A segunda-feira (26), começou com uma notícia boa para os fãs do Superman mais influente da saga de Superman’s: a Warner Bros publicou o trailer oficial que contará a história do ator Christopher Reeve, responsável por dar vida a um dos heróis mais queridos entre o público e mais do que isso, fixar sua marca na história do cinema, tornando-se mundialmente o rosto mais conhecido e memorável do personagem.
O filme é uma homenagem à trajetória do ator desde uma personalidade pouco conhecida no início a um verdadeiro astro do cinema, como a própria sinopse o retrata. Além disso, conta sobre sua resiliência e superação após um acidente que o deixou sem os movimentos do corpo, e como o ator lidou, levando esperança as pessoas que passaram e passam pela mesma situação, se tornando ativista na causa para a cura de lesões na medula espinhal até o fim de sua jornada.
Com selo da DC Studios e sob direção de Ian Bonhôte e Peter Ettedgui, o filme traz imagens inéditas e materiais de arquivos pessoais de Reeve, incluindo depoimentos de amigos e da família do ator, mostrando o quanto foi amado e querido.
Uma história exemplar resumida em superação
Christopher Reeve, nascido em Nova York no ano de 1952, iniciou o contato com a atuação aos 14 anos quando estudou em escolas de artes cênicas. Começou tímido com participações em teatros e na televisão, mas “Superman” mudaria completamente sua vida e carreira.
Em 1978, com o lançamento de “Superman”, interpretou Clark Kent e contou a história de um jovem de Krypton que foi enviado à terra para protegê-lo dos inimigos, vivendo como humano e criado por Jonathan e Martha Kent, uma família comum que vivia na fazenda e o adotou como filho.
Clark foi descobrindo seus poderes e começou a usá-los para auxiliar a humanidade. Sua missão principal é proteger Metrópolis do vilão sem escrúpulos, Lex Luthor, que planeja destruir a cidade com uma bomba nuclear. Após impedir o plano de Luthor, Kent disfarçado de Superman é reconhecido como o herói da cidade.
A atuação de Reeve logo foi notada por críticos e bastante elogiada, dando ao ator a oportunidade de participar de mais três filmes que seguiram como a continuação da história do herói.
Superman se apaixona e se envolve com Lois Lane (foto: reprodução/Legado da DC)
Em “Superman II” (1980), o filme traz mais desafios a vida de Clark Kent, além de novos vilões de krypton, Kent precisa lidar com seu relacionamento complexo com a jornalista Lois Lane, com quem trabalha junto e desenvolve interesse romântico.
O terceiro filme de “Superman” (1983), traz uma temática mais leve quando o Superman se divide em duas personalidades ao ser exposto à substância “kryptonita”, mudando o foco do personagem.
O quarto e último filme da saga interpretado por Reeve, “Superman IV: Em busca da Paz”, foi lançado em 1987 e focou na tentativa do herói em eliminar todas as armas nucleares para trazer paz ao mundo. O longa passou por problemas financeiros e críticas ao roteiro, levando a suspensão dos demais filmes.
Apesar de ter enfrentado diversos desafios, o desempenho de Christopher Reeve recebeu elogios pela profundidade emocional e autoridade de herói criada em “Superman”.
Reeve então assumiu outros projetos e no ano de 1995, sofreu um acidente gravíssimo enquanto montava a cavalo, deixando-o tetraplégico devido a fraturas na vértebra e lesão na medula espinhal.
Christopher Reeve na National Press Clube falando sobre a pesquisa com células-tronco (foto: reprodução/Mark Wilson/Getty Images embed)
O ator foi aplaudido em pé na cerimônia do Oscar em1996 e dedicou sua vida apoiando pesquisas com células-tronco quando fundou seu Instituto “Christopher Reeve Paralysis Foundation”.
Infelizmente o ator veio a óbito em 2004 após complicações de saúde, deixando seu legado de compaixão, respeito e resiliência.
Aclamado pela crítica
O documentário sobre Christopher Reeve conquistou a aprovação máxima no Rotten Tomatoes (site que compila e avalia críticas de filmes e séries baseando-se nas porcentagens de avaliações). A nota atingida foi de 100% em 21 análises.
Críticos elogiaram como a luta de Reeve foi explorada e a importância de sua influência nas pesquisas sobre lesões na medula espinhal e o impacto causado em sua família.
O filme foi descrito por alguns críticos como “poderosa história de resistência humana”, “comovente e excepcional” e “continuação do trabalho até hoje, além de explorar o verdadeiro significado de ser um herói”.
Para obter direito total sobre o filme, o estúdio Warner desembolsou U$ 15 milhões de reais. O lançamento do filme está previsto para o dia 17 de outubro e promete uma história inspiradora.