Unhas: veja dicas para remover o excesso de cutícula em casa

Lucimara Artussa Por Lucimara Artussa
2 min de leitura

Para as unhas feitas em casa terem aquele aspecto de salão de beleza não basta investir em esmaltes com as cores da moda. Ao se propor a cuidar das unhas sozinha, é preciso seguir alguns procedimentos como limpar os cantos, lixá-las e remover o excesso de cutícula. Mas atenção, pois essa pele que fica ao redor das unhas (que chamamos de cutícula) tem a função de proteger o organismo contra fungos e bactérias e não deve ser retirada completamente. 

A primeira dica para cuidar das unhas em casa é a hidratação. Afinal, como já mencionado, a cutícula é uma pele, e por essa razão precisa ser hidratada frequentemente. Lembre-se que as mãos estão expostas às temperaturas altas e baixas e às condições do ar, o que favorece o seu ressecamento. E isso pode facilitar os cortes no momento de remover o excesso de cutícula.


As mãos precisam de hidratação diária (Foto: Reprodução/Pexels)


Além da hidratação diária das cutículas, é essencial utilizar um produto para amolecê-las antes de iniciar a limpeza. É indicada a substituição da tradicional água morna pelo amolecedor, pois o líquido em alta temperatura pode ajudar a ressecar as cutículas e ainda enfraquecer a barreira de proteção, favorecendo a proliferação de fungos e bactérias na região.

Com as cutículas já amolecidas, basta usar uma espátula para ajudar a empurrar a cutícula para os cantos e com isso, fazer com que o excesso se solte da unha. O próximo passo é a remoção dessa pele solta com o auxílio de um alicate próprio para cutícula e que esteja bem afiado, o que evitará picotes e machucados. Com o alicate posicionado na horizontal, a dica é iniciar a remoção da cutícula pelo canto, indo até o centro, e depois ir para o outro canto e seguir em direção ao centro novamente. Para evitar cortes e infecções não afunde o alicate e retire apenas o excesso. 

Foto Destaque: Mãos mostram as unhas feitas. Reprodução/Pexels

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile