Construção em camadas é a nova forma de criar sua assinatura olfativa

Bianca P. Athaide Por Bianca P. Athaide
3 min de leitura
Foto destaque: Layering de fragrâncias é a mais nova tendência nas redes (Reprodução/Escola Educação)

A maioria das pessoas passa muito tempo procurando por uma fragrância única e incomum para ser sua assinatura e marcar sua presença na memória olfativa das pessoas com seu cheiro incomparável. Mas, às vezes, é muito difícil achar um perfume singular que espelha todas as características de sua personalidade. É por isso que a nova trend do TikTok, o layering de fragrâncias, está ganhando cada vez mais adeptos.


A estrela de Hollywood, Marilyn Monroe se perfumando 
(Foto: reprodução/Veja)

Como fazer o layering

A técnica, por mais que esteja ganhando atenção somente agora no ocidente, é uma tradição no Oriente Médio. Ela consiste na sobreposição de dois ou mais aromas que agradam o usuário, com o cuidado para que não sejam extensos demais e acabem por atrapalhar um ao outro. A melhor forma de minimizar os riscos, segundo especialistas em perfume, é utilizar fragrâncias que partem da mesma nota de base, como sândalo ou aromas mais cítricos. 

Em entrevista para Vogue Brasil, Oliver Aron, fundador da agência de estudos especializada em perfumes na França, afirma: “Considerando que a criação de um perfume sob medida por um perfumista pode custar entre € 30 mil e € 60 mil (aproximadamente R$ 167 mil e R$ 334 mil), o layering permite uma personalização a um preço razoável”. 

Crescimento no mercado de fragrâncias

A viralização da tendência do Layering no TikTok – na plataforma, a hashtag #perfumelayering emplacou 36,5 milhões de visualizações – não impactou apenas os consumidores, como também as principais marcas e grifes de perfumes no mercado da beleza internacional. 

A Louis Vuitton acaba de lançar a coleção “Les Parfums Purs de Louis Vuitton”, obra do perfumista da maison que desejava comercializar uma possibilidade para os amantes da perfumaria de brincarem de mix and match com suas fragrâncias clássicas, como o oud, o sândalo e o âmbar.


Coleção Les Parfums Purs de Louis Vuitton (Foto: reprodução/Instagram/@louisvuitton)

Apesar do recente crescimento da técnica, outras marcas consagradas no ramo já comercializavam essa possibilidade aos seus clientes muito tempo antes. É o caso da britânica Jo Malone, umas das pioneiras no ramo, ao lançar o que eles batizaram de “scent paring”. 

“A ideia é poder modular a fragrância que quisermos e deixá-la com a nossa cara, seja para o dia, para um evento ou de acordo com o mood”, destacou uma das fundadoras da Amyi, Larissa Mota. No Brasil, o layering tem ganhado espaço graças a marca e sua recente linha de boosters, que aumentam a potência das fragrâncias ao intensificar um de seus componentes.

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