Saiba como usar a vitamina C na rotina de cuidados com a pele

Yasmin Martins Por Yasmin Martins
3 min de leitura

A vitamina C já é um produto mundialmente conhecido na rotina de skincare. Entretanto, muitas pessoas não sabem qual é o melhor momento para usá-la e quais são os seus benefícios para a pele. Por isso, confira abaixo um guia completo sobre este poderoso ativo.

Função 

O ácido ascórbico, nome científico do produto, é um antioxidante cuja aplicação tópica ajuda a alcançar camadas que a ingestão de frutas ou suplementos orais não conseguem atingir. Geralmente encontrada em séruns e cremes faciais, a vitamina C possui a função de frear a ação dos radicais livres, estimular a produção de colágeno, ajudar na proteção contra os raios solares e uniformizar o tom e textura da pele. 


Conheça os benefícios da vitamina C. (Foto: reprodução/ NikiLitov/ ThinkStock)


Onde encontrar 

Nos rótulos dos produtos de beleza, o termo a ser procurado é o ácido ascórbico, que é a forma mais eficaz e estável da Vitamina C no cuidado com a pele. O produto também pode ser encontrado em outras formas, como no ascorbato de tetra-hexildecil, ascorbil fosfato de magnésio e ascorbato de metilsilanol.

Um fator interessante é que as embalagens de produtos com vitamina C possuem tons escuros  e isso tem um motivo especial. As partículas do ingrediente podem ser quebradas se forem expostas à luz do sol ou ao ar, por isso a embalagem mantém o produto protegido e estável.

A melhor maneira de aplicar esse poderoso antioxidante é pelo sérum, já que possui uma melhor absorção e textura mais leve, o que tende a ser mais compatível com os tipos de pele brasileiras.

Frequência de uso 

Os dermatologistas costumam indicar o uso diário e matutino da vitamina C. Uma boa opção é combinar o antioxidante com o protetor solar para uma ação potente contra os processos que deterioram as células.

Contraindicação 

Para pessoas que apresentam pele sensível, o recomendado é escolher um produto de baixa concentração para começar o tratamento. Além disso, é importante testar em alguma área do corpo para ter certeza que não haverá reação alérgica.

Foto destaque: Vitamina C. (Reprodução/Clinicapazos)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile