Varilux: Festival de Cinema Francês começa dia 25 de novembro aqui no Brasil

Gabriela Figueiredo Por Gabriela Figueiredo
6 min de leitura

O festival é considerado o maior evento de filmes franceses fora da França, e já soma mais de um milhão de espectadores em todo o país desde a criação do projeto. O festival Varilux de Cinema Francês chega em sua 12ª edição com a exibição dos filmes somente nos cinemas entre os dias 25 de novembro a 8 de dezembro em várias redes de cinemas do Brasil. Drama, romance, comédia, animação e documentário fazem parte da programação dos filmes que contam com dois clássicos e 17 longas inéditos e recentes, e há filmes premiados que participaram de festivais internacionais.

Os filmes são:

“Adeus, Idiotas”, de Albert Dupontel;

“Arthur Rambo – Ódio nas Redes”, de Laurent Cantet;

“A Travessia, de Florence Miaihe;

“Caixa Preta, de Yan Gozlan;

“Delicioso: da Cozinha para o mundo”, de Eric, Besnard;

“Enquanto Vivo”, de Emmanuelle Bercot;

“Nosso planeta, Nosso Legado”, de Yann Arthus-Bertrand;

“Paris, 13 Distrito”, de Jacques Audaiard;

“Madrugada em Paris”, de Elie Wajeman;

“Mentes Extraordinárias, de Bernard Campan e Alexandre Jolien;

“Está Tudo Bem”, de François Ozon;

“Tralala” de Arnaud e Jean Marie Larrieu;

“Uma pequena lição de amor”, de Eve Deboise;

“Titane” de Julia Ducournau;

“Um Intruso no Porão, de Philipe Le Guay;

“Ilusões Perdidas”, de Xavier Giannoli;

“Um Conto de Amor e Desejo”, de Leyla Bouzid;

Confira o trailer legendado de “Um Conto de Amor e Desejo”


Trailer legendado de Um Conto de Amor e Desejo (Reprodução/Youtube)


Além dos filmes o Festival Varilux trará uma delegação de artistas franceses para o Brasil. Quem está confirmado é o ator Sami Outalbali conhecido pelo seu papel de Rahim em Sex Education da Netflix, ele é o protagonista do filme “Um Conto de Amor e Desejo” de Leyla Bouzid, filme exibido na programação do evento.

Philippe Le Guay, diretor de “Um Intruso no Porão” é um dos convidados desta edição também e ele vem ao Brasil pela segunda vez. Com mais de 27 anos de carreira como ator, roteirista e diretor, ele esteve aqui no país em 2016 para apresentar “A viagem do meu pai”, exibido no festival naquele ano.

O ator Benjamim Voisin conhecido por sua atuação em Verão 89, de Ozon exibido no festival, Benjamim vai apresentar “Ilusões Perdidas”, drama inspirado no romance homônimo de Honoré de Belzac e dirigido por Xavier Giannoli que está na programação do Varilux.

E nesta edição do evento Rio de Janeiro e São Paulo receberam uma mostra com os quatro filmes do ator Jean-Paul Belmondo que será homenageado, ator e ícone do cinema mundial que morreu em setembro aos 88 anos. Os filmes serão: “O Demônio das Onze Horas” (1965), de Jean-Luc Godard; “O Homem do Rio” (1964), de Philippe de Broca; “Técnica de um delator” (1963), de Jean-Pierre Melville e “Léon Morin, o padre” (1961), de Jean-Pierre Melville.


Ator Jean-Paul Belmondo que será homenageado no Festival Varilux (Reprodução/Correio Braziliense)


Os curadores do evento comemoram e ao mesmo tempo lamentam o vírus que abalou o setor de cinemas: “Depois de ter sido um dos setores mais afetados pela pandemia, o cinema segue na linha de frente, enfrentando uma das mais temíveis sequelas do pós-Covid: o perigo de nos recolhermos para dentro de nós mesmos, seja no plano político, seja no plano individual. Para o cinema, este perigo tem um nome: a “cultura do sofá”, a embalada pelo fenômeno do “binge watching”, somadas às refeições via delivery e às redes sociais…”.

E continuam dizendo: “Ao cinema cabe uma grande responsabilidade: ajudar as pessoas a reencontrarem “o gosto dos outros” (famoso filme de Agnès Jaoui!), a deixarem de ver no outro apenas um possível transmissor do vírus; a não recusarem o mundo exterior por acha-lo demasiado tóxico… Enfim, a reencontrarem “As coisas da vida”, para citar o comovente clássico de Claude Sautet, estrelado por um casal de atores míticos (Romi Schneider e Michel Piccoli), que terá seus 50 anos celebrados pelo festival Varilux 2021″.

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/EUPHORIA-HBO-lanca-trailer-da-segunda-temporada-e-data-de-estreia

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Maria-Fernanda-Candido-sera-inserida-em-Animais-Fantasticos-3-segundo-IMDb

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Andrew-Garfield-diz-que-seu-Homem-Aranha-teria-suspeitas-de-Tony-Stark-no-MCU

Já estão confirmadas as cidades abaixo para a edição do Festival Varilux: Aracaju (SE), Araraquara (SP), Balneário Camboriú (SC), Barueri (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Botucatu (SP), Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Caxias do Sul (RS), Cotia (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Indaiatuba (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE), João Pessoa (PB), Juiz de Fora (MG), Jundiaí (SP), Limeira (SP), Londrina (PR), Macaé (RJ), Maceió (AL), Manaus (AM), Maringá (RS), Natal (RN), Niterói (RJ), Nova Friburgo (RJ), Palmas (TO), Pelotas (RS), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP), São Carlos (SP), São José dos Campos (SP), São Luis (MA), São Paulo (SP), Sorocaba (SP), Teresina (PI), Vitória (ES), Vitória da Conquista (BA).

Foto Destaque: Festival Varilux. Reprodução/Vigília Nerd

Deixe um comentário

Deixe um comentário