A atriz protagonista de “Emilia Pérez”, Karla Sofia Gascón, pediu desculpas após uma polêmica em que internautas ressuscitaram alguns posts antigos preconceituosos no antigo Twitter, hoje X. Ela concedeu uma entrevista à CNN da Espanha em que negou ser racista, afirmou que tem um relacionamento com uma muçulmana e disse não ter criticado a colega de elenco Selena Gomez.
Nos posts em questão, Gascón havia criticado George Floyd, símbolo do movimento “Black Lives Matter”, e especulou que a cantora Adele teria ficado com a pele flácida depois de emagrecer. Além disso, ela teria afirmado que Selena Gomez é “uma menina rica que banca a pobre coitada sempre que pode e nunca vai parar de irritar o ex-namorado e a esposa dele”.
A primeira atriz trans ao concorrer ao Oscar se retratou e disse que não vai desistir da corrida pelo Oscar por conta da polêmica:
“Não posso renunciar a uma nomeação porque o que fiz é trabalho, e o que está sendo valorizado é meu trabalho de atuação. Não posso renunciar a uma nomeação porque não cometi nenhum crime ou machuquei ninguém, nem sou racista ou qualquer coisa que todas essas pessoas tentaram fazer os outros acreditarem que eu sou
Retratações de Gascón
A atriz espanhola disse à CNN que sempre apoiou o movimento negro e que os posts teriam sido tirados de contexto para cricificá-la:
“Fui rotulada como racista, o que não sou. Acredito que fui julgada, condenada, sacrificada, crucificada e apedrejada sem julgamento e sem a chance de me defender. Eu nem sabia o que estava acontecendo. Quando me disseram ‘apareceram ums tweets’, eu disse ‘mas não fiz nada de errado neste mundo que precise esconder
Ademais, ela se pronunciou acerca dos comentários que sua colega de elenco Zoe Saldaña dizendo que não tolera qualquer tipo de julgamento a grupos minoritários e que está decepcionada com os posts. Ela defendeu a colega de elenco e voltou a frisar que não é racista:
Sempre apoiei os negros, cuja causa mais me identifico neste momento porque eles foram um povo que foi massacrado e violado, e me sinto muito refletido no que está acontecendo comigo agora.Eu me identifico com pessoas que foram expulsas de ônibus por causa da cor da pele, com pessoas que tiveram educação universitária negada, com pessoas que foram odiadas simplesmente por existirem, como eu sou odiada neste momento
Outra polêmica envolvendo a atriz
A Academia do Oscar avaliou uma frase que a atriz espanhola Karla Sofia Gascón (“Emilia Pérez”) disse em entrevista à Folha de São Paulo. Na fala, Gascón supostamente insinuava que havia pessoas dentro da equipe do filme “Ainda Estou Aqui” que estavam atacando e queriam prejudicar sua imagem.
De acordo com a revista Rolling Stone, a academia avaliou o caso e concluiu que não houve nenhuma tentativa de manipulação ou ataques de ódio da equipe do filme brasileiro para com “Emilia Pérez” ou Sofia Gascón.
A atriz principal de “Emília Pérez” concorre à categoria de Melhor Atriz no Oscar junto à brasileira Fernanda Torres. Isto tem gerado uma grande repercussão entre os fãs das duas artistas nas redes sociais, que tem feito com que ambas sofram uma série de ataques.
Desta forma, Gascón utilizou seu espaço na Folha de São Paulo para lamentar os ataques que tem sofrido de fãs brasileiros. No entanto, ela continuou e fez uma acusação séria, afirmando que pessoas da equipe de Fernanda Torres teriam realizado falas com o propósito de prejudicar a espanhola.
Em nenhum momento, me verá falando mal de Fernanda Torres ou do filme. Mas, por outro lado, há pessoas que trabalham com Fernanda Torres que falam mal de mim e de ‘Emilia Pérez’. Isso fala mais deles e de seu filme do que do meu.
Após essa acusação, muitos fãs estão insinuando que, na verdade, foi Karla Sofia Gascón que tentou manipular a imagem de Fernanda Torres.