A premiação do Globo de Ouro aconteceu em Los Angeles, Estados Unidos, na última terça-feira (10). Após o boicote sofrido no ano passado, que custou a transmissão do evento, a cerimônia voltou a todo o vapor em busca de reconquistar o lugar de destaque. A 80ª edição do Globo de Ouro premiou categorias como Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Atriz, entre diversas outras.
Em 2022, a cerimônia mundialmente conhecida como “esquenta” para o Oscar se envolveu em um escândalo. A reputação do Globo de Ouro foi manchada após a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, responsável pela premiação, receber acusações de favorecimento e falta de diversidade. Em 2021, uma reportagem divulgada pelo Los Angeles Times afirmou que, entre os 87 membros da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, não haviam jurados negros. Além disso, em abril, Philip Berk, ex-presidente da associação, foi demitido após compartilhar um e-mail que relacionava o Black Lives Matter com a descrição “movimento de ódio racista”.
Desde a exposição de problemáticas que envolveram os organizadores do evento, muitos artistas apoiaram o boicote ao Globo de Ouro de 2022, assim como as redes de transmissão que decidiram não distribuir a premiação.
Elenco e equipe de “Os Banshees de Inisherin” agradecem pelo prêmio de Melhor Filme de comédia ou musical no Globo de Ouro 2023. Reprodução/Rich Polk, NBC
Já no início de 2023, além do retorno às telas, a cerimônia também comemora os 80 anos desde a primeira edição. Desta vez, o grande vencedor da noite foi “Os Banshees de Inisherin”, um filme de comédia dramática ambientado na Irlanda durante o início do século 20. A produção recebeu três prêmios: Melhor Filme (Musical ou Comédia); Melhor Ator (Musical ou Comédia), para Colin Farrell; Melhor Roteiro, para Martin McDonagh.
Além disso, “Os Fabelmans”, longa semiautobiográfico de Steven Spielberg, ganhou destaque na noite de premiação ao conquistar dois prêmios: Melhor Filme (Drama); e Melhor Diretor, para Steven Spielberg. A produção criativa que bagunça a realidade “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” também ganhou duas categorias, como: Melhor Atriz (Musical ou Comédia), para Michelle Yeoh; e Melhor Ator Coadjuvante, para Ke Huy Quan.
Steven Spielberg agradece pelo prêmio de Melhor Filme de drama para “Os Fabelmans”, ao lado de Kristie Krieger e Tony Kushner, no Globo de Ouro 2023. Reprodução/Rich Polk, NBC
Na categoria de televisão, a série “Abbott Elementary” recebeu três prêmios: Melhor Série de TV (Musical ou Comédia); Melhor Atriz de TV (Musical ou Comédia), para Quinta Brunson; e Melhor Ator Coadjuvante de TV, para Tyler James Williams. Ademais, “White Lotus” também se destacou após vencer duas categorias: Melhor Minissérie ou Filme para TV; e Melhor Atriz Coadjuvante de Minissérie ou Filme para TV, para Jennifer Coolidge.
Dentre o total de premiações, a América Latina também pôde representar seus talentos. “Pinóquio”, dirigido por Guillermo Del Toro, ganhou como Melhor Filme de Animação; enquanto “Argentina, 1985”, dirigido por Santiago Mitre, venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
O diretor mexicano Guillermo Del Toro recebe o prêmio de Melhor Filme de Animação por “Pinóquio”, no Globo de Ouro 2023. Reprodução/Getty Images
Além das produções e vencedores citados, também houveram as seguintes premiações na categoria de cinema: Melhor Atriz (Drama), para Cate Blanchett, em “TÁR”; Melhor Ator (Drama), para Austin Butler, em “Elvis”; Melhor Atriz Coadjuvante, para Angela Bassett, em “Pantera Negra: Wakanda para sempre”; Melhor Trilha Sonora, para Justin Hurwitz, em “Babilônia”; e Melhor Canção, para a faixa Naatu Naatu, da produção indiana “RRR”.
Na categoria de televisão, houve: Melhor Série de TV (Drama), para “A Casa do Dragão”; Melhor Atriz de TV (Drama), para Zendaya, em “Euphoria”; Melhor Ator de TV (Drama), para Kevin Costner, em “Yellowstone”; Melhor Ator de TV (Musical ou Comédia), para Jeremy Allen White, em “O Urso”; Melhor Atriz Coadjuvante de TV, para Julia Garner, em “Ozark”; Melhor Atriz de Minissérie ou Filme para TV, para Amanda Seyfried, em “The Dropout”; Melhor Ator de Minissérie ou Filme para TV, para Evan Peters, em “Dahmer: Um Canibal Americano”; e Melhor Ator Coadjuvante de Minissérie ou Filme para TV, para Paul Walter Hauser, em “Black Bird”.
Foto destaque: Michelle Yeoh agradece pelo prêmio de Melhor Atriz em comédia ou musical pelo longa “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” no Globo de Ouro 2023. Reprodução/Rich Polk, NBC