Globo de Ouro anuncia duas novas categorias à premiação

Renato Lagoas Por Renato Lagoas
3 min de leitura

A tradicional premiação do Globo de Ouro anunciou nesta terça-feira (26), a adição de duas novas categorias para a sua premiação a partir de 2024. Essas adições tem como intuito trazer uma nova dimensão à já prestigiosa cerimônia, premiando os filmes que mais fizeram sucesso nas bilheterias, os famosos ‘blockbusters’ e também para as performances de comédia acima de 30 minutos. 

Conquista cinematográfica e de bilheteria

Uma das novas categorias é a “Conquista Cinematográfica e de Bilheteria”, que reconhecerá o melhor filme com uma arrecadação doméstica de, no mínimo, US$100 milhões e uma bilheteria internacional de, no mínimo, US$150 milhões. Pelo menos oito filmes serão indicados, e o vencedor será escolhido pelos votantes.

Os critérios incluem alcançar essas metas de bilheteria e receber audiência proporcional de plataformas de streaming reconhecidas pela indústria. Além disso, filmes lançados após 22 de novembro até o final do ano poderão se qualificar com base em seu desempenho de bilheteria projetado e visualizações de streaming digital de fontes métricas confiáveis.


Barbie, por exemplo, poderia concorrer a categoria mediante o sucesso nas bilheterias. (Foto:Reprodução/Gilbert Flores/Variety)


Todavia, essa nova categoria não impedirá os filmes indicados a participar de outras categorias, como Melhor Filme em suas respectivas categorias (Drama, Comédia ou Musical, Animação ou Língua Não Inglesa), desde que atendam aos requisitos de elegibilidade. A elegibilidade será determinada com base nas bilheteiras e visualizações de streaming.

Melhor Performance de Comédia Stand-up para Televisão

A outra adição é a categoria “Melhor Performance de Comédia Stand-up para Televisão”, que irá prestigiar o melhor especial de comédia com duração superior a 30 minutos lançado em uma plataforma de mídia reconhecida. Ao todo serão seis participantes, incluindo comediantes ou grupos de comédia, indicados ao prêmio. Essa categoria incluirá performances de comédia stand-up tradicional, excluindo papéis em séries de televisão, séries limitadas, séries de antologia, entre outros.

A definição de “televisão” abrange obras lançadas em várias plataformas, incluindo transmissão a cabo básica, streaming e pay-per-view, desde que sejam lançadas em plataformas reconhecidas. Apenas programas transmitidos pela primeira vez nos Estados Unidos durante o ano civil qualificado serão elegíveis.


Kevin Hart poderia participar com seu show “Reality Check“, lançado para TV. (Foto: Reprodução/Kevin Hart/Peacock)


O Globo de Ouro 2024 está programado para ocorrer em 7 de janeiro de 2024 e será um marco significativo, sendo a primeira edição após a dissolução da Hollywood Foreign Press, devido a acusações de corrupção e suborno. A emissora responsável pela transmissão da 81ª edição ainda não foi definida, deixando os fãs ansiosos por esse evento.

Foto destaque: Material de divulgação.  Reprodução/Variety

Deixe um comentário

Deixe um comentário