Veja como montar um E-commerce do zero

Rayssa Tarouco Por Rayssa Tarouco
4 min de leitura

O E-commerce, é uma loja virtual, que vem tendo grande destaque nos últimos anos nos meios digitais. Além disso, pode ser o segredo para alavancar um negócio novo ou já existente e, assim, criar mais prestígio no mercado de empreendedorismo.

Com a pandemia da Covid-19, muitas lojas tiveram que fechar as portas para o atendimento presencial e passaram a atender via internet, por meio de sites e canais de comunicação. Com isso, o mercado cresceu drasticamente nos últimos anos, em 2021 no Brasil o comércio virtual cresceu 27%, e segundo dados da Neotrust, foram 352 milhões de entregas custando em média R$ 455.

Levando em consideração os pontos citados até aqui, separamos algumas dicas para ajudar você que esteja começando um negócio ou para aqueles que já têm um comércio e buscam uma forma de crescer no meio digital também.

Criação do E-commerce

A criação de um E-commerce envolve muitas etapas, e todas devem ser encaradas com muita seriedade. É importante ficar atento as leis e também aos gastos que o desenvolvimento gerar.


Imagem ilustrativa de um E-commerce (Foto: Reprodução/ Twitter)


Público

O primeiro passo é a criação de um plano de negócios, onde você deve definir o público alvo e o tipo de produto que você irá oferecer aos clientes.

Plataforma

A plataforma será o canal pelo qual você irá vender seu produto, e deve ser levado em considerção se a plataforma irá atender a todos os requesitos necessários do negócio que você possui. Nesta etapa o importante é a pesquisa para saber qual o meio que mais se adequa ao seu consumidor e ao seu comércio. 

Outro ponto importante é a forma de pagamento, saber se a plataforma escolhida abrange meios práticos para pagar e receber, e se a mesma conta com serviços conhecidos e seguros é crucial.

Organização

A organização é essencial para qualquer negócio, e não poderia ser diferente no ambiente virtual. É importante apresentar um logotipo harmônico, as formas de pagamento, além das características da marca.

Logística

A logística serve para monitorar entregas, fretes, calcular valores. Nesta etapa é importante ficar atenta as vendas e não atrasar as entregas. Além disso atente-se ao check-out do site, facilite para o cliente na hora de finalizar a compra e colocar as informações de pagamento, pois é nessa etapa que muitos desistem da compra.

Plataformas digitais

Os meios de divulgação do comércio são de suma importância, seja nas redes sociais, panfletos, falar com amigas, entre outros métodos. Ter uma boa estratégia de marketing é imprenscindível.

Resultados

Por último, ficar atento aos números que o novo site está trazendo é importante. Saber o número de visitas, novos clientes, clientes que retornaram para comprar, comentários, entre outros pontos de atenção

Agora que você já tem uma base e sabe como começar um E-commerce, pesquise e veja qual mercado mais combina com você e sua loja. Não se limite ao que já existe, inove e tenha muito sucesso na sua loja virtual.

Foto Destaque: Imagem ilustrativa da Amazon, plataforma digital de E-commerce mais famosa do mercado atual. Reprodução/ Twitter

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