Saiba como escolher a máscara capilar ideal

Redação Por Redação
4 min de leitura

Os cabelos oleosos são aqueles que produzem mais sebo do que o necessário, o que pode deixar os fios pesados, com aspecto sujo e com pouca definição. Para evitar esses problemas, é importante escolher as máscaras capilares certas. 

Estas máscaras devem conter ingredientes que ajudem a controlar a produção de sebo, como carvão ativado (absorve o excesso de sebo e impurezas dos fios), argila verde (regula a oleosidade e ajuda a desintoxicar o couro cabeludo), pepino (tem ação adstringente e hidratante) e aloe vera (hidrata e refresca os fios).

Como aplicar a máscara em cabelos oleosos

Para utilizar, aplique a máscara nos cabelos úmidos, das orelhas para baixo. Deixe agir por 15 a 20 minutos e, em seguida, enxágue bem. Algumas opções de produtos neste sentido para cabelos oleosos, podem ser interessantes para você.

Máscara capilar de argila verde da Keratin Life, ajuda a controlar a oleosidade e a hidratar os fios. Assim como a de carvão ativado da The Body Shop, absorve o excesso de sebo e deixa os fios com aspecto mais leve.

Outro exemplo é a máscara de pepino da Pantene, tem ação adstringente e ajuda a desintoxicar o couro cabeludo e a de aloe vera da Lola Cosmetics, hidrata e refresca os fios.

Dicas extras para cuidar dos fios

Lave os cabelos com shampoos específicos para cabelos oleosos, evite usar produtos com óleos em sua fórmula, não lave os cabelos com muita frequência e use produtos que ajudem a controlar a oleosidade, como leave-in e spray de volume. Lavar o cabelo em excesso pode causar em efeito rebote.

“Se seu cabelo é muito oleoso, é interessante lavá-lo com um xampu detox antes da máscara para retirar esse sebo, que impede o tratamento hidratante de entrar nos fios e cumprir sua função”, detalha a cabeleireira Clara Holtz, para à Elle Brasil.


Se tiver cabelo oleoso, não o lave com frequência. (Foto: Reprodução/Freepik)


Isso tudo porque de acordo com a dermatologista Andréia Munck, também em entrevista à Elle Brasil, o excesso de oleosidade permite que fungos e bactérias se proliferem na raiz do cabelo, levando a uma mudança do padrão de microorganismo do couro cabeludo de cada pessoa. 

“Essa alteração do microbioma pode ser acompanhada por um processo inflamatório e descamativo, gerando a caspa”, ela explicou. Para Andreia, as máscaras específicas para cabelos oleosos podem ajudar não só com a saúde dos fios, mas também com o aspecto visual do cabelo. 

A especialista finaliza com a afirmação de que os xampus anticaspa e anti-oleosidade possuem o que ela chama de “uma alta detergência” e, por isso, podem até melhorar o couro cabeludo, mas pioram a qualidade do cabelo.

 

Matéria por Laís Seguin (Lorena – R7)

Foto Destaque: Mulher inicia rotina de cuidados com o cabelo e pretende aplicar máscara capilar. Reprodução/Freepik

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile