Adeus aos fios extremamente lisos e boas vindas ao fio natural, será uma adeus a chapinha? A febre do cabelo extremamente liso e sem fios fora do lugar parece que está chegando ao fim. Já é possível ver essa mudança, nos penteados trazidos para as passarelas deste ano.
O que evidência a notoriedade que a indústria da beleza está dando aos cabelos naturais, não é de hoje. A tendência do fio natural ganhou força nos últimos anos e com ela a aceitação do fio “bagunçado” o frizz. O frizz fica mais evidente em lugares aberto com muito vento ou ao fim do dia por exemplo.
As campanhas publicitárias têm apostado em cabelos naturais do liso ao crespo não importa o seu fio. Os desfiles de moda deste ano seguiram a mesma pegada, trouxeram cabelos na sua versão natural exaltando as características de cada um. Esse pontapé inicial foi trazido pela alta-costura na temporada de verão 2022 e a partir dai a tendência passou a sempre está presente nas passarelas.
Cabelos com sua textura natural e consequentemente com frizz tomou conta do mundo da moda sendo o caminho para a aceitação capilar.
Desfile da alta-costura verão 2022 de Alexandre Vauthier (Foto: reprodução/Getty Images)
Mas não dê adeus a sua chapinha ainda existem várias possibilidade para o seu uso. A nova tendência só enfatiza a relação saudável e cada vez menor que você deve ter com o objeto. Chanel e Alexandre Vauthheir trouxeram os cabelos bagunçados para a alta-costura, Coach, Ulla Johnson e Molly Goddard se espelharam na tendência e também trouxe para os desfiles de suas coleção inverno 2022. Todos os penteados deixavam de lado a “perfeição” do fio e deram espaço para penteados com fios naturais, abraçando suas imperfeições e as transformando em tendência.
Desfile de inverno 2022 da Ulla Johnson (Foto: IMax Tree)
Desfile de inverno 2022 da Coach (Foto: IMax Tree)
Não é a falta de cuidado que provoca o frizz – por muito tempo ele assim foi considerado, é algo natural de qualquer cabelo e deve ser normalizado. Sam McKnight foi o responsável pelos penteados dos desfiles de Alexandre Vauthhier para a haute couture, nos bastidores ele explica que seu objetivo era: “realçar a individualidade dos fios para trazer à tona o melhor de cada modelo”
Por fim, o que esses grandes fashionistas querem nos mostrar, é que não devemos demonizar o frizz e sim se conectar cada dia mais com o nosso fio natural.
Foto destaque reprodução Getty Images