O cúrcuma, também conhecido como açafrão, é uma especiaria originária da Índia e do sudeste da Ásia, possui cor amarelada e propriedades anti-inflamatórias, manganês, vitamina B6, fibras, potássio e uma quantidade significativa de ferro. É muito comum de ser utilizado na culinária, porém ele está se tornando popular no mundo dos cosméticos, especialmente para os cabelos.
O cúrcuma é indicado para queda dos cabelos e caspa, a iguaria é muito utilizada nos rituais de beleza das mulheres indianas e agora também no Brasil. Seu poder anti-inflamatório ajuda a dar volume aos cabelos, pois é um excelente estimulante para o crescimento, evitando inflamações do couro cabeludo e ainda, remove as células mortas e restaura a fibra capilar evitando que os cabelos fiquem quebradiços e fracos. Dessa forma, ele proporcionando vida e saúde aos fios garantindo mais força e brilho aos cabelos.
Além dos benefícios citados acima, o açafrão possui propriedades antimicrobianas, que ajudam a remover o excesso de sebo causador da caspa e combate também, aquelas coceiras desagradáveis que podem surgir com o tempo, uma vez que essa coceira pode causar danos aos fólicos capilares.
O cúrcuma nos cabelos pode ser usado de diferentes formas, a aplicação direta promove um resultado mais rápido. Para aplicá-lo como máscara é indicado misturá-lo com azeite de oliva e mel, todos na mesma quantidade, mexa a mistura até ficar homogênea, aplique no couro cabeludo e deixe agir de 15 a 20 minutos, esse período é suficiente para que o cabelo absorva todos os nutrientes da máscara.
Outra opção é misturá-lo com óleo de coco e vinagre de maçã. Use uma colher de café de açafrão, uma colher de sobremesa de óleo de coco e uma colher de sobremesa de vinagre de maçã. A mistura acelera o tratamento contra caspa e dermatite, e deve ser aplicada somente no couro cabeludo, deixa agir por 30 minutos e use no máximo duas vezes por semana. Ela deve ser utilizada com os cabelos limpos.
Outro jeito prático de adicioná-lo na sua rotina é fazer uso de shampoo que contém o açafrão na sua composição.
Portanto, o cúrcuma além de fazer parte da rotina alimentar deve ser incluido, também na rotina de beleza, proporcionando assim, saúde e bem estar.
Foto destaque: cuidados dos cabelos com uso de cúrcuma. Reprodução/O Petróleo