Confira as tendências para o mercado de franquias em 2023

Lucimara Artussa Por Lucimara Artussa
2 min de leitura

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias brasileiro registrou um crescimento de 18,7% no terceiro trimestre deste ano (julho a setembro de 2022), comparado ao mesmo período de 2021. E a expectativa é de que o faturamento em 2022 ultrapasse os R$200 bilhões. Para a instituição, diversos fatores favoreceram esses números, como a reabertura do comércio combinada com a demanda reprimida dos consumidores, a digitalização dos negócios, e a melhora de alguns indicadores econômicos.

Dentre os segmentos que demonstraram um crescimento maior estão o setor de Hotelaria e Serviços (53,8%), Alimentação – Food Service (31%), Saúde, Beleza e Bem-estar (27,8%), Educação (22,9%) e Entretenimento e Lazer (17,3%). Para o presidente da ABF, André Friedheim, durante os anos de pandemia o setor pôde se valer do pilar de ter marcas fortes em que as pessoas confiam. Mas além disso, o período trouxe aprendizados que levaram aos resultados observados atualmente.


Franquias do setor de Hotelaria e Serviços tiveram o maior crescimento (Foto: Reprodução/Pixabay)


Embora o investimento em franquias seja promissor, antes de empreender é preciso ter consciência de alguns desafios que as novas transformações trazem aos franqueados e franqueadores. Dentre os principais, está na agilidade para se adaptar e trabalho compartilhado entre os dois lados do negócio. Apesar da volta presencial, os modelos de franquias que adotaram a tecnologia em seu modelo de negócio, seja como home office, oferecimento de delivery ou desenvolveram um canal digital para vendas, tendem a continuar crescendo. Além disso, aquelas empresas que assumem a inovação como parte de seu plano de ações constante também se tornarão mais competitivas. 

Mas para construir um negócio bem sucedido no mercado de franquias, o empreendedor que deseja se tornar um franqueado precisa estar disposto a investir em seu desenvolvimento pessoal também. Afinal, essas mudanças exigirão algumas habilidades comportamentais e emocionais (soft skills), para além do conhecimento técnico (hard skills).

Foto Destaque: Como empreender. Reprodução/Instagram

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