Walewska Oliveira era uma jogadora de vôlei que atuava como central, jogou pela Seleção Brasileira por dez anos, e ganhou o prêmio de melhor bloqueadora do mundo em 2008, a mesma faleceu no último 21 de setembro.
Walewska era casada com Ricardo Mendes há 20 anos, e após seu falecimento começou a briga na justiça entre Ricardo e a família da atleta pelo patrimônio, visto que eles não tinham filhos.
Em entrevista ao portal Leo Dias, Luiz, amigo de Walewska contou que Ricardo não demonstrou nenhum sentimento após a partida da esposa, ele era frio. Depois de sete meses do falecimento da jogadora, o amigo de Walewska contou que o viúvo não deu explicações sobre onde foi parar o patrimônio da atleta.
Até na venda de apartamentos ou bens deles, ele ganhava uma comissão. Ele é extremamente ligado ao dinheiro, narcisista, sempre contava uma história do lado positivo, para ele.
Luiz sobre Ricardo em entrevista ao Leo Dias
Problemas financeiros
Luiz também contou que a amiga tinha reformado o próprio apartamento e se mudado para outro no mesmo edifício.
O Ricardo disse que conseguiu alugar, ele recebeu o valor antecipado de um ano de aluguel, em torno de R$ 240 mil, e ninguém sabe onde foi parar.
Luiz sobre Ricardo
Uma das quatro cartas deixadas por Walewska antes de morrer estava endereçada a Luiz, seu amigo, porém o conteúdo de tal não foi revelado.
Ricardo Mendes
Ricardo e Walewska eram casados há 20 anos, porém 10 dias antes da morte da atleta um homem a procurou no Instagram e contou que Ricardo teve um filho fora do casamento, um menino, com uma mulher de Minas Gerais. A criança foi registrada pelo homem que procurou a jogadora e contou a verdade, apesar deste não poder ter filhos, ele era namorada da mulher.
Walewska citou a traição em uma das quatro cartas que deixou. Ricardo atualmente paga pensão à criança e iniciou o processo para registrá-lo.