Durante a manhã de quinta-feira (06), a imprensa britânica divulgou a notícia de que várias figuras públicas do Reino Unido abriram ação judicial contra os jornais The Daily Mail, The Mail on Sunday e The Mail Online. O grupo de famosos inclui o Príncipe Harry, Sir. Elton John e seu marido David Furnish, as atrizes Elizabeth Hurley e Sadie Frost, além da Baronesa Doreen Lawrence, que teve seu filho assassinado por racistas na década de 90.
As acusações feitas pelo grupo são de violação de privacidade por parte dos jornais, como o mau uso de informações e escutas telefônicas colocadas indevidamente em suas casas. Os advogados apresentaram um documento onde deixam claro que seus clientes possuem evidências concretas das atividades criminosas por parte dos tabloides.
A Hamlins, firma de advocacia contratada pelo grupo, se pronunciou. ‘’Eles agora se uniram para descobrir a verdade e responsabilizar os jornalistas, muitos dos quais ainda ocupam cargos de autoridade e poder. ’’
As acusações, de acordo com o jornal The Guardian são:
– A contratação de investigadores privados para secretamente depositarem aparelhos de escuta dentro de carros e casas;
– O condicionamento de indivíduos para ouvir e gravar chamadas telefônicas privadas enquanto elas aconteciam;
– Pagamento de oficiais da polícia com links corruptos para investigações privadas;
– A personificação de indivíduos para obter informações médicas de hospitais particulares, clinicas e centros de tratamento;
– Acesso a contas bancárias, históricos de créditos e transações financeiras por meios ilícitos e de manipulação.
Príncipe Harry e Meghan Markle durante casamento em 2018. (Foto: Reprodução/Getty Images)
Os motivos para Príncipe Harry estar fazendo parte do grupo que se propôs a processar as publicações foram às inúmeras ofensas e notícias falsas divulgadas pelo veículo desde seu casamento com a Meghan Markle, Duquesa de Sussex, em 2018.
Um porta-voz do Daily Mail comentou: ‘’Nós refutamos essas difamações absurdas que parecem mais uma tentativa pré-planejada e orquestrada de arrastar as publicações do Mail. (…) Essas alegações infundadas e altamente difamatórias – baseadas em nenhuma evidencia crível – parecem ser simplesmente uma expedição de pesca dos reclamantes e seus advogados.”
Em fevereiro de 2021, Meghan Marke processou o The Daily Mail após o jornal vazar cartas privadas que ela enviou ao seu pai, Thomas Markle, antes de se casar com Príncipe Harry. A Duquesa saiu vitoriosa do caso e recebeu um valor não divulgado – mas significativo – do veiculo de notícia.
Foto destaque: Elton John, Príncipe Harry, Meghan Markle e Elizabeth Hurley. Reprodução/Instagram.