Alisamento Térmico: O que é e como evitar

Camila Braunas Por Camila Braunas
3 min de leitura

Quando pensamos em fazer algum tipo de mudança em nós, o cabelo é sempre a primeira opção, seja em uma ocasião especial, como um penteado para um casamento ou algo definitivo como um corte ou mudar a cor do cabelo. E com as cacheadas, onduladas e crespa isso não é diferente e geralmente a escolha é fazer uma escova ou alisar com a chapinha. Porém é preciso tomar alguns cuidados para evitar estragar as madeixas e ocasionar um alisamento térmico, esse processo ocorre quando a estrutura natural do fio se modifica após o uso excessivo de chapinha, secador e outras fontes de calor.


Curvatura crespa (Reprodução/Pinterest)


Atualmente no mercado da beleza existe outro meio de alisamento térmico, conhecido como uma técnica para alisar os fios de forma definitiva, assim como a progressiva, esse processo é feito de forma intencional. Já o alisamento térmico por fontes de calor, acontece sem intenção, danificando normalmente as pontas dos fios que acabam ficando esticadas e sem forma, isso porque o calor danifica a camada externa dos fios, ou seja, a cutícula, que protege o córtex que é a camada mais profunda do nosso fio. A alta demanda de calor diretamente nessa camada interna ocasiona a perca de queratina responsável pela resistência do cabelo.


Curvatura ondulada (Reprodução/Pinterest)


Para evitar esse tipo de dano é indicado usar um bom protetor térmico caso use fontes de calor, não compartilhar chapinha e secador usados para fazer progressiva e outros tipos de química, pois podem conter resíduos desses produtos.  Não escovar ou usar chapinha quentes em excesso nos fios com frequência, como uma semana seguida da outra.


Curvatura cacheada (Reprodução/Pinterest)


Mas caso tenha abusado das fontes de calor e percebeu que ocorreu o alisamento térmico, comece imediatamente um tratamento intenso para recuperar os fios como, reconstrução capilar para repor a queratina perdida e o formato original dos fios. Talvez seja necessário cortar as pontas retirando as partes mais danificadas. Uma rotina de cronograma capilar também pode ajudar, ela trabalha a hidratação, nutrição e reconstrução dos fios repondo nutrientes que o cabelo perdeu.


Curvatura ondulada (Reprodução/Pinterest)


Em caso mais graves onde o cabelo pode ficar com grandes partes alisadas, pode ser necessário passar por uma transição capilar, ou seja, deixar os fios crescerem de forma natural, cuidando da saúde do cabelo e utilizando técnicas de definição e corte para a retirada total das partes lisas. Portanto tome cuidado ao usar fontes de calor no fios cacheados, crespos e ondulados.   

Foto Destaque (Reprodução/Pinterest).

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile