Adentrar em um ecossistema pode agregar valor ao seu negócio

Geovanna Viana Por Geovanna Viana
2 min de leitura

Da mesma forma que a natureza, o ecossistema no mundo business significa estar em um sistema em que todos os integrantes vivem e interagem em pleno equilíbrio. Os ecossistemas dos negócios são estruturas dinâmicas em diferentes tipos de organizações que interligam-se, dependendo umas das outras para obter sucesso em seu funcionamento.

Pesquisadores, empreendedores, investidores, organizações setoriais, a comunidade e o governo, são exemplos dos agentes que participam deste ecossistema e em conjunto geram valor aos clientes.

Quando uma empresa começa a fazer parte de um ecossistema, ela possui a vantagem de ampliar seus resultados e abrir seus horizontes. Inovar torna-se mais fácil e rápido, por exemplo, devido às múltiplas instituições, em diferentes elos da cadeia de valor, trabalham em conjunto para encontrar as oportunidades e desenvolver soluções e que gerasse valor para todos aqueles que participassem.

Por ser um trabalho no setor corporativo e novo pelo segmento fitness, foram conquistados  novos investimentos e novos usuários para os parceiros, em que mais 80% dos usuários ainda não estavam matriculados em nenhuma academia. Assim, em vez de competidores, tornaram-se como aliados neste setor, pois não há operação própria dentro das academia por porta dos criadores, empreendedores e investidores. Não existe competição por usuários pessoa física e o pagamento das mensalidades.


Imagem ilustrativa. Foto: (Reprodução/Gympass)


Além disso, é perceptível a oportunidade de ir além e obter valor adicional (não transacional) devido ao poder de escala e, negociando em melhores condições para as diversas necessidades, principalmente com os fornecedores do setor. Então foi desenvolvido um programa de benefícios para os parceiros. Com esse projeto a rede já ofereceu serviços para mais de 25.000 academias e estúdios espalhados pelo Brasil, em condições exclusivas para o acesso com maquininha de cartão e crédito, cursos especializados em empreendedores deste setor, além de metodologia de treino, como adquirir os produtos para revenda e entre outros diversos.

Foto destaque: Imagem ilustrativa. (Reprodução/Dipario do Comércio)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile