Beleza limpa: consumidores e mercado se voltam para a sustentabilidade

Lucimara Artussa Por Lucimara Artussa
6 min de leitura

As notícias sobre meio ambiente tem demonstrado os impactos que a ação do ser humano tem causado no mundo. Dentre eles, conforme a ciência já comprovou, a realidade do aquecimento global, que é  potencializado pelas emissões dos gases do efeito estufa. Hoje, para concorrer no mercado, independente do segmento, é preciso considerar esses acontecimentos. Afinal, os consumidores adquiriram cada vez mais consciência sobre os rastros que seu consumo deixa no planeta. 

No mercado de cosméticos e higiene pessoal, a atitude que os clientes adotaram para minimizar suas pegadas é a de buscar produtos desenvolvidos sob o conceito da beleza limpa, ou clean beauty.  Essa concepção preza pela sustentabilidade na cadeia de produção, distribuição e descarte, implica no respeito à natureza e na rejeição de componentes tóxicos que costumavam ser adicionados nas fórmulas.


Consumidores procuram produtos de beleza que respeitem a natureza (Foto: Reprodução/Pexels)


A indústria da beleza está incorporando essa noção e já é possível citar algumas iniciativas direcionadas para um sistema de produção mais sustentável e com responsabilidade ambiental e social. Como o evento que aconteceu este ano no Brasil, o in-cosmetics Latin America 2022, onde estiveram reunidos profissionais responsáveis pela pesquisa e desenvolvimento de cosméticos e representantes de grandes marcas para conversar cobre a temática verde. 

Essa movimentação do mercado é um reflexo da mudança do comportamento consumidor. Conforme aponta um estudo da Toluna, feito em 2021, a sustentabilidade já influencia em alguma escala a decisão de compra de 92% dos consumidores no Brasil. Indo nessa direção, a fabricante de esmaltes Risqué lançou sua primeira linha de esmaltes veganos.


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Risqué lança linha de esmaltes veganos (Reprodução/@risqué/Instagram)


Outras marcas que têm focado nesse segmento são a pioneira na utilização de produtos naturais em cosméticos, Natura, que possui a certificação de empresa B (atestando que seu modelo de negócio promove o desenvolvimento social e ambiental), e o selo The Leaping Bunny, que atesta o compromisso da empresa em não testar produtos e ingredientes em animais. Além dela, a Simple Organic possui associação com a Certificação de Lixo Zero, da iniciativa global Zero Waste International Alliance, atestando que sua gestão de resíduos é focada na neutralização do impacto ambiental.

Foto Destaque: Modelo balança os cabelos entre as flores. Reprodução/Pexels

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