Dropshipping: a nova forma de se relacionar com o mercado, o cliente e o fornecedor

Raira Cardili Por Raira Cardili
4 min de leitura

Dropshipping é novo modelo de negócios que está em alta no mercado. Ele consiste em o empreendedor não ter estoque físico, mas sim divulgar os produtos de outros fornecedores. Ele possui vantagens e desvantagens, e surgiu com a ascensão dos marketplaces possuindo um baixo investimento, e tendo que selecionar bem quais os fornecedores, quais as melhores formas de investir nas redes sociais e quais as melhores plataformas a serem utilizadas.

Guilherme Lui, consultor de negócios e  marketing do Sebrae-SP explicou: “Dropshipping, basicamente, é a venda ao consumidor sem ter um estoque, em que o empreendedor é um intermediário entre o fornecedor e o cliente final”.


Funcionamento do Dropshipping/ Reprodução: Kangu


Para começar empreender no dropshipping, temos algumas dicas:

– Encontrar seu público alvo

Entender o produto que você deseja oferecer, você delimita o espaço e a quem você deve oferecê-lo. Além disso, é preciso que encontre certa afinidade com o que está lidando.

– Escolha os fornecedores

A relação do vendedor com o fornecedor é essencial, então é necessário que conheça o produto. Como nesta modalidade de mercado quem entrega o produto é o próprio fornecedor ao cliente final, uma dica o Rodrigo Lui, é o vendedor adquirir um pequeno estoque do fornecedor, para criar mais afinidade com o produto, e assim, seja uma boa parceria.

– Selecione seu marketplace

Ao selecionar o produto que será vendido e o nicho que estará, é importante escolher bem o marketplace que irá atuar, pois eles também possuem afinidades com os produtos vendidos.

O professor da Fecap, Arthur Motta, afirma: “Pense grande, mas comece pequeno. Se você entrar em vários, pode se perder. Veja os programas de fidelidade de cada plataforma e confira também os treinamentos, alguns marketplaces dão essa capacitação”, pensando em inicialmente ser utilizado apenas um mercado de venda.

– Atente-se a precificação e controle financeiro

É necessário que ocorra um estudo dos preços que serão ofertados, para não ter uma distância significativa muito baixa ou muito alta dos outros produtos que estarão sendo oferecidos no mercado.

Assim, o controle financeiro se faz fundamental, pois há momentos em que as vendas serão significativas e em outros momentos, não.

– Identifique os valores de venda e seja destaque

O feedback dos clientes e a identificação de quem são eles, incluindo raça, cor, gênero e outros recortes, são muito bons para a venda.

Assim, é ótimo se destacar no mercado, tanto com as promoções e brindes, sem comprometer as finanças e também com as avaliações e bom atendimento à todos.

O professor de empreendedorismo e marketing da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) e diretor de marketing da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Angrad) salienta: “É um modelo que pode parecer fácil, mas, na verdade, é preciso ter foco no desenvolvimento do negócio, com um bomrelacionamento com o cliente”.

Foto destaque: Modelo de mercado Dropshipping/ Reprodução: JivoChat

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