A 80º edição do Globo de Ouro foi realizada na última terça-feira na Califórnia. A premiação, que reúne os melhores profissionais do cinema e da televisão, registrou sua pior audiência da história, com aproximadamente 6,3 milhões de telespectadores ligados na emissora norte-americana NBC. Segundo dados de audiência divulgados nesta quarta-feira, marca uma queda de aproximadamente 9% comparado com a última edição transmitida, há dois anos atrás.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>FLOPOU? Globo de Ouro 2023 tem pior audiência da história da premiação. Saiba mais:<a href=”https://t.co/OZLluKtGhX”>https://t.co/OZLluKtGhX</a></p>— omelete (@omelete) <a href=”https://twitter.com/omelete/status/1613305772443574274?ref_src=twsrc%5Etfw”>January 11, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Globo de Ouro registra pior audiência da história da premiação. Reprodução/Twitter
Em 2021, último ano que houve transmissão da premiação, a audiência já havia sofrido queda para 6,9 milhões de telespectadores, apenas um terço dos telespectadores de 2020, que registrou 18,3 milhões. Em 2022 o Globo de Ouro não foi transmitido por nenhuma emissora, devido a um escândalo de diversidade e ética envolvendo a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), grupo que decide os vencedores.
Este ano, nenhuma emissora brasileira transmitiu a cerimônia. A TNT, que tradicionalmente transmite as premiações, não o fez em 2023. Os números de audiência também não incluem as pessoas que assistiram no serviço de streaming Peacock.
A queda de audiência nas tradicionais premiações vem se tornando comum nos últimos anos. De acordo com analistas, todas as principais premiações de Hollywood sofreram queda quanto aos telespectadores, junto com a maior parte da audiência na televisão tradicional.
Apesar da queda de audiência, o Globo de Ouro contou com a presença de inúmeras estrelas de Hollywood. Entre os principais nomes da noite, a premiação recebeu Selena Gomez, Rihanna, Jenna Ortega, Michelle Yeoh, Viola Davis e diversos famosos premiados durante a noite.
Marcando a premiação, os principais vencedores da noite foram “Os Fabelmans”, que chega aos cinemas brasileiros hoje, 12 de janeiro, e “Os Bansshes de Inisherin”, com Colin Farrell. Surpreendendo os convidados, os grandes sucessos “Avatar: O caminho da água” e “Wandinha” voltaram pra casa de mãos vazias.
Foto destaque: troféu Globo de Ouro. Reprodução/Gettyimages.