; text-decoration:none;” target=”_blank”>Uma publicação compartilhada por Rolling Stone (@rollingstone)</a></p></div></blockquote> <script async src=”//www.instagram.com/embed.js”></script>

Lista de 50 melhores álbuns de 2022 (Reprodução: Instagram)


“Em ‘Versions of Me’, Anitta domina a rara arte do cruzamento tricultural. Abrindo com o megasmash “Envolver”, uma música que a tornou a primeira artista solo latina com um hit número um no Spotify, o álbum dispara em várias direções como um fogo de artifício radiante, e não muito diferente da própria Anitta. Cada faixa é um novo lado de Anitta, pegando-a em sua forma mais selvagem e divertida, lembrando aos ouvintes exatamente por que o mundo se apaixonou por ela”, destacou a Rolling Stone.

Confira o top 10 de álbuns de 2022 para a revista Rolling Stones:

1 – “Renaissance” – Beyoncé
2 – “Un Verano Sin Ti” – Bad Bunny
3 – “Midnights” -Taylor Swift
4 – “Motomami” – Rosalía
5 – “Harry’s House” – Harry Styles
6 – “It’s Almost Dry” – Pusha T
7 – “Hold on Baby” – King Princess
8 – “Caprisongs” – FKA Twigs 
9 – “Jack in the Box” – J-Hope
10 – “Wet Leg” – Wet Leg 

 

Foto destaque: Capa do álbum ‘Versions of me’, de Anitta. Reprodução/Divulgação

Cresce o número de hemodiálises após a pandemia da Covid-19

A Covid-19 é conhecida pelas complicações que pode causar no sistema respiratório, mas os rins também podem ser afetados pela doença. Em casos mais graves, os pacientes podem necessitar de hemodiálise ou diálise para recuperar a função dos rins. Até mesmo por isso, triplicou o número de hemodiálises após a pandemia da Covid-19.

A hemodiálise atua na remoção do excesso de líquido do paciente, removendo impurezas e toxinas acumuladas no sangue que o rim não é capaz de realizar por conta da doença. Ou seja, trata-se de um procedimento que substitui a função do rim e ele é responsável pela sobrevivência de mais de 140 mil brasileiros.

“Durante a pandemia vivenciamos o momento mais crítico da Nefrologia no atendimento dos pacientes internados no hospital. A demanda de pessoas necessitando de terapia renal substitutiva triplicou em relação do número pré-pandemia”, disse Bruno Vieira, médico nefrologista na Beneficência Portuguesa de Santos.

“Para se conseguir realizar a hemodiálise é necessário que tenhamos água e materiais de qualidade, principalmente o capilar que é onde as impurezas e toxinas são removidas”, complementa o médico.


Os rins também podem ser afetados pela Covid-19 (Foto: Reprodução/nefroclinicagoiania)


Mesmo após a recuperação do vírus, alguns pacientes permaneceram com disfunção renal e isso também contribuiu com o aumento da busca pela especialidade e a necessidade do tratamento. Por isso, mesmo durante a pandemia, a orientação para os pacientes com doenças renais é continuar com os procedimentos como diálise e hemodiálise.

A recuperação dos rins geralmente é mais lenta, em comparação a recuperação dos sintomas respiratórios, por exemplo.  Pacientes com histórico de doenças renais, principalmente os idosos, podem necessitar do tratamento de substituição dos rins por um tempo um pouco maior.  Ainda não se sabe exatamente por que os rins são afetados, mas os especialistsa acreditam que o resultado seja por diversos fatores. Um deles pode ser uma resposta do sistema imune na tentativa de combater o vírus, causando uma nefrite, que é uma inflamação do rim.

 

Foto destaque: Triplicou os casos de pacientes necessitando de hemodiálise. Reprodução/G1

Segundo estudo, 33% dos filhos de gestantes infectadas com zika apresenta problemas congênitos

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou um estudo sobre as consequências para os bebês da infecção pelo zika vírus durante a gravidez. Segundo os pesquisadores, uma a cada três crianças nascidos de mães que contraíram o vírus tem algum problema congênito.

Esses problemas causados pelo vírus se encaixam na Síndorme da Zika Congênita (SZC). A microcefalia, que ocorre quando o cérebro do bebê não se desenvolve de forma adequada, está entre os problemas mais comuns. Essa condição atinge uma a cada 25 crianças de mães que contraíram zika durante a gravidez.

O estudo foi publicado na última segunda-feira (28) na revista científica The Lancet Regional Health – Americas. O trabalho foi feito por pesquisadores da Fiocruz e outras 25 instituições brasileiras que fazem parte do Consórcio Brasileiro de Coortes relacionadas ao vírus zika (ZBC Consortium). O trabalho também conta com o apoio da Escola de Medicina Tropical e de Higiene de Londres.


A microcefalia é uma malformação congênita (Foto: Reprodução/Blog Dr.Consulta)


“Esse trabalho dá uma contribuição fundamental para a compreensão das consequências para a saúde da infecção pelo vírus zika durante a gravidez. Ele reúne dados individuais de crianças nascidas de 1.548 gestantes residentes em diferentes regiões do país que tiveram o diagnóstico confirmado de infecção pelo vírus zika durante a gravidez, permitindo uma estimativa mais precisa dos riscos”, afirmou o pesquisador Ricardo Ximenes, principal autor do estudo.

Foi criada uma necessidade de um estudo mais profundo após uma epidemia de microcefalia no Brasil em 2015. Os cientistas analisaram os dados de 13 estudos que investigam os resultados pediátricos em gestações afetadas pelo vírus zika durante a epidemia de 2015-2017 no Brasil. De acordo com os responsáveis, a revisão é o trabalho mais amplo já feito sobre o tema.

A equipe de pesquisadores aponta para a realização de estudos adicionais com tempo de acompanhamento mais longo, para ir evoluindo o trabalho. A pesquisa também aponta para a importância do diagnóstico e intervenção precoces de eventuais manifestações congênitas atribuídas ao vírus zika.

 

Foto destaque: Aedes aegypti, que transmite o vírus da zika. Reprodução/G1

Peixe-leão: Entenda os perigos da espécie invasora

O peixe-leão pode encantar pela sua beleza, mas é uma espécie invasora extremamente perigosa. O peixe-leão possui um corpo listrado de branco e tons de vermelho, laranja e marrom, porém, as espécies invasoras são das piores pragas que ameaçam a já ameaçada biodiversidade global.

O tamanho máximo do animal é de 47 centímetros, mas não se engane, apesar de pequena, a espécie é uma grande predadora e segundo o ICMBio, o peixe-leão pode comer 20 animais, como crustáceos e pequenos peixes por volta de meia hora. A fêmea é capaz de produzir até 30 mil ovos.

A espécie é extremamente perigosa, possuindo 18 espinhos venenosos, concentrados em seu dorso. Os espinhos são uma estratégia de defesa do animal e pode afetar também os humanos, já que a sua toxina é bastante dolorosa. De acordo com estudo publicado na revista científica Marine Drugs, o peixe-leão é originalmente nativo do ecossistemas de recifes tropicais e subtropicais do Oceano Índico, Mar Vermelho e Pacífico Sul.

Embora a praga não seja nativa do Brasil, está crescendo o número de relatos da espécie pelo litoral brasileiro. Em 2015 um peixe-leão foi visto pela primeira vez no país em Arraial do Cabo, no litoral do Rio de Janeiro. Fortaleza e Jericoacoara, no Ceará, nas águas do Maranhão, durante expedição científica e Fernando de Noronha, em Pernambuco, também tiveram relatos da espécie sendo vista.


Peixe-leão encontrado em Arraial do Cabo (Foto: Reprodução/G1)


“Com poucos predadores naturais e altas taxas reprodutivas e de crescimento, os peixes-leão estabeleceram rapidamente populações no noroeste do Atlântico e no Caribe após sua introdução nas águas da Flórida na década de 1990”, explicaram os autores do estudo sobre o início da invasão da praga. Agora a espécie começa a descobrir também a América do Sul.

Segundo o ICMBio, o veneno do peixe-leão não é fatal para pessoas saudáveis, mas não significa que ele seja indolor. Acidentes podem acontecer quando pessoas pisam no animal, seja de forma acidental ou quando o próprio peixe ataca, o que é mais difícil de acontecer quando se trata de acidentes com humanos.

A toxina do animal pode causar dor, inchaço, sangramento, vermelhidão, dormência, tontura, náuseas e dor de cabeça. Se a pessoa for alérgica os sintomas iniciais podem evoluir para falta de ar, febre, parada cardíaca, paralisia temporária e óbito. Diante desses riscos, a orientação do ICMBio é que ao ser envenenado por um peixe-leão, a pessoa procure atendimento médico o mais rápido possível para receber o tratamento adequado.

 

Foto destaque: Peixe-leão nadando no mar: Reprodução/marsemfim.com

“Natal de Águas e Luzes” de Foz do Iguaçu inicia sexta na Praça da Paz

Na próxima sexta-feira (2), no oeste do Paraná, será lançada pela prefeitura de Foz do Iguaçu a abertura de Natal de Águas e Luzes. Segundo a organização do evento, a abertura oficial acontecerá na Praça da Paz, a partir das 19h, com contagem regressiva e as luzes acenderão de forma sincronizada em todos os espaços decorados.

No primeiro dia, teremos a Feirinha de Natal seguida da solenidade oficial, às 20h, que terá a presença do prefeito Chico Brasileiro, do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Anatalicio Risden Junior e outras autoridades. O público também irá acompanhar a chegada do Papai Noel e o espetáculo teatral “O Livro Encantado do Natal”, do grupo Ligia Aydar, de São Paulo.


<blockquote class=”instagram-media” data-instgrm-captioned data-instgrm-permalink=”https://www.instagram.com/p/ClbDockOJWa/?utm_source=ig_embed&amp;utm_campaign=loading” data-instgrm-version=”14″ style=” background:#FFF; border:0; border-radius:3px; box-shadow:0 0 1px 0 rgba(0,0,0,0.5),0 1px 10px 0 rgba(0,0,0,0.15); margin: 1px; max-width:540px; min-width:326px; padding:0; width:99.375%; width:-webkit-calc(100% – 2px); width:calc(100% – 2px);”><div style=”padding:16px;”> <a href=”https://www.instagram.com/p/ClbDockOJWa/?utm_source=ig_embed&amp;utm_campaign=loading” style=” background:#FFFFFF; line-height:0; padding:0 0; text-align:center; text-decoration:none; width:100%;” target=”_blank”> <div style=” display: flex; flex-direction: row; align-items: center;”> <div ></div> <div style=”display: flex; flex-direction: column; flex-grow: 1; justify-content: center;”> <div style=” background-color: #F4F4F4; border-radius: 4px; flex-grow: 0; height: 14px; margin-bottom: 6px; width: 100px;”></div> <div style=” background-color: #F4F4F4; border-radius: 4px; flex-grow: 0; height: 14px; width: 60px;”></div></div></div><div style=”padding: 19% 0;”></div> <div style=”display:block; height:50px; margin:0 auto 12px; width:50px;”><svg width=”50px” height=”50px” viewBox=”0 0 60 60″ version=”1.1″ xmlns_xlink=”https://www.w3.org/1999/xlink”><g stroke=”none” stroke-width=”1″ fill=”none” fill-rule=”evenodd”><g transform=”translate(-511.000000, -20.000000)” fill=”#000000″><g><path d=”M556.869,30.41 C554.814,30.41 553.148,32.076 553.148,34.131 C553.148,36.186 554.814,37.852 556.869,37.852 C558.924,37.852 560.59,36.186 560.59,34.131 C560.59,32.076 558.924,30.41 556.869,30.41 M541,60.657 C535.114,60.657 530.342,55.887 530.342,50 C530.342,44.114 535.114,39.342 541,39.342 C546.887,39.342 551.658,44.114 551.658,50 C551.658,55.887 546.887,60.657 541,60.657 M541,33.886 C532.1,33.886 524.886,41.1 524.886,50 C524.886,58.899 532.1,66.113 541,66.113 C549.9,66.113 557.115,58.899 557.115,50 C557.115,41.1 549.9,33.886 541,33.886 M565.378,62.101 C565.244,65.022 564.756,66.606 564.346,67.663 C563.803,69.06 563.154,70.057 562.106,71.106 C561.058,72.155 560.06,72.803 558.662,73.347 C557.607,73.757 556.021,74.244 553.102,74.378 C549.944,74.521 548.997,74.552 541,74.552 C533.003,74.552 532.056,74.521 528.898,74.378 C525.979,74.244 524.393,73.757 523.338,73.347 C521.94,72.803 520.942,72.155 519.894,71.106 C518.846,70.057 518.197,69.06 517.654,67.663 C517.244,66.606 516.755,65.022 516.623,62.101 C516.479,58.943 516.448,57.996 516.448,50 C516.448,42.003 516.479,41.056 516.623,37.899 C516.755,34.978 517.244,33.391 517.654,32.338 C518.197,30.938 518.846,29.942 519.894,28.894 C520.942,27.846 521.94,27.196 523.338,26.654 C524.393,26.244 525.979,25.756 528.898,25.623 C532.057,25.479 533.004,25.448 541,25.448 C548.997,25.448 549.943,25.479 553.102,25.623 C556.021,25.756 557.607,26.244 558.662,26.654 C560.06,27.196 561.058,27.846 562.106,28.894 C563.154,29.942 563.803,30.938 564.346,32.338 C564.756,33.391 565.244,34.978 565.378,37.899 C565.522,41.056 565.552,42.003 565.552,50 C565.552,57.996 565.522,58.943 565.378,62.101 M570.82,37.631 C570.674,34.438 570.167,32.258 569.425,30.349 C568.659,28.377 567.633,26.702 565.965,25.035 C564.297,23.368 562.623,22.342 560.652,21.575 C558.743,20.834 556.562,20.326 553.369,20.18 C550.169,20.033 549.148,20 541,20 C532.853,20 531.831,20.033 528.631,20.18 C525.438,20.326 523.257,20.834 521.349,21.575 C519.376,22.342 517.703,23.368 516.035,25.035 C514.368,26.702 513.342,28.377 512.574,30.349 C511.834,32.258 511.326,34.438 511.181,37.631 C511.035,40.831 511,41.851 511,50 C511,58.147 511.035,59.17 511.181,62.369 C511.326,65.562 511.834,67.743 512.574,69.651 C513.342,71.625 514.368,73.296 516.035,74.965 C517.703,76.634 519.376,77.658 521.349,78.425 C523.257,79.167 525.438,79.673 528.631,79.82 C531.831,79.965 532.853,80.001 541,80.001 C549.148,80.001 550.169,79.965 553.369,79.82 C556.562,79.673 558.743,79.167 560.652,78.425 C562.623,77.658 564.297,76.634 565.965,74.965 C567.633,73.296 568.659,71.625 569.425,69.651 C570.167,67.743 570.674,65.562 570.82,62.369 C570.966,59.17 571,58.147 571,50 C571,41.851 570.966,40.831 570.82,37.631″></path></g></g></g></svg></div><div style=”padding-top: 8px;”> <div style=” color:#3897f0; font-family:Arial,sans-serif; font-size:14px; font-style:normal; font-weight:550; line-height:18px;”>Ver essa foto no Instagram</div></div><div style=”padding: 12.5% 0;”></div> <div style=”display: flex; flex-direction: row; margin-bottom: 14px; align-items: center;”><div> <div ></div> <div ></div> <div ></div></div><div style=”margin-left: 8px;”> <div style=” background-color: #F4F4F4; border-radius: 50%; flex-grow: 0; height: 20px; width: 20px;”></div> <div style=” width: 0; height: 0; border-top: 2px solid transparent; border-left: 6px solid #f4f4f4; border-bottom: 2px solid transparent; transform: translateX(16px) translateY(-4px) rotate(30deg)”></div></div><div style=”margin-left: auto;”> <div style=” width: 0px; border-top: 8px solid #F4F4F4; border-right: 8px solid transparent; transform: translateY(16px);”></div> <div style=” background-color: #F4F4F4; flex-grow: 0; height: 12px; width: 16px; transform: translateY(-4px);”></div> <div style=” width: 0; height: 0; border-top: 8px solid #F4F4F4; border-left: 8px solid transparent; transform: translateY(-4px) translateX(8px);”></div></div></div> <div style=”display: flex; flex-direction: column; flex-grow: 1; justify-content: center; margin-bottom: 24px;”> <div style=” background-color: #F4F4F4; border-radius: 4px; flex-grow: 0; height: 14px; margin-bottom: 6px; width: 224px;”></div> <div style=” background-color: #F4F4F4; border-radius: 4px; flex-grow: 0; height: 14px; width: 144px;”></div></div></a><p style=” color:#c9c8cd; font-family:Arial,sans-serif; font-size:14px; line-height:17px; margin-bottom:0; margin-top:8px; overflow:hidden; padding:8px 0 7px; text-align:center; text-overflow:ellipsis; white-space:nowrap;”><a href=”https://www.instagram.com/p/ClbDockOJWa/?utm_source=ig_embed&amp;utm_campaign=loading” style=” color:#c9c8cd; font-family:Arial,sans-serif; font-size:14px; font-style:normal; font-weight:normal; line-height:17px; text-decoration:none;” target=”_blank”>Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Foz do Iguaçu (@prefeituradefoz)</a></p></div></blockquote> <script async src=”//www.instagram.com/embed.js”></script>

Prefeitura de Foz divulga o Natal de Águas e Luzes (Reprodução: Instagram)


A Praça da Paz terá programação artística e cultural até o dia 22 de dezembro, com receptivo lúdico todos os dias comandado pela Campanhia Teatral SDS de Foz do Iguaçu e shows de artistas locais de quinta a domingo. No dia 10 de dezembro o cantor Gabriel Sater será a atração principal, subindo no palco às 20h. Gabriel é filho do cantor Almir Sater e tem mais de 20 anos de carreira, como cantor e instrumentista. Nesse ano Gabriel também atuou com ator na novela Pantanal, interpretando o peão Trindade

Os visitantes também terão diversas opções gastronômica e de artesanatos na Feirinha de Natal, que terá funcionamento de terça a domingo, de 19h às 23h. No dia 31 de dezembro irá acontecer o show da virada com a Banda Metrópole.

Essa será a segunda edição do Natal de Águas e Luzes, consolidando o Destino Iguaçu como uma das opções para famílias e turistas aproveitarem a época de festas no final de ano. O público terá opções de turismo, compras e lazer, além da programação cultural diversificada. O evento é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, Fundo Iguaçu, Itaipu Binacional, Fundação Cultural, Sindhotéis e Núcleo da Avenida Brasil.

 

Foto destaque: Abertura do Natal Águas e Luzes em 2021. Reprodução/Foz.Portaldacidade