Com tantas informações difusas na sociedade atual, pode parecer, às vezes, complicado distanciar fatos concretos de mitos ou saberes científicos de senso comum. Principalmente na beleza, onde existe o universo das “receitinhas caseiras”, as pessoas tendem a cometer equívocos e acreditar em diversas dicas mirabolantes, daquelas que prometem resultados instantâneos ou a curto prazo.
Para você não cair nessas armadilhas novamente, nós, da In Magazine, trouxemos as respostas reais sobre as cinco mentiras que já te contaram sobre beleza:
Celulites podem ter relação com substâncias inseridas em ultraprocessados. (Foto: Reprodução/ge)
1. “Refrigerante causa celulite”
Mentira! O refrigerante em si não possui a capacidade de causar celulites no corpo humano. O fator em que deve-se ter atenção é sobre a quantidade de sódio e açúcares presentes na bebida. O sódio, pode causar o efeito de retenção de líquido. O açúcar contido no refrigerante, porém, é de fato uma substância com potencial de intensificação de marcas de gordura abaixo da pele (lipodistrofia ginoide) já existentes.
2. “Lavar o cabelo todos os dias faz mal”
Isso não é verdade, segundo o dermatologista Daniel Dziabas. O que o médico pontua é que se deve ter atenção e cuidado redobrado de acordo com o tipo de fio, principalmente se tratando de cabelos crespos e cacheados, que tendem a ser mais secos. Lavar o cabelo com frequência ou até diariamente é visto como algo positivo para especialistas, pois a limpeza permite que o couro cabeludo se veja livre de impurezas, assim, crescendo de maneira mais saudável e rápida.
Ao lavar o cabelo todos os dias é necessário atenção aos produtos utilizados. (Foto: Reprodução/Free)
3. “Massagem no rosto diminui o envelhecimento”
Massagens ou iogas faciais conseguem apenas proporcionar a drenagem linfática da região, porém, não existem estudos que comprovem a prática do rejuvenescimento a partir da massagem facial.
4. “Cortar as pontinhas do cabelo o fará crescer mais rapidamente”
Mito. De acordo com especialistas, é natural que o cabelo cresça pelo menos 1 cm a cada mês, sendo esse seu ritmo natural. Além disso, os fios crescem pela raiz, sem ter nenhuma influência com as pontinhas dos cabelos.
É importante, no entanto, manter as pontas e comprimento saudáveis para que o crescimento dos fios seja visível.
Pepino realmente diminui as olheiras? (Foto: Reprodução/Pexels)
5. “Pepino diminui as olheiras”
Colocar o pepino na região dos olhos com o objetivo de diminuir as olheiras não trará resultados muito proveitosos, pois o alimento não possui componentes capazes de influenciar a pigmentação da pele. Caso ele esteja gelado, no entanto, pode ajudar a dilatar os vasos e diminuir o inchaço da área dos olhos.
Gostou dessas dicas? Agora você já pode compartilhar informações verídicas com pessoas que se interessem por beleza.
Foto Destaque: 5 mitos sobre beleza. Reprodução/Pexels.