Polícia Civil indicia mãe de Larissa Manoela por racismo religioso

Letícia Guedes Por Letícia Guedes
5 min de leitura

Silvana Taque, mãe da atriz e cantora Larissa Manoela, é acionada na justiça por racismo religioso contra seu genro – o ator André Luiz Frambach. O caso veio à tona em agosto deste ano por meio de uma reportagem de um colunista do veículo UOL, no qual conversas de WhatsApp trocadas por Silvana e Larissa foram expostas. Entre os prints compartilhados, a mãe da atriz comenta de maneira pejorativa a respeito da religião seguida por André e sua família. A investigação está sendo tratada pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

Detalhes sobre o caso

Segundo os prints do colunista, Larissa teria mandado um texto de Natal para sua mãe, visto que a jovem e seus pais já estavam passando por dificuldades de relacionamento. Na mensagem, a atriz fala para Silvana sobre a importância de aprender e evoluir como ser humano nos momentos de crise. Larissa ainda menciona o fato de sentir saudade de sua “melhor amiga” e diz que ainda a ama muito.

Silvana chega a responder a filha quase uma hora depois. No entanto, alega não ter nenhum interesse em ler o texto e diz que cada uma fez suas escolhas de vida. Em sua última mensagem, Silvana então menciona a religião família do noivo de Larissa ao escrever “esqueci de te desejar… que você tenha um ótimo natal aí com todos os guias dessa família macumbeira”. André Luiz e sua família seguem doutrinas espíritas.


Prints vazados de conversas entre Larissa Manoela e sua mãe Silvana (Foto: reprodução/Fantástico/TV Globo) 


Segundo a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Estado do Rio de Janeiro, é importante a indiciação ser levada a adiante a fim de que outros setores tomem consciência que qualquer tipo de comentário do gênero pode ser configurado como discriminação religiosa.

Depoimento dos envolvidos 

Tanto Larissa quanto André foram intimados a depor contra o caso de Silvana em setembro. A jovem entrou com uma limiar e não precisou ir até a delegacia. Por outro lado, seu noivo não conseguiu ser isento e, por isso, prestou seu depoimento.“O juiz entendeu que o Código de Processo Penal não isentaria genro de depor como testemunha, somente o Código de Processo Civil. Desta forma, André está, a contra gosto, cumprindo com o que foi determinado judicialmente” relatou a advogada de André Luiz e Larissa. Ainda em agosto, a assessoria de Frambach já havia alegado que a denúncia contra a mãe de sua noiva não partiu do ator ou de sua família.


André Luiz Frambach foi fotografado ao chegar na delegacia para depor (Foto: reprodução/Rogério Fidalgo/AgNews/Gshow) 


Segundo o depoimento de André, quando Larissa decidiu expor o caso com os pais em entrevista no Fantástico, o casal optou por manchar a parte da mensagem na qual Silvana cita sua religião e não sabe como as fotos originais chegaram até a grande mídia. Em seu depoimento, Frambach relatou não ter se sentido ofendido ou discriminado pelas palavras de Silvana e que não é de sua vontade prosseguir com o caso em andamento. A família do ator também chegou a prestar declarações do mesmo cunho. 

A mãe de Larissa Manoela chegou a conceder uma entrevista para o SBT e indagou que não teve intenção de ofender ou discriminar nenhum dos envolvidos e que a sua reação foi movida por impulso. Os advogados de Silvana tentaram iniciar um processo de arquivamento do inquérito, porém não obtiveram sucesso. Até então, Silvana ainda não compareceu à delegacia para seu depoimento.

 

Foto Destaque: Larissa tinha o costume de compartilhar registros com sua família nas redes (Reprodução/Instagram/@larissamanoela)

Deixe um comentário

Deixe um comentário