Conheça os riscos da má aplicação de unhas artificiais

Rafaela de Oliveira Por Rafaela de Oliveira
3 min de leitura

Com as celebridades, blogueiras e influencers aderindo, cada vez mais, o uso de unhas  artificiais de gel, acrílica, de porcelana e de fibra de vidro, a procura por essa aplicação tem aumentado em conjunto por pessoas que se interessam pelo curso profissionalizante deste método. Entretanto, há casos em que a colocação dessas unhas artificiais, mais próximas do natural e mais duradouras, podem se tornar prejudiciais à saúde quando não há cuidado.


As pessoas estão optando pelas unhas artificiais devido a sua praticidade e durabilidade, além da beleza. (Foto: Reprodução/Diário do Gaúcho)


O argumento chamativo que as unhas desse tipo podem garantir beleza por 15 dias seguidos não deve ser priorizado sem levar em conta os cuidados de higienização que devem ser adotados durante seu uso. 

A princípio é importante destacar que muitas pessoas apresentam alergia ao componente utilizado na aplicação das unhas. Portanto, é importante estar atento à composição química dos produtos utilizados, a fim de evitar alergias como coceiras, sangramento na cutícula, danificação da unha natural, entre outros. Além disso, pessoas com psoríase na unha, pele sensível ou algum tipo de infecção devem evitar esse tipo de procedimento estético.

Para manter as unhas por um maior período de tempo, é necessário que sejam feitas manutenções de acordo com o crescimento da unha natural da pessoa, que é analisado pelo profissional especializado. Com isso, evita-se a presença de bactérias e fungos na região, que podem se proliferar com a entrada de umidade. A presença e acúmulo desses microorganismos entre a unha natural e a artificial pode causar infecção purulenta.


Manutenções devem ser realizadas para manter a saúde da unha natural. (Foto: Reprodução/Canva)


É válido ressaltar que não é recomendado a retirada de unhas sozinho em caso de desconforto ou algum sinal de infecção. A retirada deve ser feita por um profissional da área, como uma manicure com curso profissionalizante ou dermatologista, para que não agrave ainda mais a condição da unha. Depois desse processo, não é recomendado o uso de esmalte enquanto não houver a recuperação total.

Foto Destaque: A nova moda pode ser prejudicial à saúde de suas unhas. Reprodução/Beleza Feminina.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile