Landing Pages que Vendem: Elementos-chave para Sucesso em E-commerce

Redação INMAG Por Redação INMAG
9 min de leitura
Foto de Christin Hume na Unsplash

Existe uma expressão que diz que a primeira impressão é tudo na vida, e isso é particularmente importante no mundo dos negócios. Causar um impacto positivo logo de cara é essencial para construir o que pode ser uma boa e longeva relação empresa-cliente, e isso por certo se aplica na internet e no verdadeiro universo que é o e-commerce hoje.

Não é preciso esforço para concluir, portanto, qual é a primeira impressão no e-commerce: é a landing page para a qual o potencial cliente será direcionado em suas pesquisas.

Agora, entender o que compõe uma landing page bem-feita e competitiva dentro da sua área é mais sutil do que simplesmente afirmar “é preciso uma boa landing page!’. Este artigo vai tratar justamente desses detalhes, que incluem desde a otimização do conteúdo via boas práticas SEO até detalhes que podem passar batido – paleta de cores da página, por exemplo.

Entendendo o que são landing pages

Antes de mais nada: o que é uma landing page? Para falarmos a mesma língua, vale a pena passar rapidamente por esse fundamento. A landing page é a página inicial de um negócio online, aquela que é acessada através de um clique externo por parte do (potencial) cliente.

Note que landing page não é sinônimo de homepage; a home é a primeira página do site, mas não necessariamente aquela através do qual o usuário vai descobrir o site, já que isso pode ser feito por links específicos espalhados pela web. A landing page pode ser o destino de um link que está direcionando o cliente para uma promoção específica, uma área especial do site ou algo do tipo.

Encontrar uma ferramenta para criar landing pages eficazes se torna algo quase inegociável para quem almeja sucesso na área, já que é o início de tudo.

O que importa saber é como o cliente vai se sentir no momento em que acessar essa página e, mais importante, se ela estará bem construída a ponto de gerar o clique no CTA – “Call to Action”, isto é, “chamado à ação”, o convite a clicar em determinado botão, criar um cadastro, iniciar um teste, enfim – iniciar a venda como um todo.


Foto de Christin Hume na Unsplash

Existem muitas possibilidades para se trabalhar na hora de criar a landing page, mas o recomendado é que ela funciona, acima de tudo, como um cartão de visitas da empresa/produto/serviço ou coisa que o valha, e é essencial que essa primeira impressão seja, naturalmente, positiva a ponto de o cliente se interessar por mais.

A seguir veremos o que deve – e o que não deve – estar numa landing page de alta qualidade.

“Do’s e Dont’s” – Cuidados para se ter ao criar sua landing page

A melhor forma de explicar como obter a landing page ideal para o seu negócio e/ou produto é citando as melhores práticas universais – de certa forma um “o que fazer e o que não fazer”.

Antes de mais nada, o recomendado é que a landing page seja de fácil assimilação, ou seja, não é o lugar ideal para colocar conteúdo denso, como grandes textos, detalhes específicos de preços e condições.

No lugar, o ideal é usar um resumo simplificado do que está sendo oferecido, em linguagem simples e atrativa, e colocar o suficiente de conteúdo para obter uma resposta positiva ao CTA (Call to Action).

Agora, o fato de a landing page não ser lugar para muito conteúdo não quer dizer que ela deve passar batida pela análise de SEO. Para aparecer alto nas pesquisas do Google, é indispensável otimizar a página através das ferramentas adequadas para isso.

Tráfego orgânico é tudo para a landing page, afinal, e aí entra toda a arte de inserir palavras-chave que engajam e “aparar as arestas” do conteúdo para que ele seja visto como boa opção para aparecer lá em cima na página de buscas. Sobre palavras-chave, aliás, é essencial fazer uma pesquisa extensa (ou contratar alguém que o faça, claro) para descobrir quais devem ser usadas.

O que faz de uma landing page uma página bem-sucedida?

Uma palavra que você lerá muito no universo do marketing digital é “conversão”, que nada mais é do que o fato de que sua página atraiu um visitante e, através da boa qualidade do conteúdo da página, ele se converteu em um cliente – eis aí, “conversão”.

Não existe fórmula infalível para ter uma landing page bem-sucedida, já que é preciso analisar individualmente quais elementos geraram a conversão, se o “efeito-funil” (ou seja, se as pessoas que “caíram” na landing page seguiram o caminho para dentro do conteúdo do site) foi positivo e assim por diante.

Ainda assim, como tudo começa na landing page, conforme dito, é importante tentar visualizar o que pode maximizar os efeitos da sua estratégia.

Defina o público-alvo e converse com ele

Antes de mais nada, saber quem você espera atingir é essencial. Delimitar o público é algo muito usado em campanhas patrocinadas de toda sorte, mas mesmo para conteúdo orgânico é importante levar em consideração quem você espera que leia e engaje com o que está sendo criado.

Vai falar de um creme de barbear inovador? Não adianta colocar elementos gráficos e/ou textuais de apelo infantil ou feminino na landing page – e por aí segue a lógica.

Invista tempo e recursos no CTA (Call to Action)

Isso vale para o conteúdo como um todo, claro, mas o CTA precisa ser especialmente persuasivo. Lembre-se que, mesmo hoje, o e-commerce é muitas vezes visto com desconfiança por parte do público, e por isso garantir uma experiência na qual ele se sinta confortável e, principalmente, seguro, é vital para obter a taxa de conversão almejada.


Foto de Christin Hume na Unsplash 

Adapte sua estratégia para aumentar conversões

Por ser direta ao ponto, a landing page muitas vezes se vê limitada no que tange coleta de dados e obtenção de informações de contato do potencial cliente. Uma forma de contornar isso é, por exemplo, criar um formulário para que o usuário preencha suas informações em troca de um cadastro, uma amostra do que está sendo oferecido ou períodos de teste gratuitos. Isso não deve ser visto como perda, e sim como concessão para obtenção de dados vitais para maximizar o alcance e a conversão.

Criando a landing page na prática

Uma vez escolhido seu público e delimitada a forma como você deseja apresentar o produto/serviço/conceito ou o que for, é hora de colocar as mãos à obra. Aliás, por mãos você pode entender, inclusive, Inteligência Artificial, que pode ser particularmente útil na hora de criar conteúdo conciso e sugestões de CTA. Novamente, porém, lembre-se: otimização SEO é inegociável.

Encontrar a ferramenta ideal para criação de uma landing page de sucesso é meio caminho andado, já que ela permite criar sites de diversos segmentos, sempre com layout atraente e adaptável ao seu público, mirando nela, sempre ela: a conversão.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile