Um dos maiores nomes da profissão, Milton Gonçalves morreu hoje, segunda-feira (30), no Rio de Janeiro, aos 88 anos. Segundo a família, a causa foi por problemas de saúdes que o ator vinha combatendo desde que sofreu um AVC, em 2020.
Com um legado que sempre andou lado a lado com a evolução da televisão brasileira, o ator deixa um marco na história das telinhas. O velório, marcado para terça-feira (31), a partir das 9h30, acontecerá no Theatro Municipal, no Centro do Rio de Janeiro. A cerimônia será aberta ao público geral. Por volta de 13h, o corpo será levado ao Cemitério do Caju, onde será cremado. O ator deixa 3 filhos e 2 netos.
Milton Gonçalves fez parte do primeiro elenco de atores da TV Globo. Em mais de 60 anos de carreira, estrelou em novelas, programas humorísticos, minisséries e até nas grandes telas do cinema brasileiro.
<blockquote
class="twitter-tweet"><p lang="pt" dir="ltr">Milton Gonçalves
brilhou no cinema, de Madame Satã a Natal da Portela <a
href="https://t.co/oshGlK3ZZi">https://t.co/oshGlK3ZZi</a></p>—
O Tempo (@otempo) <a
href="https://twitter.com/otempo/status/1531401120907763715?ref_src=twsrc%5Etfw">May
30, 2022</a></blockquote>
<script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js"
charset="utf-8"></script>
Ao longo das décadas, protagonizou inúmeros personagens inesquecíveis, como o Filé da primeira versão da novela “Gabriela” e Lourival Prata, de “Roque Santeiro”. Foi o primeiro brasileiro a apresentar o Emmy Internacional e fazia parte do elenco que foi indicado ao mesmo evento com o sucesso de “Sinhá Moça”. Também teve seus momentos como diretor, seu primeiro trabalho foi “ Irmãos Coragem”, de Janete Clair, nos anos 70.
Não se pode esquecer da grande luta que Milton fez pelo reconhecimento do trabalho dos negros. Seu filho e também ator, Maurício Gonçalves falou da superação de preconceitos que seu pai passou ao longo dos anos:
“Esse Milton que as pessoas não conhecem, batalhador. Nunca deixou cair a peteca no que tange aos filhos. O maior ensinamento meu pai me passou: ser guerreiro, nunca abaixar a cabeça a não ser para os sábios, mas lutar o tempo todo”.
<blockquote
class="twitter-tweet"><p lang="pt"
dir="ltr">Representatividade <br><br>Em seu último
papel na TV, <a
href="https://twitter.com/hashtag/MiltonGon%C3%A7alves?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw">#MiltonGonçalves</a>
viveu Papai Noel negro na Globo<br> <a
href="https://t.co/neoVO6agPy">https://t.co/neoVO6agPy</a>
<a
href="https://t.co/RFpW3mxh0F">pic.twitter.com/RFpW3mxh0F</a></p>—
Notícias da TV (@NoticiasdaTV) <a
href="https://twitter.com/NoticiasdaTV/status/1531395995237507073?ref_src=twsrc%5Etfw">May
30, 2022</a></blockquote>
<script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js"
charset="utf-8"></script>
Um grande personagem na carreira estrelar de Milton Gonçalves é o Zelão das Asas, de “O Bem-Amado”. Uma fala marcante que ficou bastante fixa na novela foi: “Quem tem fé, voa”.
Teve grandes atuações em novelas de sucesso mais recentes como em “A Favorita” e “Lado a Lado”. Antes de começar enfrentar os problemas de saúde, o ator ainda participou da série Carcereiros, em 2018 e um ano depois em “Malhação Toda Forma de Amar”.
Milton Gonçalves deixa um legado gigante na televisão brasileira. Referência para os mais velhos e novos, ele mostra diversidade e entrega em todos os papéis feitos em novelas, minisséries, longas e curtas. As telinhas perdem uma grande estrela, que sempre estará viva em suas atuações emblemáticas.
Foto Destaque: Milton Nascimento morre aos 88 anos. Reprodução/Twitter/G1