Luis de la Fuente responde sobre Yamal na convocação da Espanha
O técnico Luis de la Fuente anunciou na última sexta-feira (29) a convocação da seleção espanhola para os próximos dois confrontos das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Após divulgar a lista de jogadores, ele abriu espaço para perguntas da imprensa, e uma delas abordou a recente polêmica envolvendo a comemoração de Lamine Yamal. […]
O técnico Luis de la Fuente anunciou na última sexta-feira (29) a convocação da seleção espanhola para os próximos dois confrontos das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Após divulgar a lista de jogadores, ele abriu espaço para perguntas da imprensa, e uma delas abordou a recente polêmica envolvendo a comemoração de Lamine Yamal.
Luis de la Fuente fala sobre a sua interpretação sobre a comemoração de Yamal
Na coletiva, um repórter perguntou a Luis de la Fuente como ele interpretava a comemoração de Lamine Yamal, que, segundo o jornalista, vinha sendo vista por muitos como um gesto em que o jogador colocava sobre a própria cabeça algo que lembrava uma coroa, o que poderia ser interpretado como Yamal se autointitulando “rei do futebol” atualmente.
No entanto, o técnico Luis de la Fuente expôs a sua interpretação sobre a comemoração de Yamal: “Discordo. A comemoração não foi sobre colocar uma coroa. Foi a cartola de um mágico. Ele fez mágica novamente, e foi assim que eu entendi. Mas cada um é livre para interpretar como quiser”, afirmou o treinador, reforçando que o gesto deve ser visto como uma brincadeira e não como uma provocação.

Durante sua resposta, De la Fuente lamentou que, atualmente, as pessoas tendam a se preocupar mais com questões superficiais do que com o esforço e dedicação dos jovens atletas. Ele defendeu Yamal e destacou o empenho do garoto de 18 anos:
“Infelizmente, damos tanta atenção às coisas sem importância. O que realmente devemos valorizar, especialmente entre os mais jovens, é que Lamine, aos 18 anos, trabalhou como se fosse o que mais se dedica, cuidou de si com disciplina exemplar e ainda possui um talento extraordinário”, afirmou o treinador.
Estrela da seleção espanhola
Na sua última aparição pela seleção espanhola, Lamine Yamal entrou em campo contra a Dinamarca, mas precisou deixar o jogo ainda no segundo tempo devido a um desconforto muscular. Apesar do contratempo, o jovem atacante segue sendo uma das grandes promessas da equipe, e a convocação atual é vista como uma oportunidade de retomar sua participação integral, mostrar sua habilidade em campo e consolidar seu papel como um dos principais talentos da nova geração espanhola.
A Espanha estreia no Grupo E no dia 4 de setembro contra a Bulgária, em Sófia, e volta a campo no dia 7 diante da Turquia, em Istambul. A chave ainda conta com a seleção da Geórgia.
