E-commerce: comece a vender pela internet

Lucimara Artussa Por Lucimara Artussa
2 min de leitura

O e-commerce, ou comércio eletrônico em portguês, se desenvolveu muito a partir da evolução da internet, e principalmente, com o acesso aos smartphones pela população. Com isso, realizar transações, compras e vendas em lojas virtuais virou um hábito na vida dos brasileiros. E se alguém tinha alguma ressalva, o período de pandemia fez qualquer suspeita cair por terra. 

Segundo o Sebrae, o Brasil é um dos dez melhores mercados para comércio eletrônico, e um dos países mais conectados no mundo. Para o micro e pequeno empresário, o espaço virtual traz muitas oportunidades de fazer negócios, comercializar seus produtos e serviços, melhorar o posicionamento da marca, aproximar-se de seus clientes e alcançar um público cada vez maior. 

O Sebrae indica que para o empreendedor que deseja abrir uma loja virtual, é preciso primeiramente se planejar para isso. Cuidado para não cair em algumas armadilhas por conta do excesso de empolgação. Primeiramente, o site precisa ser responsivo e de fácil usabilidade. Quanto mais difícil de compreender o seu funcionamento e como acessar os produtos, mais alta a probabilidade dos clientes desistirem da compra. Além disso, a falta de informações pertinentes podem comprometer a credibilidade do negócio.


Vendas pela internet pedem planejamento (Foto: Reprodução/Pexels)


Outro ponto importante levantado pelo serviço de consultoria é a falta de estoque e desorganização na logística. A falta do produto, ou não entregá-lo no tempo prometido podem trazer muitos prejuízos para o empreendimento. Além disso, é preciso cuidar da identidade da marca e da sua presença digital, que envolve as estratégias de divulgação do negócio em websites, redes sociais, aplicativos, dentre outros.

Caso haja interesse em saber mais, o Senac oferece um curso online e gratuito de duas horas de duração sobre o assunto. Dividido em três módulos, serão abordados tópicos que irão ajudar o empreendedor a compreender  melhor as oportunidades que o mundo virtual oferece, como preparar um negócio para vender pela internet e como construir a loja. 

 

Foto Destaque: E-commerce. Reprodução/Pexels

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile