A greve dos roteiristas chegou à ABC. A emissora sofrerá uma série de adiamentos e suspensão de conteúdos a partir de setembro. Entre as obras afetadas estão: “The Good Doctor“, “Abott Elementary“, “Grey’s Anatomy“, “Hugh Potential”, “Not Dead Yet“, “The Rookie”, “Station 19” e “Will Trent“.
{slide}
O roteirista de “Grey’s Anatomy“, Beto Skubs, disse ao G1 que a produção dos episodios da vigésima temporada pode ter atrasos e uma duração menor por conta da paralisação.
Já “The Good Doctor“, “Station 19“, “Not Dead Yet“, “Will Trent“, “The Rookie” e “High Potential” tiveram suas estreias adiadas.
Mas a emissora já está com uma programação, que conta com muitas reprises. pronta para caso a greve persista.
MOTIVO DA GREVE
Os roteiristas entrarem em greve não é algo inédito, em 2007 eles paralisaram por 100 dias e isso custou US$ 2,1 bilhões à economia da California e claro, afetou produções do cinema e da TV.
No mês passado, a greve foi aprovada pelo sindicato dos roteiristas da américa (WGA) caso as negociações com os estúdios não dessem certo. As reclamações são por conta da interferência da revolução do streaming nos salários dos roteiristas, que resultou em temporadas de TV mais curtas e pagamentos residuais menores
“As respostas dos estúdios às nossas propostas foram totalmente insuficientes, dada a crise existencial que os escritores estão enfrentando”, afirma WGA.
Porém, a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMTPT), representação de alguns estúdios, como Walt Disney e Netflix, afirmou que aumentos generosos foram oferecidos durante a negociação.
Outro ponto discutido, foi o uso de inteligência artificial (IA). Os roteiristas querem uma garantia para que os estúdios não usem IA para criar scripts baseados em trabalhos anteriores, ou que os escritores revejam rascunhos criados por IA.
A greve deve impactar imediatamente programas de TV, como talk-shows e novelas. No caso das series, as temporadas devem ser finalizadas sem maiores problemas já que existe um tempo entre as produções do roteiro e as gravações. No entanto, caso a greve se prolongue a estreia de novas temporadas de programas e series devem atrasar.
Em relação ao cinema, o impacto não deve ser tão grande, já que os filmes demoram meses para ser gravado. Telejornais e reality shows não devem ser afetados, já que os funcionários fazem parte de outros sindicatos.
Foto Destque: Roteiristas prostetam em frente aos estúdios FOX, em novembro de 2007.