Você sabe o que é storytelling? É algo simples de entender, mas não tão facil de fazer: traduzindo do inglês, é “contar história”, ou seja, construir e contar uma história envolvente, para prender o leitor, seja para um livro, para uma reportagem, ou para vender um produto. Porém, diversas marcas não conseguem criar uma história envolvente para seu público alvo, e acabam tendo dificuldades para vender.
Aprimorar e entender essa técnica é essencial para sua marca e suas vendas, e para isso, confira 3 dicas de storytelling:
1. Defina a história da sua marca
É essencial definir qual a história da sua marca. Quais são os valores do seu negócio, e quais os valores que os clientes comunicam ao utilizar seus produtos? O que diferencia sua marca dos concorrentes? A história da sua marca é a narrativa única que contém os valores diferenciais que norteiam o seu negócio. É essencial definir a história desde o início, para usá-la como base para todas as campanhas de marketing.
Pense no que seu negócio representa e qual a sua missão, e o que sua marca tem de diferente. Depois de entender claramente sua história, você devealinhar todos na sua empresa com essa mensagem. Cada ponto de contato com seus clientes deve refletir a história da sua marca, desde o atendimento do cliente no telefone até a comunicação visual da marca.
O storytelling pode impulsionar seu negócio nas redes. Reprodução/Freepik
2. Venda sua história, não o produto ou serviço
Um empreendedor tem um ótimo produto, mas não consegue vender. Você já deve ter ouvido essa história. Geralmente, o problema não é o produto, é a abordagem: é necessário, mais que vender um produto, vender a história da sua empresa.
Seus clientes em potencial precisam ver como seu produto melhoraria suas vidas, não apenas o que é o produto ou serviço. Como este produto ou serviço será útil para o cliente?
3. Permita que sua história evolua
Atualize sua história conforme ela for acontecendo: seu negócio é vivo, e não fixo. Aprenda com seus clientes, aprenda também sobre eles, e permaneça fiel a seus valores conforme a história da sua marca for escrita. Seguindo essas etapas, você pode começar a construir uma base sólida para contar a história da sua marca e garantir mais conexão com o público e, por consequência, mais vendas.
Foto Destaque: Imagem lúdica de storytelling. Reprodução/Twitter