Nos Tempos do Imperador é a nova novela da TV Globo, totalmente inédita desde o início da pandemia do coronavírus, para o horário das 18h. Sua estreia estava prevista para abril de 2020, contudo teve que ser adiada. A novela estreia nesta segunda-feira (9) e mostra o Brasil da época de Dom Pedro II, interpretado pelo ator Selton Mello. A novela foi escrita pelos autores Alessandro Marson e Thereza Falcão. Além de Selton Mello o elenco conta com Leticia Sabatella, Mariana Ximenes e Viviane Pasmanter.
A trama é ambientada na cidade do Rio de Janeiro, onde a família real residia e vai mostrar como o imperador Dom Pedro II buscava a integração do país, após a Proclamação da República, feita por seu pai, Dom Pedro I. Os autores garantem que novela irá contar uma história de cheia de amor e esperança, com elementos históricos, dessa época tão importante para nossa história.
Vinicius Coimbra, diretor artístico da novela, fala sobre a mensagem que a novela irá transmitir ao público “Vamos trazer uma mensagem de responsabilidade com o país. Dom Pedro II tinha muito essa noção. Olhava para o Brasil e pensava o que poderia fazer para melhorar. Era muito bem formado, sabia o valor da ciência, da educação. Era um abolicionista, com um olhar para o Brasil muito responsável e interessante. A novela vai passar isso para as pessoas”.
A novela é uma sequência de Novo Mundo, exibida no mesmo horário em 2017, contará a história de Dom Pedro II que assumiu cedo demais a vida política, com apenas 5 anos de idade. Aos 14 anos ele foi considerado apto a coroa, através da Lei da Maioridade. Casou-se com Teresa Cristina (Leticia Sabatella) através de uma procuração. O casamento foi arranjado através de um acordo político da época. Dom Pedro e Teresa Cristina tiveram duas filhas, Leopoldina e Isabel.
Alguns cenários da novela foram aproveitados de sua antecessora, Novo Mundo, e outros foram reproduzidos do zero como o Palácio da Quinta, residência da família real, e A Pequena África onde o público poderá ver um núcleo culturalmente rico “Estamos fugindo da imagem simples do negro escravizado, porque a diversidade da cultura negra nesse período da cidade era imensa. Poetas, advogados, uma pequena parcela que frequentou faculdade e teve espaço na sociedade viviam na região. As pessoas que circulavam na rua tinham uma identidade cultural muito forte, com origens em diversos locais da África”, conta o cenógrafo Paulo Renato.
Sandy homenageia Xororó e o marido pelo dia dos pais e esquece do irmão
Bruno Gagliasso e Bless comemoram dançando a chegada do ator em Portugal para passar o Dia dos Pais
Tiago Leifert posta foto no Instagram dando mamadeira a Lua para comemorar Dia dos Pais
As gravações tiveram todos os protocolos de segurança sanitários respeitados, devido a pandemia do coronavírus. O elenco realizou gravações externas como na Chapada Diamantina, na Bahia e em grandes fazendas Barra do Piraí e Rio das Flores, no Rio de Janeiro. A novela promete levar ao público não só romances fictícios, mas contará um pouco da história do Brasil, fazendo referência aos dias atuais.
(Foto destaque: Nos Tempos do Imperador é a novela inédita da TV Globo. Reprodução/Paulo Belote/Globo)